1. Foto de 1910. Inicialmente era destinado a ser uma casa de eventos musicais, entretanto nunca foi utilizado desta forma e sim como restaurante, salão de chá e café. Sua construção em estilo neo-islâmico era marcante com suas cinco cúpulas douradas e duas escadas de mármore que davam acesso às varandas do primeiro pavimento com calçadas de ladrilho espanhol. Apesar do estilo arquitetônico do velho pavilhão não ter nada do estilo mourisco, o nome acabou caindo no gosto popular e se transformou na designação daquele local do bairro.
2. Inaugurado em 1907 na recém construída Av. Beira Mar em frente à Rua Voluntários da Pátria, local privilegiado numa época em que Botafogo concentrava grande número de moradores ilustres. Nesta foto, de 1919, extraída de cartão postal, vemos a enseada do bairro e ao fundo o Pavilhão de Regatas com a Basílica da Imaculada Conceição à sua direita.
3. Foto do ano de sua inauguração. No andar térreo funcionava a cozinha e a despensa.
3a. 1908.
4. Linda imagem colorida de cartão postal, sem data, revela detalhes impressionantes da imponente construção. Clique para ampliar e vejam os vitrais, as inscrições persas na fachada e as cadeiras na varanda do pavimento superior.
5. Fotografia datada de 1914.
6. Nesta imagem de ângulo aproximado ao da foto 3, vemos à esquerda
uma pequena construção anexa. Trata-se do teatro de marionetes, também
visto nas fotos 1 e 2. Havia ainda um ringue de patinação e um
carrossel.
6a. Cerca de 1910.
6b. Data desconhecida.
6c. Cerca de 1923.
7. Sem data conhecida.
7a. Imagem extraída de cartão postal sem data.
7b. Rara imagem do provável anos 40.
8. Bela escultura "A dançarina" próxima aos jardins do entorno do Mourisco.
8a. 1918. O ângulo é o mesmo anterior. Onde está o pavilhão?
9. Evento noturno bem concorrido em 1908.
10. Nesta imagem conjunta da exótica construção com o Morro do Corcovado ao fundo, o fotógrafo está de costas para a enseada de Botafogo.
11. Outra bela imagem provavelmente dos anos 30, pois o Cristo já está assentado no topo do Morro do Corcovado. A construção vista nas laterais são da sede náutica do Clube Botafogo.
12. Nesta outra imagem podemos ver a proximidade do Mourisco com o Clube Botafogo citado na foto anterior. Na orla identifica-se uma pequena faixa de areia e mais adiante o Pavilhão de Regatas. Vide fotos 1 e 2.
13. Foto de 1934, com o Morro do Pasmado ao fundo. Neste ano tornou-se Biblioteca Infantil do Distrito Federal por iniciativa da poetisa e escritora Cecília Meireles, todavia teve curta duração. Em 1937 transformou-se em posto de coleta de impostos.
15. Fotografia bastante aproximada da anterior captando um ângulo maior à direita. Em 1952 a bela construção foi demolida para a construção das vias de acesso ao novo Túnel do Pasmado. Destino igual tiveram a sede náutica do Clube Botafogo e do Clube Guanabara. Após a inauguração do túnel, o terreno remanescente ficou vazio por anos até a década de 60 quando o Clube Botafogo construiu em parte da área uma de suas sedes desportivas. Em 1990 o clube fechou acordo para a construção do Centro Empresarial Mourisco, um gigante espelhado onde se localizam diversos escritórios de grandes empresas e salas comerciais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário