9. 1963. Aqui vemos uma das pistas já liberada ao trânsito, entretanto sem qualquer urbanização (meio-fio, iluminação, placas, pintura divisória das pistas, ajardinamento, passarelas, etc.). Mais uma vez identifica-se o Ed. Seabra, em cima do último carro.
10. As pistas começaram a ser utilizadas no final de 1963. Esta da foto é em direção à Zona Sul na altura da Enseada da Glória. Ao fundo vemos parte do Morro de Santa Teresa.
11. O Parque do Flamengo prestes a ser inaugurado, em foto de 1964.
12. 1964. A beleza do urbanismo começa a surgir.
13. O Aterro, ou Parque do Flamengo finalmente foi inaugurado em 1965.
13a. 1965. Algum trecho próximo às águas da baia. Ao fundo é possível identificar o prédio da Varig, ao lado do Aeroporto Santos Dumont, visto também na foto anterior.
14. Foto colorizada da segunda metade dos anos 60. Pela posição do Morro do Pão de Açúcar, ao fundo, este trecho é o que contorna o Morro da Viúva, fora da foto.
14a. Trecho próximo ao Museu de Arte Moderna, ainda em construção.
14b. Cerca de 1965.
15. 1969. No canto inferior direito vemos ainda virgem a área onde se fixará o Restaurante Rio's (depois Porcão, hoje Assador Rio's). Entre esta área e a pista de rolamento em direção ao centro já é possível identificar a ciclovia Mané Garrincha que cruza todo o parque. Há uma outra área arredondada no pé da imagem onde será erguido em 1973 o Monumento a Estácio de Sá, fundador da cidade em 1565.
16. Anos 70. Trecho oposto ao da foto anterior. Observar a altura dos postes de iluminação.
16a. 1965. Ainda sem os altos postes de iluminação vistos na foto anterior.
16b. 1970.
17. Cerca de 1965. Trânsito engarrafado na pista do sentido Centro.
18. Foto contemporânea a anterior, agora com trânsito parado no sentido Zona Sul. É a hora do rush. Notar, ao fundo, o mesmo panorama anterior.
19. Aqui vemos uma das seis passarelas já prontas (Rua Barão do Flamengo, Palácio do Catete, Hotel Glória, Marina da Glória, Museu de Arte Moderna e Aeroporto Santos Dumont). Elas começaram a ser utilizadas em 1964 e seu vão livre suave alcança as duas pistas. Foram escavadas também três passagens subterrâneas diante das seguintes vias: Av. Rui Barbosa, Rua Tucumã e Rua Dois de Dezembro.
20. Pista no sentido centro em foto ao redor de 1970.
21. 1970. Esta é a passarela mais próxima ao Aeroporto Santos Dumont, visto ao fundo na esquerda. É conhecida também como Passarela da Praça 22 de Abril.
22. 1972. O movimento de banhistas nas passarelas sempre foi intenso, principalmente nos fins de semana ensolarados.
22a. Cerca de 1963. Construção da passarela próxima ao Museu de Arte Moderna.
22b. 1965. Uma miss, candidata ao concurso do IV Centenário, posa sobre a passarela próxima ao Hotel Glória.
23. 1968. Região do Aterro em frente a Esplanada do Castelo. Na lateral direita vemos parte do estacionamento existente ainda hoje. No lado oposto, um pequeno pedaço do MAM e, ao fundo, o Monumento dos Pracinhas. Vide foto 14a.
23a. Cerca de 1970. Pista sentido centro próximo ao MAM.
24. Foto de 1968 da Enseada do Glória, vendo-se o Monumento dos Pracinhas em primeiro plano. Notar, ainda, que a Marina da Glória não havia sido construída, o que somente ocorreria em 1982. Comparar com foto 1.
25. Foto de 1972 mostra o trecho das pistas diante do Monumento dos Pracinhas, à direita, fora da foto. No fundo vemos a final da Av. Rio Branco e o Palácio Monroe. Vide foto anterior em sentido oposto.
25a. Linda panorâmica da provável década de 70.
26. 1974. Na extrema direita um dos prédios da Av. Rui Barbosa, que contorna o Morro da Viúva. Vide foto 16.
26a. 1972. Em frente a convergência da Rua Paissandú (com palmeiras) com Rua Barão do Flamengo.
26b. 1971. O fotógrafo está sobre uma das passarelas.
27. Parque Brigadeiro Eduardo Gomes (do Aeroporto Santos Dumont até o Monumento dos Pracinhas) e Parque Carlos Lacerda (ex Parque do Flamengo, do Monumento dos Pracinhas até o início da Praia de Botafogo) são os dois nomes oficiais da gigantesca área aterrada do Flamengo e Glória. Esta foto, de 1970, mostra a grande reta das pistas que acompanham toda a extensão da Av. Praia do Flamengo. No final, elas entram na Enseada da Glória, onde hoje se localiza a marina de mesmo nome. Na parte mais alta da imagem vemos a cabeceira da pista do Aeroporto Santos Dumont e a Ilha de Villegagnon, onde se encontra a Escola Naval.
28. Imagem aérea sem data oposta a anterior. Observar a harmonia entre as pistas, a área de lazer e a praia.
29. Estamos em 1971 vendo uma blitz policial na pista do Aterro. Um táxi "zé do caixão" quase encoberto, um fusca claro e uma lambreta estão parados para fiscalização de documentos.
30. Anos 60. Foto de propaganda do posto de gasolina Shell, na época. No fundo, destaca-se o Morro da Urca.
30a. 1971. Este é o começo da pista do Aterro em direção ao Centro.
Observar o mesmo posto de gasolina da foto anterior, agora com bandeira Petrobrás, existente ainda
hoje.
30b. Provável anos 60 no início da pista sentido centro. Ao fundo destaca-se além do Morro do Corcovado, a torre da Basílica da Imaculada Conceição.
30c. 1981.
31. Foto de 1971 destaca a Pista de Aeromodelismo localizada após o estacionamento do Monumento dos Pracinhas. Vide foto 24.
32. Foto aérea de 1963 mostra as duas pistas de aeromodelismo em formato de "8" ainda fora de uso. Vide foto 24.
32a. Anos 60.
32b. 1960.
32c. Sem data.
33. Linda foto de 1965 destaca o trecho do parque onde existem alguns Campos de Futebol. Nos fins de semana tornou-se comum a participação de times de "pelada" no local assistido por uma torcida numerosa. Isto permanece até os dias atuais.
34. 1967. Jogo de bola animado num dos campos de areia do parque (nos dias atuais são de grama sintética). Observar na lateral esquerda o extinto Hotel Novo Mundo, localizado na esquina da Rua Silveira Martins. É possível ainda notar o Hotel Glória no final do alinhamento dos prédios da orla, mais a direita.
35. Dia de sol forte próximo aos campos de "pelada" em 1965.
35a. Cerca de 1965.
35b. 1966.
36. Década de 60. O Modelismo Naval também era uma das atrações mais frequentadas do parque. Ao fundo está a nova Praia do Flamengo.
36a. Crianças à beira do tanque.
37. Foto de 1971 capta o tanque de modelismo náutico. Observar mais adiante o meio de transporte utilizado pelos turistas e frequentadores do parque - pequenos vagões abertos puxados por um trator de pequeno porte, o conhecido "trenzinho". Atração turística garantida no maior complexo de lazer da cidade do Rio de Janeiro.
37a. Cerca de 1970.
37b. O "trenzinho" em destaque.
37c. 1968. O "trenzinho" deixou de circular pelo parque em 1979.
37d. 1971.
38. 1971. Visão da Cidade das Crianças localizada na quadra entre a Rua Buarque de Macedo e Rua Corrêa Dutra.
38a. 1969. Foto familiar.
39. 1965. Muito espaço para a criançada.
40. 1969. Lazer garantido para toda a família em espaço democrático e seguro. Ao fundo a Igreja N. Sra. da Glória do Outeiro.
40a. "Dança das cadeiras" no Dia das Crianças de 1973.
41. Aqui vemos uma panorâmica da nova praia em dia de muito movimento. Sua extensão passou a ser de 1.800 metros, contudo suas águas não são apropriadas ao banho. Vide foto 27.
42. Entre 1971 e 1980 a extinta companhia aérea Varig expôs um velho Avião DC-3 no parque para visitação pública.
43. 1971. Adultos e crianças formavam filas para entrar na aeronave.
44. A diversidade de atrações do parque atende qualquer tipo de público. Nos domingos e feriados as pistas de rolamento são fechadas ao trânsito e a imensa área é puro lazer, recreação e entretenimento: práticas esportivas (natação, futebol, futsal, basquete, vôlei, tênis, skate, patins, caminhadas, ginástica, parkour), banho de sol e praia, aeromodelismo, modelismo náutico, piquenique, 3 museus, soltar pipa, passeios (à pé, bicicleta ou de trenzinho), parque infantil, teatro de marionetes, coreto e anfiteatro. No começo deste ano (2022) o parque passou por uma completa revitalização após dez anos de esquecimento.
45. Uma imagem ampla da área onde se localizava o avião da Varig.
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