1. A construção da Ponte Presidente Costa e Silva, mais conhecida como Ponte Rio-Niterói, teve seu projeto aprovado pelo governo federal em 1968 e início das obras em janeiro do ano seguinte.
2. As bases dos pilares foram concretados no fundo da baía com inovação tecnológica para a época. Um dos seus maiores desafios.
2a. 1970. A "ponta do Caju".
3. Aqui vemos um trecho da ponte em terra firme. Um total de 10 mil trabalhadores foram empregados na construção da obra propriamente dita e as vias de acesso tanto no Rio quanto em Niterói. Há registros de que pelo menos 30 pessoas morreram em acidentes durante a construção.
4. A maior ponte do Brasil e uma das maiores do mundo possui uma extensão de 13,29 km, sendo 9 deles sobre a água e um vão central de 72 metros de altura por 300 metros de largura sob o qual cruzam grandes embarcações.
5. A ponte liga o bairro do Caju, no Rio de Janeiro, à Av. do Contorno, em Niterói. Antes de sua inauguração o trajeto era feito por balsas de veículos pela Baia de Guanabara ou então por via terrestre, passando pelo município de Magé, num percurso de 120 Km.
6. Vista da "grande reta". O fluxo de trânsito atualmente é superior a 150 mil veículos por dia nos dois sentidos.
7. 1974. O Ministro dos Transporte, Mário Andreazza, visto no pé da imagem, visita as obras.
8. Colocação do último trecho das pistas sobre o vão central. Estruturas pré fabricadas em módulos na Inglaterra.
9. Simbolicamente as duas cidades estavam enfim unidas.
10. Uma comitiva de veículos prepara-se para atravessar a ponte após a cerimônia de inauguração.
10a. Evento histórico.
11. A obra deveria ter ficado pronta em apenas dois anos, entretanto devido aos atrasos, a gigantesca estrutura só terminou cinco anos depois.
12. Momento solene da inauguração em 04/03/1974. Da esquerda para a direita: Governador do então Estado da Guanabara Chagas Freitas (1914-1983), Presidente do Brasil Emílio Garrastazu Médici (1905-1985) e Ministros dos Transportes Mário Andreazza (1918-1988). A ponte completou 50 anos em 2024.
13. Mapa da ponte ligando os dois municípios vizinhos. As linhas tracejadas representam o fluxo de tráfego marítimo sob a ponte e das barcas de passageiros entre Rio e Niterói. O lado esquerdo, referente ao Rio de Janeiro, está desatualizado, pois ainda figura o Viaduto da Perimetral, demolido em 2014, cortando parte da orla do centro da cidade.
13a. Outro mapa extraído do Google Maps com indicações.
13b. Anos 70. Bela imagem da ponte emoldurada pelo Morro do Pão de Açúcar e parte do centro da cidade. A ilha vista após o navio cargueiro é a Ilha das Enxadas. Ela está assinalada à esquerda da foto anterior.
14. Toda a beleza da enorme estrutura de concreto e sua engenharia de ponta.
15. Cinco anos após a inauguração da ponte não houve praticamente nenhum investimento. Após este período foram executadas obras de melhoria, sistema de monitoramento, inspeção periódica da estrutura externa e submersa, implantação de uma quarta pista em cada sentido, substituição do pavimento, iluminação e sinalização melhoradas e, em 2014, um moderno sistema de atenuação de movimentos causados pelo vento.
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