Translate

sábado, 20 de novembro de 2021

JARDIM BOTÂNICO - Vista Chinesa e Mesa do Imperador

Vista Chinesa
 
 
1. 1906. A Vista Chinesa é um mirante em estilo chinês localizado dentro da Floresta da Tijuca de onde se tem uma das melhores vistas da Zona Sul do Rio de Janeiro.
 
2. 1903. Construído entre 1902 e 1906 faz referência a um pagode oriental em homenagem aos chineses que trouxeram o cultivo de chá para o Brasil no começo do século XIX.
 
2a. 1903. A construção avança.

3. 1908. O mirante pode ser alcançado de duas maneiras: a) pelo Horto Florestal, subindo a Rua Pacheco Leão até seguir o entroncamento da Estrada Dona Castorina, subindo em mata fechada; b) pelo Alto da Boa Vista, seguindo a Estrada de Furnas até pegar a Estrada Dona Castorina, próximo à Paróquia de N. Sra. da Luz, descendo em mata fechada.
 
4. Cerca de 1908. O ponto turístico está localizado numa saliência de curva em 360º.
 
5. 1906.

 
6. 1907. A estrutura é feita apenas de trocos de bambu e concreto. Em cada uma das quinas dos telhados sobreposto há gárgulas com cabeça de dragão.
 
7. Foto colorizada sem data. Situado a 380 metros de altitude.
 
8. Cerca de 1920.
 
8a. O mesmo evento anterior.

9. Ao redor de 1910.
 
10. Nesta foto sem registro da data é possível visualizar o excelente panorama do mirante: Morro do Corcovado (com o Cristo Redentor) à esquerda, Enseada de Botafogo, Morro do Pão de Açúcar e Lagoa Rodrigo de Freitas.
 
10a. A magnífica vista do mirante em 1935.
 
11. Provável anos 40. Nesta imagem vemos, além dos pontos já citados na foto anterior, o Morro da Saudade e o Morro dos Cabritos acima do mirante.

12. Provável anos 40.
 
13. Sem data.
 
14. Década de 20.

15. 1937. Uma moto com sidecar deixa  o local, subindo a Estrada Dona Castorina.
 
16. Anos 40.

17. Foto colorizada, mas de baixa qualidade. É curioso observar o par de árvores plantadas numa base de pedras bem no contorno da curva, presente em muitas fotos. Há um coqueiro atrás do mirante também na mesma condição.
 
18. Sem data.
 
19. Anos 50.
 
20. Anos 50.

21. Data desconhecida.
 
21a. Anos 60.
 
22. Imagem recente extraída do Street View.

23. Nesta foto, também recente, temos a deslumbrante vista do local (vide fotos 10, 11 e 12).

24. Complemento à direita da foto anterior: Morro Dois Irmãos, no final da Praia do Leblon.
 
24a. Encerramos este bloco com esta linda foto de 1860 captando o Morro do Corcovado tirada da Vista Chinesa, sem o mirante. Comparar com foto 10a.

Mesa do Imperador

25. Foto ao redor de 1905. Continuando a subir a Estrada da Castorina encontraremos, a menos de 1 Km acima da Vista Chinesa, a Mesa do Imperador. Local histórico de onde se avista novamente uma bela paisagem em direção à Zona Sul carioca. No alto vemos o cume do Morro do Corcovado.

25a. 1889. D. Pedro II em visita ao local. Por recomendação médica, o imperador fazia constantes caminhadas pela Floresta da Tijuca. Neste mesmo ano a República foi proclamada e D. Pedro, junto com sua família, foram expulsos do Brasil.
 
26. Visita do Prefeito Pereira Passos à Mesa do Imperador em 1906. Vemos a "mesa" coberta por uma estrutura frágil de madeira com folhagens e cercas também de madeira, ambas vistas na foto anterior.

27. O Prefeito Passos e Sra. em visita ao local em data distinta da anterior. Observar a placa indicativa no alto da foto.
 
28. 1903. A placa está lá, contudo a época é outra.

28a. Data desconhecida.
  
29. Meninas brincam  de roda ao lado da antiga versão
com bancos da "mesa" e a bela paisagem ao fundo. Não encontramos a data da construção do piso de pedras e da balaustrada, no local ainda hoje. Notar as cestas para piquenique.
 
30. Foto atual. O local era, no passado, visitado pela nobreza e pessoas da alta classe para passeios e refeições ao ar livre. Consta que a Família Real utilizava este trecho como ponto de repouso nos frequentes passeios. D. Pedro II gostava de visitar, daí seu nome. Observar as quatro marcas de concreto mais recente no pé da imagem significando que ali ficava um dos bancos desaparecidos e vistos na foto anterior.

31. Foto recente mostra toda a área do passadiço de pedras feito na encosta do morro com a dita "mesa" entre duas palmeiras. Observar a Fonte do Imperador desativada na murada de pedras à esquerda. O fotógrafo está de costas para uma curva da Estrada Dona Castorina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário