Translate

segunda-feira, 19 de agosto de 2024

AV. RIO BRANCO - abertura

A nova avenida tinha o objetivo de ligar o porto (Praça Mauá, antiga Prainha) da então capital federal a Praia da Ajuda (em frente à atual Cinelândia), seguindo depois para a Glória, Flamengo e Botafogo pela Av. Beira-mar. Seria a principal obra do Prefeito Francisco Pereira Passos (1836-1913), conhecido como o "bota-abaixo", durante sua gestão entre 1902-1906. Para atingir este grandioso projeto, cerca de 614 casas coloniais foram desapropriadas e demolidas, além de mais de 8 mil pessoas foram desalojadas. por estarem no caminho de uma pista de mão dupla, em linha reta, de 1.800 metros de extensão por 33 metros de largura.

A comissão técnica encarregada de realizar o projeto e a execução da obra foi encabeçada pelo engenheiro André Gustavo Paulo de Frontin (1860-1933). Além da Av. Central, ele também foi responsável pelo alargamento da Av. Atlântica, em 1919 e da abertura das Avenidas Delfim Moreira e Niemeyer (1916), na Zona Sul da capital. Paulo de Frontin foi senador da república, deputado federal e prefeito do Distrito Federal (1919).

De março à setembro de 1904 a linha central, de ponta a ponta, da nova avenida foi concluída e inaugurada pelo presidente Rodrigues Alves (1948-1919) e, em novembro do ano seguinte, deu-se a entrega definitiva da Av. Central à população já urbanizada e com 85 prédios em construção nas suas margens. Entre eles estavam edifícios do governo, jornais, clubes, confeitarias e cafés, hotéis, sedes de empresas de navegação, grandes magazines e seguradoras. Na região da atual Cinelândia, no fim da avenida, foi planejada a concentração de belíssimos prédios voltados para a arte e cultura, ainda hoje existentes: Teatro Municipal (1909), Biblioteca Nacional (1910) e a Escola de Belas Artes (1908).

A seguir vamos apresentar uma série de fotos das demolições e das obras de abertura da avenida, entretanto em grande parte delas é impossível determinar o trecho exato.

1. Março de 1904. O prefeito Pereira Passos, no centro da foto, em solenidade que marca o início dos trabalhos.

2. Trecho próximo à atual Praça Floriano (Cinelândia). A construção no fundo, à direita, é o antigo Convento da Ajuda. No local atualmente estão os prédios da Cinelândia.

 

3. Mesmo trecho da foto anterior. Demolição das primeiras construções antigas.

4. Consta ser o casario pré existente no local do futuro Teatro Municipal.

 

5. É difícil localizar com exatidão o trecho de algumas fotos, já que quase nada ao redor foi poupado.

6.

 
7. 

8.

 

9. Grandes aberturas são visíveis.

10. Demolições na altura do Largo da Carioca. Observar, ao fundo, o Santuário de Santo Antônio, no morro de mesmo nome.

11. Trecho do início da avenida, já delineada, na Praça Mauá.

12. 1905. O mesmo local algum tempo depois. Observar que no lado esquerdo das pistas diversos prédios estão sendo construídos.

13. 15/11/1905. Inauguração da Av. Central em dia de muita chuva.

14. Outro momento da inauguração, próximo à Rua do Rosário.

15. Trecho não identificado da cerimônia de inauguração.

16. 1904.

Nenhum comentário:

Postar um comentário