1. Iniciamos esta postagem com a foto da Ponte Ferroviária da Central do Brasil no dia de sua inauguração em 1907. Ela passa sobre o início da Rua Francisco Bicalho (antiga Av. do Mangue) no exato local onde o Canal do Mangue faz a curva vindo da Av. Presidente Vargas. Trata-se de uma estrutura metálica em três arcos sustentada por pilastras de concreto. No vão central passa o canal e nos dois laterais as pistas para veículos.
2. Esta foto, de 1908, mostra a Av. Francisco Bicalho em final de construção com a Ponte Ferroviária ao fundo.
5. 1919. Mesmo ângulo da foto anterior.
5a. Década de 50.
5b. Sem data. Embaixo do arco vemos a antiga versão do Viaduto dos Marinheiros. Vide foto 16.
5c. Foto recente extraída do Street View. Hoje no trecho em questão, além da Ponte Ferroviária e das versões velha e nova do Viaduto dos Marinheiros, ainda há a Ponte do Metroviário em sua linha 2 (no alto da imagem). Como se não bastasse esse emaranhado todo, para piorar o entendimento dos motoristas, existe o Viaduto dos Pracinhas (liga a Av. Francisco Bicalho à Av. Presidente Vargas) e o Elevado Professor Engenheiro Rufino de Almeida Pizarro (liga a Linha Vermelha ao Elevado Engenheiro Freyssinet, este sobre a Av. Paulo de Frontin).
6. Anos 20. Vemos o Canal do Mangue ladeado pelas duas pistas da Av. Francisco Bicalho com a Ponte Ferroviária e o Morro do Corcovado ao fundo.
6a. 1962. Bonde no contra fluxo aqui assim como em vários bairros da cidade.
6b. 1967.
6c. Anos 70.
7. O mesmo sentido da foto 6 em 1924. Vemos à direita a região do Gasômetro de São Cristóvão, hoje desativado.
8. 1911. O mesmo trecho anterior em ângulo oposto.
9. Cartão postal sem data. O fotógrafo está de costas para a ponte ferroviária ou sobre ela com sua câmera voltada para a região portuária.
10. Aqui vemos a região do gasômetro em foto panorâmica de 1911 com a Av. Francisco Bicalho à esquerda diagonalmente.
11. Consta ser esta foto de 1899. Vemos que a fábrica de gás ainda não existia assim como a ponte ferroviária que deveria estar ao fundo. O Porto do Rio era o mais movimentado do país, entretanto anteriormente aqui ficava a antiga Praia Formosa.
12. Fotografia aérea sem data, contudo podemos inferir 1924 tendo em vista os detalhes observados aqui e na foto 7 do terminal de cargas marítimas. A construção com torre na parte baixa esquerda, na esquina da Av. Francisco Bicalho com Av. Rodrigues Alves, é o quartel do Corpo de Bombeiros. Em seu lugar hoje fica a Rodoviária Novo Rio.
16. 1946. O viaduto ganhou proteção lateral em arco.
16a. 1951.
17. Anos 60.
18. Provável anos 60. Vemos no canto inferior direito a curva do Canal do Mangue e, paralelo à Ponte Ferroviária, o novo Viaduto dos Marinheiros, o primeiro entregue neste trecho do atual conjunto de Viadutos das Forças Armadas ao lado da velha versão. À esquerda da Av. Francisco Bicalho vemos, de perfil, o prédio da Estação Leopoldina.
19. 1956.
20. Foto de baixa qualidade datada de 1926 onde se vê a construção da Estação de Ferro Barão de Mauá, mais conhecida como Estação da Estrada de Ferro Leopoldina.
21. Foto colorizada de 1927.
22. Foto contemporânea a anterior.