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domingo, 13 de junho de 2021
LARANJEIRAS e COSME VELHO - Palácio Guanabara e Clube Fluminense
sábado, 12 de junho de 2021
APÊNDICE IV - Grandes obras do Prefeito Pereira Passos
Pequena biografia
Após a graduação, passou três anos de estudo na França onde viu de perto grandes reformas urbanas em Paris o que influenciaria para sempre seu modo de pensar. Ao retornar ao Brasil em 1860 dedicou-se à expansão da malha ferroviária, tendo participado da construção e prolongamento de duas estradas de ferro. Foi também consultor técnico do Ministério da Agricultura e Obras Públicas em 1870.
Retornou à Europa no ano seguinte como inspetor da Cia. Estrada de Ferro Visconde de Mauá, ocasião na qual estudou os sistemas ferroviários do velho continente, em especial os suíços cujas inclinações em subidas o atraiam e serviram de inspiração para a construção das estradas de ferro de Petrópolis e do Corcovado, anos depois. Em 1874 foi nomeado engenheiro ministerial do Império aos 38 anos de idade. Nesta posição ele acompanhava todas as obras públicas de vulto tendo participado inclusive da comissão que iria apresentar o projeto geral de reforma urbana da capital. Apesar do trabalho exaustivo, o projeto ficou apenas no papel.
Em 1880 mais uma vez retornou a Europa onde aprimorou seus conhecimentos em transportes urbanos e obras públicas. Depois de um ano, voltou ao país fixando residência no Paraná a fim de acompanhar a construção da ferrovia que ligava o porto de Paranaguá à Curitiba. Terminada a obra retornou à capital federal onde assumiu a presidência da Cia. Ferro-Carril de São Cristovão. Em sua administração reestruturou completamente a empresa até 1884.
Na virada do século, o Rio de Janeiro passava por sérios problemas sociais e sanitários decorrentes do rápido e não planejado desenvolvimento conjugado pela crescente imigração europeia assim como pela mudança do trabalho livre em substituição ao escravo. Estes enormes desafios o impeliram a se postular à Prefeitura da capital federal, o que ocorreu em dezembro de 1902 ao ser nomeado pelo então Presidente da República Rodrigues Alves.
Tão logo assumiu a prefeitura, Passos juntou-se a outros engenheiros de renome para dar andamento ao seu antigo projeto de reformar urbanisticamente a capital, transformando-a numa Paris tropical. Rodrigues Alves apoiou integralmente suas ideias e as obras começaram a todo vapor. Ruas estreitas e escuras cercadas por cortiços e casebres coloniais foram arrasados, principalmente no centro da cidade, para dar lugar a largas avenidas com redes de esgoto, iluminação moderna, abastecimento de água e transporte público. Foi o período que popularmente ficou conhecido como "bota-abaixo", criticado por poucos e enaltecido por muitos.
A obra que lhe rendeu mais notoriedade foi, sem dúvida alguma, a abertura da Av. Central. A nova via principal do centro veio modificar completamente o que existia até então, ligando a Prainha (atual Praça Mauá) até a extinta Praia da Ajuda (região onde hoje se localiza a Cinelândia). Seu traçado em linha reta com quase 2 quilômetros de comprimento e 33 metros de largura rasgou onze ruas e desapropriou centenas de velhas e insalubres moradias. As calçadas possuíam mosaicos feitos manualmente em pedras portuguesas e centenas de árvores foram plantadas no seu percurso. Mesmo antes da inauguração vários prédios estavam em construção definindo a nova arquitetura eclética da época, espelhada no que havia na Europa. A pista de rolamento era em mão dupla com um canteiro central onde belos postes de iluminação foram instalados. Apesar das grandes melhorias sanitárias e urbanísticas, houve uma consequência de alto custo social não previsto nos planos do prefeito e que duram até os dias atuais: o início da favelização da cidade. Em novembro de 1906 terminou sua gestão.
Após as reformas de Passos e os trabalhos do sanitarista Oswaldo Cruz, o então Presidente Afonso Pena decidiu, em 1908, realizar uma exposição a nível nacional na Urca que mudaria para sempre o conceito da capital para Cidade Maravilhosa.
Pereira Passos faleceu de infarto fulminante a bordo de um navio inglês quando viajava mais uma vez para Paris, em março de 1913, aos 76 anos.
A seguir apresentamos suas grandes realizações:
1903
. Prolongamento da Rua do Sacramento (atual Av. Passos) até a Av. Marechal Floriano;
. Jardim do Alto da Boa Vista (atual Praça Afonso Viseu);
. Vista Chinesa;
. Alargamento do Rua Treze de Maio (atual Av. Treze de Maio);
. Jardins da Praça Tiradentes, Praça Duque de Caxias (atual Largo do Machado), Praça da Glória, Praça 11 e Praça 15;
. Mercado Municipal da Praça 15 (concluído em 1907);
. Alargamento da Rua da Prainha (atual Rua Acre);
1904
. Aquário do Passei Público;
. Melhoramentos na Rua Treze de Maio;
. Embelezamento da Ilha de Paquetá;
1905
. Teatro Municipal (concluído em 1909);
. Estrada da Tijuca;
. Alargamento e prolongamento da Av. Marechal Floriano até o Largo de Santa Rita;
. Alargamento da Rua do Catete;
. Alargamento e prolongamento da Rua da Vala (atual Rua Uruguaiana) até a Av. Marechal Floriano;
. Av. Central (atual Av. Rio Branco);
. Abertura da Av. Atlântica (concluída em 1908);
. Escola-Modelo Tiradentes e Escola-Modelo Benjamim Constant (depois Rodrigues Alves);
. Abertura da Rua Gomes Freire;
. Abertura da Av. Maracanã;
. Pavilhão de Regatas (na Praia de Botafogo);
1906
. Alargamento da Rua da Carioca;
. Fortaleza da Ilha de Laje;
. Montagem do futuro Palácio Monroe;
. Conclusão dos melhoramentos do Porto do Rio de Janeiro e Canal do Mangue;
. Melhoramentos do Campo de São Cristovão;
. Jardim Suspenso do Valongo;
. Aterramento e jardins nas Praias do Flamengo e Botafogo;
. Alargamento da Rua Sete de Setembro;
. Abertura da Av. Beira-mar;
. Reforma do Largo da Carioca;
. Pavilhão do Mourisco;
. Quartéis no Méier, Saúde e São Cristovão; e
. Melhorias no sistema de abastecimento de água.
Obs.: Em junho de 1903 Pereira Passos contratou oficialmente o fotógrafo Augusto Malta (1864-1957) para registrar as reformas estruturais que começavam a ser realizadas na cidade. Foi uma decisão acertada, pois hoje dispomos de um acervo maravilhoso de fotografias que esclarece muitas dúvidas da história da então capital federal.