Esta postagem é muito interessante, pois trata de um assunto pouco conhecido dos cariocas. A quantidade de ilhas e ilhotas próximas à orla da cidade surpreende em vários aspectos. Infelizmente fotos antigas delas são raríssimas.
Ilhas Oceânicas
Arquipélago das Cagarras: formado por quatro ilhas e quatro ilhotas - Redonda, Comprida, das Palmas, Cagarra, ilhota Redonda, ilhota Cagarra, ilhota Pequena e ilhota Grande. Considerada grande área de proteção ambiental. O arquipélago pode ser visto a partir da Pedra do Arpoador ou da praia de Ipanema.
Arquipélago da Tijuca: distante apenas 1,5 km da Paria do Pepê. É formado por quatro ilhas - Pontuda, Alfavaca, do Meio e Lajes da Tijuca. O arquipélago pode ser avistado da praia da Barra da Tijuca (Quebra-mar) sendo muito procurado por mergulhadores e pescadores.
4a. 1909. Ilha Rasa ou Ilha do Farol.
Ilha do Frade - fica muito próxima ao litoral de Barra de Guaratiba (Ponta do Bicão), quase na Praia da Marambaia.
Ilha das Peças - formada por bancos de areia, manguezais, rochedos e mata Atlântica. Pertence à área de proteção ambiental de Grumari.
Ilhas da Baía
Sob Controle da Marinha do Brasil: Villegagnon (acessível por ponte próxima ao Aeroporto Santos Dumont, local da Escola Naval), Cobras (ligada ao continente pela ponte Arnaldo Lux, local de diversas unidades da Marinha, com destaque para o Arsenal. No passado foi importante fortificação de defesa contra invasores vindos do mar), Fiscal (antigo posto alfandegário do Império. É ligada à Ilha das Cobras por um passadiço; no local funciona um museu e o Depto. do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha - DPHDM) e Enxadas (onde está instalado o Centro de Instrução Almirante Wandenkolk - CIAW). Há postagem específica sobre as ilhas Fiscal e das Cobras aqui.
7a1. 1921. Ilha das Enxadas.Ilha da Laje - pequena ilha rochosa localizada na entrada da Barra da Baia de Guanabara, entre o Morro Cara de Cão e a Fortaleza de Santa Cruz, em Niterói. A história da ilha retroage ao tempo da invasão francesa em 1555. Atualmente existe o Forte Tamandaré da Laje sob a guarda do Exército, ficando subordinada ao comando da Fortaleza de São João, na Urca. Em 1997 a fortaleza foi desativada e as peças de artilharia estão em mau estado de conservação. Surfistas são atraídos ao local atrás de ondas gigantes.
7b. Fortaleza da Ilha da Laje ao redor de 1893.7c. Ilha da Laje.
Ilha da Pompeba - localizada próximo ao Cais do Porto da cidade, no trecho próximo à Av. Francisco Bicalho, no bairro do Caju. Trata-se de uma ilha artificial, surgida naturalmente a partir dos diversos aterros que a região do cais sofreu no começo do século XX.
Ilha Santa Bárbara - outra ilha da zona portuária, situada próxima a Ilha da Pombeba, na altura do AquaRio.
Ilha do Fundão - Esta ilha foi o aterramento de outras oito ilhas próximas para a construção da Cidade Universitária da UFRJ. Há postagem isolada aqui.
Ilha do Governador - Uma das ilhas mais conhecidas da cidade, onde se encontra o Aeroporto Internacional Tom Jobim. É um bairro constituído por quatorze sub-bairros. Vide maiores detalhes aqui.
Arquipélago de Paquetá - Composto por diversas ilhas e ilhotas: do Brocoió, do Braço Forte, Casa de Pedras, Comprida, do Ferro, das Flores, Jurubaíba (duas ilhas interligadas por um banco de areia), dos Lobos, do Manguinho, de Pancaraíba, da Pitta, Redonda, Itapacis e de Tapuamas (de Fora e de Dentro - ilha do Sol). A principal ilha do arquipélago, a Ilha de Paquetá, é considerado bairro da cidade do Rio de Janeiro.
Ilhotas do Cambembe, Santa Rosa e Raimundo - Estas três ilhotas estão localizadas entre a ilha do Governador e o continente (Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes - CEFAN, Av. Brasil, nº 10.590-Penha). A de Cambembe, em função de aterros, fica atualmente mais próxima à ilha do Governador, à margem da Linha Vermelha, ao lado de instalações pertencentes ao Aeroporto Internacional Tom Jobim.
Entre o Arquipélago de Paquetá e a Ilha do Governador existe uma série de quatorze ilhotas. Quatro delas ficam na costa leste da ilha do Governador, próximas ao bairro do Bananal: Rijo (cedida à Marinha desde 1909). Milho, Aroeiras e Palmas. Mais ao sul temos três ilhas: Rasa, Mestre Rodrigues e Manoéis de Dentro. A ilha do Boqueirão fica distante 300 metros ao norte da ilha do Governador, mas pertence ao bairro Freguesia. Abriga dependências de munições da Marinha. À noroeste desta última fica a ilha de Tipiti-Açu, um amontoado de pedras sem vegetação. Duas ilhas ficam à leste/sudeste da ilha do Boqueirão: ilhas de Nhanquetá e Viraponga.
A baía de Sepetiba é um corpo de águas salinas e salobras e se localiza entre o continente e a Restinga da Marambaia Possui grande extensão navegável e abriga também o Porto de Sepetiba. É um local com grande variedade de peixes, aves e moluscos, um verdadeiro santuário ecológico. Existe uma certa quantidade de ilhas, rios e mangues.
Entre as principais ilhas na baía de Sepetiba, destacamos a ilha do Bom Jardim (no estuário do Rio do Portinho), ilha de Jaguanum, ilha Guaíba e, a mais famosa delas, a ilha de Itacuruçá.
Outras ilhotas: dos Urubus (na boca do Canal de São Francisco, em Santa Cruz), da Pescaria (sob controle da Base Aérea de Santa Cruz. É ligada ao continente por um imenso píer), do Tatu (próxima à praia de Sepetiba), do Batuque (ao sul da ilha do Jardim), Jurubaíba (à sudoeste da ilha de Itacuruçá), das Cabras (à noroeste da ilha dos Martins), das Ostras (à nordeste da ilha dos Martins), Guaíba (avistada da paria do Junqueira, em Mangaratiba), Guaibinha (idem), do Guaiá Grande e do Guaiá Pequeno (ambas ao sul da ilha de Jaguanum), do Vigia Pequeno (ao norte da ilha do Vigia Grande), da Baía (à nordeste da ilha do Vigia Grande), Duas Irmãs (próximas à Praia Grande), Guaraqueçaba, do Cavalo (no estuário do Rio Piracão) , Nova (idem), das Baleias (idem), Suruquai (idem) e do Capão (no estuário dos rios Piracão e do Portinho).
33. Mapa da baía de Sepetiba e suas principais ilhas (vide posicionamento, se baseando na ilha das Palmas vista no canto inferior direito, no mapa da foto 6).
Nenhum comentário:
Postar um comentário