Este mapa, de 1965, apresenta os túneis urbanos existentes até então:
. Túnel da Rua Alice, aberto em 1887, o mais antigo do Rio de Janeiro. Liga os bairros do Rio Comprido e Laranjeiras, sob os Morros de São Judas Tadeu e dos Prazeres. A primeira alternativa terrestre para se alcançar a Zona Sul sem passar pelo centro da cidade.
. Túnel Alaor Prata (Túnel Velho), inaugurado em 1892. Faz a ligação dos bairros de Botafogo (Rua Real Grandeza) e Copacabana (Rua Siqueira Campos), sob o Morro da Saudade.
. Túnel José Cupertino Coelho Cintra (Túnel do Leme ou Túnel Novo), entregue em 1906. Liga o bairro de Botafogo (Av. Lauro Sodré) à Copacabana (Av. Princesa Isabel), atravessando o Morro da Babilônia. Em meados dos anos 40 o túnel foi reformado e adaptado ao modelo de seu irmão gêmeo, o Túnel Engenheiro Marques Porto, aberto em 1949.
. Túnel João Ricardo, de 1921. Liga a região da Central do Brasil ao bairro da Gamboa (Rua Rivadávia Corrêa), sob o Morro da Providência.
. Túnel do Pasmado, aberto em 1947. Une a região da orla de Botafogo (Av. das Nações Unidas) à Av. Lauro Sodré, atravessando o Morro do Pasmado.
. Túnel Engenheiro Marques Porto (Túnel Novo - 2ª galeria), aberto em 1949. Esta obra exigiu a duplicação da Av. Princesa Isabel e Av. Lauro Sodré.
. Túnel Sá Freire Alvim, de 1960. Liga a Rua Barata Ribeiro à Rua Raul Pompéia, sob o Morro do Cantagalo, em Copacabana. Somente uma galeria no sentido Posto VI.
. Túnel Major Rubens Vaz, de 1963. Liga a Rua Tonelero à Rua Pompeu Loureiro, sob o Morro dos Cabritos, em Copacabana. Somente uma galeria no sentido Posto VI.
. Túnel Rebouças, inaugurado em 1967. Une o bairro do Rio Comprido (Av. Paulo de Frontin) à Lagoa Rodrigo de Freitas (Av. Epitácio Pessoa ou Av. Borges de Medeiros), cruzando o Maciço Carioca. São duas galerias, uma em cada sentido, com três faixas de rolamento cada. Há um trecho à céu aberto, inter-galerias, com alternativa para alcançar os bairros do Cosme Velho e Laranjeiras.
Após 1965 foram inaugurados os seguintes túneis, não mostrados no mapa:
. Túnel Acústico Rafael Mascarenhas, aberto em 1971. Liga a Gávea (Av. Padre Leonel Franca) à entrada do Túnel Zuzu Angel, sob o Conjunto Residencial Marquês de São Vicente, mais conhecido como "Minhocão", próximo à PUC. Trata-se do primeiro trecho da Autoestrada Lagoa-Barra. Duas pistas em cada sentido.
. Túnel Zuzu Angel (Túnel Dois Irmãos), também de 1971. Liga o Túnel Acústico ao bairro de São Conrado (Autoestrada Engenheiro Fernando Mac Dowell), sob o Morro Dois Irmãos. É o segundo trecho da Autoestrada Lagoa-Barra. São duas galerias, uma em cada sentido com duas pistas cada.
. Túnel de São Conrado/Túnel do Joá, ambos abertos também em 1971. Liga São Conrado à Barra da Tijuca (Ponte da Joatinga). Entre ambos há o Elevado das Bandeiras (Elevado do Joá), margeando a encosta voltada para o mar. É o último trecho da Autoestrada Lagoa-Barra.
. Túnel Martim de Sá (Túnel Frei Caneca) de 1977. Liga o bairro do Catumbi (Rua Frei Caneca) à Rua do Riachuelo e Av. Henrique Valadares, sob o Morro de Santa Teresa. É uma alternativa para quem vem da Tijuca/Zona Norte para o centro da cidade, evitando a Av. Presidente Vargas. A abertura de apenas uma galeria, de 304 metros no sentido centro, levou 8 anos para ser concluída já que tratou-se de uma escavação em solo rochoso exigindo ainda a desapropriação de 30 edificações.
. Túnel Noel Rosa, de 1978. Une os bairros de Vila Isabel (Rua Barão de São Francisco) e Riachuelo (Viaduto Engenheiro Armando Coelho de Freitas), sob o Morro dos Macacos (Serra do Engenho Novo). São duas galerias sobrepostas, uma em cada sentido.
. Túnel Engeneiro Raimundo de Paula Soares (Túnel da Covanca), Túnel Engenheiro Enaldo Cravo Peixoto e Túnel Geólogo Enzo Totis. Os três túneis foram abertos em 1997 como parte integrante da Linha Amarela (Av. Governador Carlos Lacerda). Esta autoestrada faz a ligação da Ilha do Fundão à Jacarepaguá e Barra da Tijuca (Av. Ayrton Senna). Os túneis atravessam a Serra dos Pretos-Forros e o Morro do Pau Ferro.
Túnel Vice-presidente José de Alencar (Túnel da Grota Funda), de 2012. Liga os bairros do Recreio dos Bandeirantes e Vargem Grande, atravessando a Serra da Grota Funda. Faz parte da via expressa TransOeste coberta pelo BRT (Bus Rapid Transit).
. Túnel Arquiteta Nina Rabha (Túnel da Saúde), de 2013. Liga os bairros da Saúde e Gamboa, sob o Morro da Saúde. São duas galerias paralelas para uso de carros em sentidos opostos com uma terceira galeria entre ambas destinada ao VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). O túnel integra a Via Binário do Porto Maravilha. O que muita gente não sabe é que a obra de sua construção aproveitou um velho túnel ferroviário aberto em 1879, servindo somente para transporte de carga.
. Túnel Rio450, de 2015. Tal como o anterior, também integra o projeto de revitalização da zona portuária da cidade. Faz a ligação do trânsito proveniente da Rua Primeiro de Março, no centro, à Via Binário de forma subterrânea. São 1.480 metros entre a Rua Visconde de Inhaúma e Rua Antônio Lage, na Gamboa.
. Túnel Prefeito Marcello Alencar (Túnel da Via Expressa), aberto em 2016. Outro túnel integrante do Porto Maravilha que substituiu o Elevado da Perimetral, demolido em 2014/15. É o maior túnel subterrâneo do país com 3.382 metros fazendo a ligação do Aterro do Flamengo (Av. General Justo/Av. Alfred Agache) e a Gamboa (Rua Rivadávia Corrêa), permitindo ainda o acesso ao Elevado do Gasômetro/Ponte Rio-Niterói/Av.Brasil. São duas galerias de três pistas, uma em cada sentido. A Galeria Mar segue a direção do Caju e a Galeria Continente faz o sentido Zona Sul. O antigo "Mergulhão" da Praça XV foi integrado ao túnel.
. Túnel Senador Nelson Carneiro/Túnel Cauby Peixoto, abertos em 2016 como parte integrante da via expressa TransOlímpica (Corredor Presidente Tancredo Neves). Esta via faz a ligação do Recreio dos Bandeirantes à Magalães Bastos/Deodoro ligando dois pólos de eventos das Olimpíadas de 2016: o Parque Olímpico da Barra e o Parque Olímpico de Deodoro. É utilizada pelo sistema BRT.
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