Translate

quinta-feira, 1 de outubro de 2020

FLAMENGO - Panorâmicas da orla

1. Esta imagem, obtida do alto do Morro da Viúva, revela o início das primeiras obras de alargamento da orla do Flamengo e da criação da Av. Beira Mar. Na parte baixa da foto vemos a Av. da Ligação (atual Av. Oswaldo Cruz) que unia a nova avenida à Botafogo, antes da inauguração da Av. do Contorno (atual Av. Rui Barbosa).
 
1a. Consta ser esta foto de 1890 em trecho de difícil localização.

  
2. 1906. Na gestão do Prefeito Pereira Passos, entre 1902 e 1906, as pistas da orla foram alargadas e ligadas até a Praia de Santa Luzia, passando pela Enseada da Glória, Praça Paris e Passeio Público, originando a Av. Beira Mar. No outro sentido, estendia-se até Botafogo (ao lado do Mourisco) pela antiga Av. da Ligação (atual Av. Oswaldo Cruz).

 
3. Outra foto de 1906 após o primeiro alargamento da orla. Ao pé da imagem vemos o fim da antiga Av. do Contorno (atual Av. Rui Barbosa) que margeava o Morro da Viúva até Botafogo.
 
3a. Cerca de 1921. Em relação a foto anterior, observamos as seguintes mudanças além do crescimento natural das árvores: O Hotel Glória, no canto superior direito, está em construção adiantada (lançado em 1922), no canto inferior esquerdo vemos o "Castelinho Francês" (de 1913) e no centro da imagem está o Hotel Central (de 1916), na esquina da Rua Paissandú (vide foto 4b).

3b. Mesmo trecho da foto anterior em 1925.

3c. Cerca de 1870. Decerto a obra de alargamento da pista da orla ainda não começou. Em primeiro plano se destaca a Igreja Matriz de N. Sra. da Glória na então Praça Duque de Caxias (depois Largo do Machado).
 
4. Imagem noturna dos anos 20. Observar a silhueta do Pão de Açúcar e as luzes da estação do bondinho aéreo.
 
4a. 1925. Construção do quebra mar da Praia do Flamengo.
 
4b. Fotografia ao redor de 1926. Assinalamos: 
1) Praia do Flamengo e a foz do Rio Carioca;
2) A congruência da Rua Paissandu e Rua Barão do Flamengo;
3) Av. Beira Mar;
4) Hotel Central;
5) Garagem de bondes;
6) Rua do Catete diante do Largo do Machado.

 
5. Foto de 1929. Ao fundo destaca-se o famoso Ed. Seabra, situado na esquina da Rua Ferreira Viana, um marco daquele trecho e ainda hoje existente. Ainda mais ao fundo identifica-se o Hotel Glória. Imagem obtida provavelmente do terraço do Hotel Central, vendo-se no centro da imagem o Hotel Splendid.

 
6. 1920.

7. Trecho diante da Rua Paissandu, vendo-se na praia a foz do Rio Carioca. Ao fundo identifica-se a torre da Igreja da Matriz de N. Sra. da Glória no Largo do Machado. Vide foto 3c.
 
7a. Cerca de 1935. 
 
7b. Esta foto aérea da praia, sem data, foca a Rua Ferreira Viana onde situa-se o Ed. Seabra. Observar que neste trecho a praia não possuia areia e sim pedras. Podemos identificar ainda a casa da Sra. Amália Duvivier (nº 78), a segunda à direita do Seabra e, um pouco depois, bem recuada, a antiga sede do Clube Flamengo (nº 66). Na extrema direita vemos os jardins dos fundos do Palácio do Catete.

7c. Interessante fotografia aérea de 1936 com indicações.
 
8. Sem data, todavia, dado a altura dos prédios, deve ser ao redor dos anos 50.

9. Vista da Praia do Flamengo a partir da Av. Rui Barbosa. A verticalização está concluída. Neste trecho a praia não possuia areia, somente pedras que serviam de quebra-mar.

10. Imagem com data desconhecida, mas pela quantidade de prédios erguidos, acredita-se que seja da década de 50.

 
11. Imagem de 1949.

 
12. Anos 50. Destaque para o trampolim do CRF instalado ao lado do antigo cais presidencial, localizado nos fundos do Palácio da República.

 
13. Anos 50 em ângulo semelhante. O cais presidencial não mais existe.
 
13A. Década de 50.

 
14. No fundo desta fotografia vemos o posto de gasolina Texaco, situado no limite da Av. Rui Barbosa com Av. Oswaldo Cruz, ao pé do Morro da Viúva, com endereço à Av. Oswaldo Cruz, nº 61. Os dois prédios vistos na Av. Rui Barbosa, contornando o Morro da Viúva, são, da esquerda para a direita: Ed. Hilton Santos, nº 170 e Ed. Baraõ de Laguna, nºs 20-100.

14a. 1909. Foto colorizada da paisagem da baía obtida a partir da orla do Flamengo, altura do Outeiro da Glória. Notar que, ao fundo, na Urca, os pavilhões da Expo 1908, ainda estão de pé.

 
15. Foto de 1959 nos mostra o começo das obras de aterramento.
 
16. Avançam os trabalhos de alargamento e criação do Aterro em 1960. Vide postagem isolada desta fase aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário