3. Cerca de 1889. Ao fundo está a Cia. de Fiação e Tecelagem Corcovado na atual Rua Jardim Botânico, próximo de onde se localiza hoje o Hospital da Lagoa.
4. Foto contemporânea a anterior obtida do mesmo local. A fábrica encerrou suas atividades na década de 40 e seu terreno foi loteado e vendido para construções de moradias de classe alta.
5. Cerca de 1890.
6. 1910. O fotógrafo está de costas para as proximidades da atual Rua Joana Angélica, em Ipanema.
7. Imagem recente extraída do Street View em ângulo idêntico ao da foto anterior. Os prédios ao fundo estão na "curva do calombo", próximos ao Parque da Catacumba.
8. Sem data.
8a. Cerca de 1913. Imagem extraída de cartão postal.
9. Anos 20.
10. 1921. Um dos diversos aterros feitos na lagoa para a abertura da Av. Epitácio Pessoa.
11. O mesmo trecho anterior após a conclusão das obras.
11a. Anos 20. Obras de abertura da Av. Epitácio Pessoa em andamento.
12. 1921.
13. Esta fotografia é o complemento à direita da anterior. Ao fundo o Morro do Corcovado.
14.
Outro trecho do entorno da lagoa sendo aterrado em 1922. Trata-se da
região atual entre a Rua Fonte da Saudade e a Sede Náutica do Botafogo.
Ao fundo está o Morro Dois Irmãos. O material utilizado para aterrar a orla veio do desmonte do Morro do Castelo, no Centro. A aérea original da lagoa foi reduzida em 40% com os sucessivos aterros.
15. O mesmo trecho anterior em
ângulo diferente. A Rua Fonte da Saudade está na lateral esquerda
contornando o morro do mesmo nome. Na lateral oposta, à direita, vemos o
aterramento da orla para a abertura da Av. Borges de Medeiros.
16. A mesma foto acima em seu tamanho original, vendo-se na margem direita da lagoa a Ilha do Piraquê e ao fundo as praias de Ipanema e Leblon. Vide foto 1.
17. 1922. Av. Epitácio Pessoa recebe urbanização final.
18. Anos 20. Av. Epitácio Pessoa e ao fundo o Morro Dois Irmãos e a Pedra da Gávea.
18a. 1956. Ângulo aproximado ao da foto acima.
21. Fotografia de baixa qualidade sem registro de data.
22. Consta ser dos anos 50.
23. Imagem extraída de cartão postal datado de 1938. Pela posição dos morros trata-se do trecho da Av. Epitácio Pessoa em Ipanema. Observar um hidroavião estacionado à margem da lagoa.
23a. Foto aérea de 1929. Em primeiro plano vemos a região do Humaitá em direção à lagoa. No fundo o Morro Dois Irmãos e a Pedra da Gávea.
24. Anos 50 próximo à "curva do calombo".
25. Anos 50.
26. Provável anos 40.
27. 1957.
27a. Cerca de 1960. Ponto final de "lotações" da linha Lins-Lagoa, próximo a sede náutica de remo do Botafogo e a "curva do calombo". O itinerário desta linha era extenso devido a inexistência dos túneis Rebouças e Santa Bárbara.
27b. O tráfego era tão reduzido que os lotações faziam fila deixando apenas uma pista livre. A numeração adotada posteriormente pela prefeitura designou para esta linha o número 446.
28. Foto da década de 50 obtida do alto da extinta Favela Macedo Sobrinho, no Humaitá.
29. 1885. Um belo registro de Marc Ferrez obtido, segundo consta, dos arredores da Fonte da Saudade.
30. Anos 30.
31. Agora estamos na Av. Epitácio Pessoa no trecho de Ipanema em foto de meados dos anos 60, altura da Rua Vinícius de Morais. Observar que ainda há casarões de pé e a avenida possuia apenas uma pista de rolamento. A duplicação ocorreu em 1969.
32. O mesmo sentido da imagem anterior em trecho mais aproximado do Morro do Cantagalo.
32a. 1960. Sentido oposto.
32b. Provável anos 50. Este prédio "art-decó" (Ed. Milano, construído em 1936), ainda existente, fica localizado na Rua Alberto de Campos, nº 299, próximo à Rua Maria Quitéria. O fotógrafo está de costas para a lagoa, no Posto Texaco da Lagoa, atualmente Ipiranga. Ao lado do edifício (encoberto pelas bombas de gasolina), com entrada pela Rua Maria Quitéria nº 136, há uma antiga casa colonial que já foi local de vários restaurantes ao longos dos anos: Lagoa Charlie's Grill (anos 70/80), depois Amarcord (anos 90), a seguir La Forneria e o atual Rancho Português.
33. 1971. O trecho da Av. Epitácio Pessoa, entre o Jardim de Alah e o Corte do Cantagalo, o mesmo das fotos 31, 32 e 32a, porém com pistas duplicadas.
33a. Esta foto da mesma série anterior, obtida também da avenida, mostra uma edificação entre os Morros do Cantagalo e do Pavão. Trata-se do projeto do Panorama Palace Hotel que acabou não sendo concluído. As obras iniciaram no final da década de 60, contudo foram paralisadas devido à falência da construtora. A vista era considerada uma das mais maravilhosas da Lagoa e das praias de Ipanema e Leblon.
33b. O acesso ao prédio era feito pelo final da Rua Alberto de Campos, após cruzar a Rua Farme de Amoedo. Apesar das obras inacabadas instalaram-se ali, no começo dos anos 70, o Bar e Restaurante Berro d’água e a Boate On the Rocks que durante algum tempo fizeram muito sucesso.
33c. O empreendimento, que nunca chegou a funcionar como hotel, fica localizado no alto da junção do Morro do Cantagalo com o Morro do Pavão, área atualmente dominada pelo tráfico de drogas. Hoje existe alí um coworking para negócios sociais e soluções para comunidades, denominado Favela Hub.
33d. Cerca de 1965. Foto obtida do alto de algum prédio próximo à Rua Professor Gastão Bahiana em ângulo oposto ao da foto 33a. Ao fundo é visto o Morro Dois Irmãos.
33e. Anos 70. Mesmo sentido da foto anterior obtida da calçada da margem da lagoa. Hoje há uma ciclovia.
34. Esta foto, pelo ângulo, deve ter sido tirada de algum ponto próximo a Ilha dos Caiçaras. Ao fundo vemos o local onde há o Corte do Cantagalo, ao lado do morro do mesmo nome.
34a. 1910. Ângulo aproximado ao da foto anterior.
35. Competição de remo vista do Estádio de Remo da Lagoa na década de 70. Ao fundo está a mesma vista da foto anterior.
35a. Anos 50. Aproximação do mesmo local visto na foto anterior. Percebe-se que não há tantos prédios como antes.
35b. Aterramento da margem da lagoa na altura da Favela da Catacumba. Os préddios ao fundo são os mesmos vistos na foto anterior, sob outro ângulo.
36. Esta foto, dos anos 60, mostra o trecho da lagoa diante do Corte do Cantagalo, após a duplicação das pistas. No alto à direita vemos um corte feito na lateral do morro, ocupado na época, por uma concessionária VW e, anos depois, por um luxuoso condomínio de apartamentos com vista privilegiada (Ed. Sonata da Lagoa e Ed. Rhapsody - Av. Epitácio Pessoa, nº 2.664). Na lateral oposta é possível ver parte da Favela da Catacumba.
37. Esta foto complementa a anterior pelo lado direito. Observar que o Viaduto Augusto Frederico Schmidt ainda não havia sido construído. A estrutura geométrica quase no canto inferior direito é de uma subestação da Light, perto da Rua Professor Gastão Bahiana (fora da foto). Atualmente só há prédios luxuosos ali.
37a. Cerca de 1963. Esta foto é do mesmo local acima, quando as obras de aterramento da Lagoa neste trecho estavam em curso para duplicação das pistas da Av. Epitácio Pessoa. Novamente é possível identificar a Favela da Catacumba ao fundo.
37b. É também da mesma época a construção do viaduto localizado em frente ao Corte do Cantagalo. Nesta foto vemos as rampas sendo construídas. Vide fotos 39 e 40.
37c. 1960.
37d. Provável anos 60. Consta ter existido um pier de atracação para barcos a remo perto do Corte do Cantagalo. Atualmente, para não haver acidentes com outros meios de transporte da lagoa (pedalinhos, canoas e lanchas), o remo só pode ser praticado na raia de regatas, do Estádio de Remo da Lagoa ao pier próximo ao Viaduto Saint Hilaire.
38. Interessante imagem ao redor de 1930 durante as obras de abertura do Corte do Cantagalo (Av. Henrique Dodsworth), situado atrás do fotógrafo. Do outro lado da lagoa, ao fundo, vemos o Morro Dois Irmãos e a Pedra da Gávea.
39. Imagem recente extraída do Street View no alto do Viaduto Augusto Frederico Schmidt. Observar a posição dos morros ao fundo e comparar com a foto anterior.
40. Anos 70. O prédio atrás do Morro do Cantagalo, visto ao fundo alto, é o mesmo citado nas fotos 33a, 33b e 33c.
41. Idem.
41a. 1972. O prédio tipo torre (Ed. Gemini), visto ao fundo, fica na descida do Corte do Cantagalo, com entrada pela Rua Professor Gastão Bahiana, nº 496.
41b. Década de 60. Aqui vemos, de uma perspectiva pouco comum, o mesmo prédio citado na foto anterior. Curiosamente também foi captada a subestação da Light, foto 37, e a entrada da Rua Professor Gastão Bahiana, após as árvores em primeiro plano.
42. Este é o Viaduto Saint Hilaire, em foto da década de 1970, que liga a lagoa ao Túnel Rebouças, passando sobre a Rua Jardim Botânico. No fundo à direita vemos o trecho da lagoa próximo ao Jardim de Alah.
43. 1969.
44. 1971. Este fusca inicia a subida do viaduto em direção ao túnel. A pista oriunda da Av. Borges de Medeiros que faz a junção com esta subida ainda não havia sido criada.
45. Fotografia aérea dos anos 50 captando todo o entorno da Lagoa. Vamos aos pontos identificados:
1) Ilha dos Caiçaras e Canal do Jardim de Alah;
2) Morro do Cantagalo;
3) Morro dos Cabritos;
4) "Curva do Calombo";
5) Morro da Saudade;
6) Ilha do Piraquê;
7) Morro do Corcovado;
8) Jóquei Clube Brasileiro;
9) Morro Dois Irmãos;
10) Praia do Leblon;
11) Praia de Ipanema;
12) Praia de Copacabana;
13) Pedra do Leme;
14) Morro do Pão de Açúcar; e
15) Enseada de Botafogo e Morro da Viúva.
46. Anos 50. Outra foto aérea provavelmente tirada do Cristo Redentor no Morro do Corcovado. No centro da imagem vemos a "curva do calombo" e ao fundo a Praia de Ipanema.
46a. Cartão postal de 1955.
47. Aqui vemos uma foto tirada também do Cristo Redentor no ano de sua inauguração: 1931. Seria o complemento à direita da foto anterior. Destacamos o Jóquei Clube, o Morro Dois Irmãos, a Praia do Leblon e o Canal do Jardim de Alah, ligando a praia à lagoa.
48. O mesmo ângulo da foto anterior, agora nos anos 60. Os aterros feitos na lagoa ao lado do Jóquei Clube são visíveis, assim como o crescimento dos bairros do Leblon, Gávea e Jardim Botânico.
49. Bela fotografia aérea de 1945 do trecho da lagoa onde fica a Ilha do Piraquê, já com o Clube Naval ali instalado. A via no pé da imagem em direção à lagoa é a Rua General Garzon que margeia, neste trecho, a área do Jóquei Clube, fora da foto à direita. Chamamos a atenção do visitante para uma construção semi circular na Av. Lineu de Paula Machado. Foi o Haras São José, demolido no começo da década de 60, pertencente à família que deu nome à avenida. Do outro lado da via, na esquina da General Garzon, vemos outro haras, o Mondesir, da família Peixoto de Castro. Este durou até a década de 70.
50. Esta foto aérea de 1938 foi obtida em ângulo oposto aos das fotos 47 e 48. É curioso notar, em primeiro plano, que o bairro do Leblon (à esquerda), à época, era ainda pouco habitado em contraste com o de Ipanema (à direita). Identificamos os seguintes pontos de referência, além das rua assinaladas: 1) Jóquei Clube Brasileiro;
2) Favela da Praia do Pinto;
3) Praça Santos Dumont;
4) Jardim de Alah;
5) Ilha dos Caiçaras;
6) Praça N. Sra. da Paz;
7) Praça Antero de Quental;
8) Ilha do Piraquê; e
9) Jardim Botânico.
51. 1938. Praia do Leblon e lagoa.
52. Cerca de 1930. Foto aérea da Lagoa e parte do seu entorno com indicações.
53. Foto sem data tirada da Vista Chinesa.
54. Bonita pintura de Eduardo Camões ao redor de 1900. À direita, em primeiro plano, vemos o Morro do Corcovado e seu mirante "Chapéu do Sol", portanto antes do Cristo Redentor.