Região do Centro e Zona Portuária
1. Este mapa ilustrativo fornece uma ideia exata de todas as áreas da orla do centro da cidade aterradas ao longo do século XX. Além das descrições, assinalamos para melhor localização do visitante:
1) Morro do Castelo (extinto em três etapas: a 1ª em 1904, a 2ª entre 1921-22 e a última em 1927);
2) Morro de Santo Antônio (extinto quase totalmente entre 1959-61);
3) Morro de Santa Teresa;
4) Morro do Senado (extinto entre 1880-1913);
5) Morro de São Bento;
6) Morro da Conceição; e
7) Morro do Livramento.
2. Temos aqui um outro antigo mapa de toda a região central e portuária da cidade com sobreposição de imagem por satélite evidenciando os aterros em toda a orla. A Enseada da Glória vista aqui no canto inferior direito está, no mapa anterior, no canto superior esquerdo. Marcamos, com linhas tracejadas, as duas principais artérias viárias: A Av. Rio Branco e, perpendicularmente, a Av. Presidente Vargas, a fim de facilitar o entendimento. Chamamos a atenção do visitante para a região portuária vista na parte superior esquerda. A intervenção do homem ao longo dos anos é impressionante.
Santa Luzia, Lapa e Enseada da Glória
3. A área da Praia de Santa Luzia
ficava compreendida entre a Ponta do Calabouço (vide foto anterior, uma ponta que se estende em direção ao Aeroporto Santos Dumont) e o começo
da Praia da Lapa (vide foto seguinte). O primeiro aterramento foi feito
entre 1904-06, durante a administração do Prefeito Pereira Passos. Alguns anos depois a Av. Beira-mar foi estendida até a Ponta do Calabouço. Contudo a grande intervenção veio entre 1921-22 quando o
Morro do Castelo foi demolido e sua terras foram lançadas nesta região
para que fossem erguidos os pavilhões da Exposição Internacional
Comemorativa ao Centenário da Independência.
4. A extinta Praia da Lapa ficava em frente ao Passeio Público. A primeira intervenção humana foi a construção, por volta de 1860, de uma mureta de concreto que servia de quebra-mar e uma estreita pista utilizada por carroças e, mais tarde, por bondes e carros. O local era apenas utilizado pela atividade pesqueira. De 1904 a 1906, foi criada a Av. Beira-mar, afastando o mar alguns metros adentro. A foto aqui apresentada mostra a região do aterramento estendendo-se até a Enseada da Glória com o terreno da futura Praça Paris já delineado para urbanização.
5. Nesta fotografia, de 1905, vemos as obras de aterramento da orla da Glória próximas ao morro de mesmo nome.
Flamengo e Botafogo
6. O aterramento da orla do Flamengo foi feito na mesma ocasião do realizado na Lapa e na Glória. Tratava-se, naturalmente, da continuação da Av. Beira-mar. Antes as águas calmas da praia do Flamengo iam até as poucas construções que ali existiam. Nesta foto, ao redor de 1906, vemos uma comissão de responsáveis inspecionando o resultado do aterro que permitiu a construção de duas pistas e um muro onde as águas do mar batiam.
7. Aqui vemos a Praia de Botafogo, por volta de 1904, sendo aterrada. Tal qual a Praia do Flamengo foi a extensão natural da Av. Beira-mar. As duas praias se uniam pela antiga Av. da Ligação (atual Av. Oswaldo Cruz), já que ao redor do Morro da Viúva não existia caminho. Isto somente foi realizado nos anos 20, quando parte deste morro foi "aparado" para a passagem de uma pista para carros inicialmente denominada Av. do Contorno (atual Av. Rui Barbosa). Este foi o derradeiro trecho da grande obra do Prefeito Pereira Passos na orla da cidade que começava na Ponta do Calabouço e terminava nos pés do Morro do Pasmado, de onde provavelmente esta foto foi tirada.
Copacabana
8.
A orla de Copacabana em foto ao redor de 1900. Um local de difícil
acesso e com anseios para pessoas abastadas construirem casas de
veraneio.
9. Leme em 1915. Em
1905 o primeiro alargamento necessitou de 6 metros para a abertura de
uma pista de rolamento precária com iluminação pobre. Quase não há
tráfego de veículos.
10.
Em 1919 uma pista de mão dupla com canteiro central e iluminação
moderna exigiu o afastamento do mar para 12 metros. Agora vemos algumas
construções baixas e esparsas.
11.
O Posto V ao redor de 1956. Um paredão de prédios ocupa toda a orla, o
canteiro central desapareceu e novos postes de iluminação retornaram
para a calçada, entretanto a pista de automóveis permanece na mesma
largura.
12. Foto entorno de 1975. Após o alargamento definitivo de 1969-71 o mar foi afastado para 93
metros! São duas pistas em cada sentido com três faixas de rolamento e um grande
canteiro central sob o qual foi instalado um enorme emissário submarino. A calçada junto aos prédios também foi alargada. Havia (e ainda há), em alguns locais, postos de gasolina no canteiro central, assim como estacionamento nas calçadas junto aos prédios e próximo a areia, sendo este último extinto no começo dos anos 90 para a instalação de uma ciclovia. Os veículos sobre as calçadas, vistos nesta imagem, estão em flagrante infração de trânsito. A magnitude desta obra maravilhosa e cinquentenária trouxe um aspecto modernista ao bairro que atrai turistas do mundo todo.
Parque Brigadeiro Eduardo Gomes e Parque Carlos Lacerda
(Mais conhecido como Aterro do Flamengo)
Outra obra de aterramento de grande envergadura foi realizada no período compreendido entre o final dos anos 50 e começo dos 60 nas orlas da Glória e Flamengo. Ao terminar o tráfego de veículos entre Copacabana e o Aeroporto Santos Dumont transformou-se em free way. Convidamos o caro visitante a conferir nossa postagem sobre estes fatos aqui.
Outros aterramentos
Outros aterros em regiões de orla da cidade foram realizados por conta da abertura da Av. Brasil e das alças de acesso à Ponte Rio Niterói. Favor visitar a postagem do Apêndice V (Praias extintas) aqui.