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segunda-feira, 6 de setembro de 2021

IPANEMA e LEBLON - Jardim de Alah e Canal

 
1. Foto aérea de 1921 capta a região limítrofe entre Lagoa Rodrigo de Freitas (canto superior esquerdo), Praia de Ipanema (lateral direita) e Praia do Leblon em fase de abertura do Canal Jardim de Alah e seu entorno. As areias retiradas foram depositadas no entorno das ilhas do Caiçaras e Piraquê.

1a. 1919. Obras de abertura do canal de 140 metros de extensão ligando o mar à Lagoa Rodrigo de Freitas para a troca de suas águas.
 
2. O objetivo era renovar as águas da lagoa tornando-as mais salubre além de evitar enchentes.
 
3. A construção do canal ficou pronta em 1922. Inicialmente foi batizado como Canal da Barra. Aqui vemos uma draga retirando a areia da entrada do canal. A desobstrução foi necessária a fim de garantir o fluxo de água em direção à lagoa.

4. Comporta da praia. O projeto previa um canal navegável em direção à lagoa com pontos de embarque e desembarque ao longo.

4a. 1919.
 
4b. 1919. Marco inaugural contendo as efígies em alto relevo do Prefeito Paulo de Frontin (1860-1933) e do Presidente Delfim Moreira (1868-1920).

4c. 1919. Inauguração.

 5. 1926. Comporta da praia em funcionamento.

6. 1919. Idem.

 
7. Anos 20 no local exato da mureta do canal na divisória da Av. Vieira Souto com Av. Delfim Moreira.

8.  1919. Saída para a Lagoa em construção.

 
8a. 1919. Quase pronta.
 
8b. 1919.
 
9. Obra entregue.

 
10. Lagoa.

11. 1919. Idem.

11a. Esta foto, de 1948, foi obtida da altura da saída do canal na praia com a câmera virada em direção ao Arpoador. Destaque para os quiosques existentes.

 
12. Cerca de 1950. Pessoas em cima da murada do canal que avança sobre a areia da praia.

12a. O mesmo local em foto recente extraída do Street View.

12b. Esta foto da provável década de 50 mostra o canal na areia divisória entre Ipanema e Leblon. Junto aos prédios, à esquerda, vemos a logomarca do Posto Esso (vide fotos 35-36), mais à direita fica a entrada da Rua Paul Redfern e, seguindo, onde há palmeiras, está o terreno do Country Clube na esquina da Rua Henrique Dumont.

12c. 1963. Este é o mesmo trecho visto na foto anterior obtido de outro ângulo. Vejam que o "Postinho" está na lateral direita (Av. Epitácio Pessoa). A comporta do canal está fechada e seu leito está coberto de areia.

13. Foto ao redor de 1940. Os jardins ao redor do canal foram construídos bem mais tarde, em 1936.
 
14. 1936. Passeios de barco à remo pelo canal. Observar o local de embarque e desembarque na lateral direita da água. Ao fundo está a Lagoa Rodrigo de Freitas.

15. Detalhe do local de embarque, existente ainda hoje.
 
15a. Anos 40.
 
16. 1943. Uma menina passeia de patinete próxima aos jardins do canal.
 
17. Anos 50. Antes de ser batizado como Jardim de Alah em 1938 recebeu o nome de Praça Couto Abel. Observar nesta foto, dos anos 50, o grande espaço de lazer no qual a área se tornou. Notar ao fundo o Monumento ao Almirante Saldanha da Gama.

18. O monumento foi instalado no Jardim de Alah em 1946 com a figura do almirante voltada para a praia, embora não ficasse muito próximo dela e sim ao lado da pista (nesta foto ainda não havia sido criada) que liga a Rua Prudente de Morais à Rua General San Martin. 
 
18a. Provável anos 50.

19. Anos 50. É curioso saber que Jardim de Alah é o nome pelo qual é conhecida a região paralela ao canal, com jardins, árvores, brinquedos infantis, lago artificial e área de lazer. Atualmente está precisando de manutenção e muito do que foi citado não existe mais. Além disso há uma horrorosa cerca alta que impede a entrada de pessoas. O nome do logradouro onde fica o monumento é Praça Almirante Saldanha da Gama.  O outro trecho próximo a pista que liga a Av. Ataulfo de Paiva à Rua Visconde de Pirajá chama-se Praça Grécia. Vide mapa na foto 34.

19a. Nos anos 60 o canal foi alargado para dar maior vazão ao fluxo de água. Destaca-se na imagem o Condomínio dos Jornalistas (vide foto 27) e, mais à direita, a Cruzada São Sebastião (vide foto 25).

20. 1954. Esta passarela não existe mais. Foi substituída por uma ponte sobre o canal ligando a Rua Humberto de Campos à Rua Redentor.
 
21. Sem data.

22. Uma panorâmica do Canal e do Jardim de Alah no trecho mais perto da Lagoa Rodrigo de Freitas. Observar do outro lado da lagoa a Favela da Catacumba.

 23. Anos 40. Imagem extraída de cartão postal.
 
24. 1958. Pista sobre o canal que faz a ligação da Rua Prudente de Morais (ao fundo) à Rua General San Martin (atrás do fotógrafo).

24a. Foto de mesmo trecho e período anterior, entretanto em sentido oposto, ou seja ao fundo está o começo da Av. General San Martin e, logo após, a Praça Almirante Belfort Vieira no cruzamento com a Rua Almirante Pereira Guimarães.
 
24b. Por algum tempo havia no Jardim de Alah, para a alegria de adultos e crianças, charretes puxadas por bodes, cavalos ou burros. Este tipo de passeio era comum em várias praças da cidade como na Praça Edmundo Rego, no Grajaú, e na Praça Xavier de Brito (a "praça dos cavalinhos"), na Tijuca. No fundo da imagem vemos parte do extinto Hotel Ipanema, localizado na Av. Borges de Medeiros esquina com Rua General San Martin (esquina vista no canto superior esquerdo). Vide foto anterior. O fotógrafo está de costas para o canal.

24c. Aqui vemos atrás do cavalo a entrada principal do hotel pela Rua Ataulfo de Paiva, nº 19. O hotel foi inaugurado em 1948 e funcionou até meados da década de 70. O prédio existe ainda hoje como edifício residencial, agora com outro endereço: Av. Borges de Medeiros, nº 179 (Cond. Ed. João Ceppas).

24d. Foto colorizada de 1951 em local exato não identificado.

25. Esta foto de 1960 mostra o canal em seu curso final na lagoa. À esquerda vemos o conjunto residencial conhecido como Cruzada São Sebastião encobrindo os fundos do Clube Monte Líbano. Na foz direita do canal fica a Ilha dos Caiçaras. O conjunto de prédios foi lançado com o intuito de abrigar os moradores desalojados da Faleva da Praia do Pinto, sua vizinha.

26. Foto dos anos 60 com a Cruzada São Sebastião (entregue em 1957) vista por outro ângulo e o Jardim de Alah em primeiro plano. 

27. 1974. O Condomínio dos Jornalistas situado na Av. Ataulfo de Paiva, nº 50. Os veículos estão cruzando a ponte sobre o canal (de 1938) em direção à Rua Visconde de Pirajá.
 
28. Outra foto do mesmo local em data posterior. O conjunto habitacional foi construído nos anos 50 com 3 blocos de 16 andares.
 
29. Imagem recente do mesmo trecho anterior extraída do Street View. A última edificação ao fundo é o Shopping Leblon cujo término da construção ocorreu em 2006.
 
30. 1974. Meninos soltam pipa no Morro do Baiano onde foi construída a garagem do Shopping Leblon, ao lado da Rua Professor Antônio Maria Teixeira. Ao fundo está os prédios da Cruzada São Sebastião.
 
31. Anos 40. O Jardim de Alah e o belo trabalho de paisagismo.
 
32. Outra foto do mesmo trecho em data contemporânea.
 
32a. 1950. O casarão com torre visto atrás da mulher na esquerda, também pode ser notado na foto 24, ou seja ali é a esquina da Rua Prudente de Morais.  Observar a escultura à direita também visível nas fotos anteriores.

32b. Esta casa ficava na esquina da Rua Prudente de Morais com Av. Epitácio Pessoa. Ela pode ser vista ao fundo da foto anterior.
 
33. Sentido oposto ao anterior em foto de 1954.
 
34. Apresentamos este mapa de todo o entorno do Jardim de Alah para que o visitante possa melhor se localizar.
 
35. Foto de 1947. Este Posto Esso ficava localizado na esquina da Av. Epitácio Pessoa com Av. Vieira Souto. No mapa acima podemos identificar o ponto onde encontra-se a segunda letra "a" de Gama.
 
36. 1952. Durante alguns anos fez muito sucesso entre os jovens motorizados (no começo somente carros, depois motocicletas também) que usavam sua área para ponto encontro antes de partir para a night ou para "pegas" lá pelos lados de São Conrado e Barra da Tijuca. Ficou conhecido como "postinho".

37. Anos 50. Vemos duas vagas para carros realizarem serviços de lubrificação, lavagem e outros mais. Coisa rara nos dias de hoje. A fama do "postinho" como ponto de encontro começou a declinar por volta de 1975 após as fábricas japonesas de motos se instalaram no Brasil e o clube fechado dos proprietários de motos importadas perdeu o sentido com a popularização deste meio de transporte individual de baixa cilindragem. A turma passou então a se reunir no largo do Arpoador junto com grupos de jipeiros e carros envenenados, mas não durou muito ali também.

    

38. 1968. O posto resistiu à especulação imobiliária até 2006. Hoje no local existe um moderno prédio de cinco pavimentos voltado para o mar cujos apartamentos valem milhões de Reais.

39. Foto recente do local extraída do Street View. Av. Vieira Souto, nº 718. Varandões voltados para o mar da Praia de Ipanema, privilégio para poucos.

Obs.: No entorno do Jardim de Alah havia mais dois estabelecimentos que fizeram fama: o Bar Alpino, que após sair do Leme se fixou um pouco depois do posto de gasolina, na Av. Epitácio Pessoa. O outro, ainda existente, é o Restaurante Garden (aberto em 1955) um pouco além, na esquina da Rua Visconde de Pirajá. Infelizmente não encontramos fotos antigas para apresentar.

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