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domingo, 5 de junho de 2022

ILHA DO GOVERNADOR - Aeroporto do Galeão

 

1. Foto de 1952 mostra a entrada principal da estação de passageiros do Aeroporto. A história dele começa na década de 20 quando as operações aeronáuticas militares tiveram início no país. Em 1923 alguns terrenos da Ilha do Governador foram desapropriados pelo Governo Federal para construir-se o Centro de Aviação Naval do RJ e, no ano seguinte, a Escola de Aviação Naval foi transferida para o local, oriunda do antigo Arsenal de Marinha desde 1916. A Base de Aviação Naval teve sua denominação alterada, em 1941, para Base Aérea do Galeão, da Força Aérea Brasileira, onde funciona até hoje. Na década seguinte, até meados de 1935, a Base expandiu-se velozmente com a criação de oficinas, hangares, quartéis e alojamentos, além da criação do Correio Aéreo Nacional - CAN - e da primeira Fábrica Nacional de Aviões. Também, no local, instalaram-se as primeiras montadoras aeronáuticas internacionais que produziram aviões de uso civil e militar. Em 1945 a Base Aérea, impulsionada pelo crescimento do trânsito mundial de aeroplanos, foi elevada a categoria de Aeroporto Internacional do Galeão, em condições de receber novos e maiores aviões. Desde então a precariedade do embarque e desembarque de passageiros culminou, em 1952, com a inauguração da estação de passageiros, a qual agora passamos a mostras fotos.

2. Esta foto é do dia da inauguração do novo terminal de passageiros. O acesso ao aeroporto inicialmente era feito de forma bastante improvisada: através de lancha partindo do Terminal de Hidroaviões, na Baia de Guanabara, ao lado do Aeroporto Santos Dumont, até a ponte de desembarque do Galeão, na Ilha do Governador, e depois de ônibus até a estação de passageiros.
 
2a. Outro aspecto do dia da inauguração.

3. Data desconhecida. Pouco movimento ainda.

 
4. Idem.

5. 1952.

5a. Ao redor de 1955.

 
6. 1961.
 
7. Provável anos 60.
 
7a. 1966.
 
8. Anos 70. O movimento do aeroporto aumentara muito sobrecarregando suas instalações.

9. Foto contemporânea a anterior.
 
10. Esta foto, também dos anos 60, revela o lado oposto das imagens anteriores. É o local voltado para o pátio de manobras e as pistas. É bastante semelhante aquela, entretanto possui uma varanda onde o público pode assistir aos pousos e decolagens das aeronaves.

10a. Data desconhecida.
 
10b. Flagrante da varanda em 1959.
 
11. 1952. Embarque de passageiros.
 
12. 1954. A varanda de observação está lotada de pessoas. Notar as escalas preparadas para encostar nas aeronaves.

13. 1958. Os aviões estacionavam bem próximo ao saguão de desembarque.
 
14. Imagem de baixa qualidade de 1961, entretanto com boa amplitude permitindo conhecer melhor este lado da estação.
 
14a. 1964.

15. Outra foto de 1961 mostra um avião da Varig não identificado desembarcando passageiros pela porta traseira da barriga.

16. Aspecto do saguão de passageiros e check-in em dia de muito movimento.

17. Bancos de espera, comércio de joias e escadas para o andar superior.

18. 1952. Local para despachar malas e bagagens.

18a. 1952. Sem esteiras rolantes.

19. 1952. Os guichês das companhias aéreas à direita e, lá no fundo, o setor de despacho de bagagens visto nas fotos anteriores.
 
19a. Anos 60. Guichê da Varig.
 
20. 1952. Cafezinho e bate-papo.

21. 1952. Restaurante no segundo andar. Visão privilegiada do pátio e das pistas de pouso e decolagem.

21a. O projeto do novo Galeão datado de 1971. A parte baixa é o velho e a de cima o novo. É evidente que o projeto foi alterado, já que os semi círculos à direita não foram executados.

22. No começo dos anos 70 era notório que o Aeroporto do Galeão precisava ser expandido. Nesta foto vemos a fase inicial das obras de construção do chamado Terminal 1.
 
23. Aspecto das obras em foto de 1973. O projeto inicial previa a entrega do novo aeroporto em meados de 1974, entretanto o Terminal 1 foi entregue em janeiro de 1977 e o Terminal 2, vinte e dois anos mais tarde, em 1999.
 
24. Cerca de 1975. O projeto seguiu o que havia de mais moderno na época para aeroportos internacionais. A enorme área escolhida, no lado oposto à Base Aérea, onde foi erguido o novo empreendimento, exigiu o aterramento e extinção do antigo bairro Itacolomi da Ilha do Governador, distante 20 km do centro da cidade. Pouco mais de 20 anos depois da inauguração, em 1999, o Terminal 2, dos quatro inicialmente projetados, foi entregue e todo o complexo passou a se chamar Aeroporto Internacional Tom Jobim. Em 2016 uma área anexa ao Terminal 2, chamada Píer Sul, foi inaugurada, segundo exigência contratual da concessão feita em 2014, com mais de 100 mil m² para atender mais aeronaves em 26 novas pontes de embarque. Meses depois, devido a queda da demanda de passageiros, o já obsoleto Terminal 1, apesar de uma série de reformas realizadas para a Copa do Mundo - 2014 e as Olimpíadas - 2016, foi desativado concentrado-se ali apenas atividades administrativas, bancárias e da Polícia Federal. A maioria das lojas fechou as portas.

24a. Cerca de 1977. O Terminal 1 em funcionamento. No alto da imagem vemos a silhueta da Ponte Rio-Niterói.
 
 24b. Anos 80. Imagem oposta a anterior.

25. Em 1977, após a inauguração do Terminal 1, o avião supersônico francês Concorde fez seu primeiro voo ao Brasil. Em 2003 a aeronave gigante foi aposentada. Ao fundo vemos a Igreja de N. Sra. da Penha.
 
25a, Cerca de 1978.
 
26. Em destaque o Terminal 1 com o Terminal 2 ao fundo.
 
27. Nesta imagem aérea do projeto de expansão para 2016, vemos integralmente o Aeroporto Internacional Tom Jobim. Do alto esquerdo para o baixo direito estão: Terminal 1 e Terminal 2 com sua extensão - Píer Sul. Consta que a concessionária RioGaleão, que o administra, fechou também em 2020 o Píer Sul devido a queda da demanda causada pela pandemia do Covid-19. Todos os vôos domésticos e internacionais foram concentrados no Terminal 2.

28. Voltemos a 1927. Esta foto aérea mostra um hidroavião atracado no velho Centro de Aviação Naval na Ponta do Galeão, citado na foto 1. Notar que a ponte de atracação estava sendo construída.
 
29. Outro aspecto aéreo da base em 1931.

30. 1939. Vários T-6 da aviação naval.

31. 1939. Prédio principal da base.

32. 1932. Acidente com duas vítimas fatais próximo ao prédio principal.

33. 1944. Hidroavião norte-americano em patrulha antissubmarina durante a 2ª Guerra Mundial na rampa da base do Galeão.

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