Translate

sexta-feira, 8 de maio de 2020

PRAÇA DA REPÚBLICA - Prefeitura e Escola Rivadávia Correa

Prefeitura Municipal

1. Fotografia de 1894 mostrando o prédio do antigo Paço Municipal. Identifica-se na extrema esquerda parte da Escola Rivadávia Correa e a Rua do São Pedro entre ambas as construções. À direita uma das esquinas da Praça da República (Campo de Santana).

1a. 1890. Tropas desfilam diante da prefeitura. À esquerda está parte da Escola Rivadavia Correia e à direita a torre da Igreja de São Jorge.

2. Ângulo semelhante às imagens anteriores, agora em 1889. A inauguração do prédio data de 1882, tendo sido ampliado em 1935.
 
3. Imagem contemporânea a anterior. Observar na lateral direita a parte alta da Igreja de São Jorge acima das árvores.

4. Imagem de cartão postal circulado em 1901. Algum evento público ocorre diante do prédio da Prefeitura, vendo-se ao fundo a torre sineira da Igreja de São Jorge.
 
5. Imagem de 1910 extraída de cartão postal. A sede da prefeitura funcionou aqui por 50 anos, de 1892 a 1942.

6. Aproximação da bela construção revelando detalhes encantadores.

7. Década de 20.

8. Sem data.

8a. 1935. Obras de ampliação.

9. Visão aérea da região do entorno da Prefeitura. Em 1944 foi a última construção a ser demolida para dar passagem a nova Av. Presidente Vargas. As linhas paralelas em branco na imagem delimitam o trecho a ser arrasado. Observar que parte da Praça da República também foi atingida. Clique na imagem para ampliar e conhecer as indicações assinaladas dos principais pontos de referência.

10. Nesta outra imagem aérea de 1941 vemos no alto os prédios da Escola Rivadávia Correa e da Prefeitura da cidade. Comparar com foto 15.

11. Visão dos fundos do prédio da antiga Prefeitura já em adiantado estado de demolição. A edificação foi uma das últimas a vir abaixo. No alto à direita o prédio da Central do Brasil e seu característico relógio.

12. Esta imagem, em sentido oposto da anterior, fala por si.

Escola Municipal Rivadávia Correa

13. Inaugurada em 1877 com a denominação de Escola Primária da Freguesia de Santana. Em 1915 alterou para o nome atual. Foto da década de 10, vendo-se à direita a esquina da Rua do São Pedro.

14. Imagem ao redor de 1906. Foi uma das "Escolas do Imperador", denominação indicativa de um conjunto de escolas importantes para a memória do ensino, assim como pelo valor arquitetônico, histórico e cultural.

15. Antes da abertura da Av. Presidente Vargas a escola situava-se no limite das demolições na área da Praça da República (Campo de Santana), visto nas fotos 9 e 10.

16. Imagem frontal em 1904.

17. Sem data.
 
18. Uma belíssima imagem da escola em 1894 e sua famosa vizinha, a Prefeitura Municipal.

18a. Data sem registro.
 
19. Sem data. Endereço: Av. Presidente Vargas, nº 1.314.

20. Imagem lateral da escola no final da década de 20. O prédio foi tombado em 1990. A partir de 1998 a escola passou a funcionar no prédio anexo, visto na foto acima em final de construção, e teve início um longo processo de restauração. Hoje se instala no local o Centro de Referência da Educação Pública do Rio de Janeiro Anísio Teixeira.

21. Desfile militar na Av. Presidente Vargas durante sua inauguração em 07/09/1944, aniversário da Independência do Brasil. Observamos ao centro da imagem o prédio da escola na lateral da nova avenida. À esquerda a parte alta do Ministério da Guerra e à direita o Campo de Santana e a Igreja de São Jorge. Vide foto 10.

terça-feira, 5 de maio de 2020

AV. PRESIDENTE VARGAS - Obras de abertura

1. Foto aérea do trecho a ser demolido (entre as linhas amarelas) da área da Praça XI até a Praça da República (Campo de Santana) com indicações dos principais pontos de referência. Observar que parte desta praça diante do antigo Quartel General do Exército também foi destruída.
 
1a. O mesmo trecho anterior visto de outro ângulo:
1) Estação de Trens D. Pedro II (atual Central do Brasil);
2) Quartel General do Exército (atual Palácio Duque de Caxias, Q.G. do Cmdo. Militar do Leste);
3) Praça da República (trecho arrasado);
4) Praça XI;
5) Igreja de Santana;
5a) Canal do Mangue;
6) Rua Marcílio Dias;
7) Rua Senador Pompeu;
8) Rua Barão de São Félix;
9) Cia. Estadual do Gás;
10) Rua Senador Euzébio (extinta);
11) Rua Visconde de Itaúna (extinta);
12) Morro da Providência; e
13) Rua Bento Ribeiro.

2. Imagem de 1941 de onde vai passar a futura via entre o Campo de Santana e o atual Palácio Duque de Caxias.

3. Aqui o trecho demolido entre o Campo de Santana até a Igreja da Candelária:
1) Praça da República (Campo de Santana);
2) Rua São Pedro (extinta);
3) Rua General Câmara (extinta);
4) Escola Rivadávia Correia;
5) Prefeitura (demolida);
6) Av. Marechal Floriano;
7) Ministério da Guerra (atual Palácio Duque de Caxias);
8) Igreja da Candelária;
9) Igreja do Santíssimo Sacramento (na Av. Passos);
10) Igreja de São Jorge (na esquina com a Rua da Alfândega).

4. Anos 30. Aqui uma aproximação da região do entorno da Igreja da Candelária que foi arrasado para a construção da Av. Presidente Vargas. Clique na imagem para ampliar e visualizar melhor as indicações descritas.
 
4a. Foto aérea de 1941, pouco antes do começo das demolições. Com esta imagem, apresentamos uma sequência de seis em tamanho extra grande para que o caro visitante tenha a percepção correta da enorme devastação causada pela abertura da Av. Presidente Vargas.

4b. Cerca de 1921.
1) Central do Brasil;
2) Quartel General do Exército; e
3) Casa da Moeda.
 
4c. Fotografia de 1941 mostra o trecho próximo à Estação de Trens da Central do Brasil vista nas fotos 1 e 1a. Na lateral esquerda encontra-se a Praça da República. Entre as duas vias assinaladas tudo será demolido, inclusive na praça. Clique na imagem para ampliar.

5. As demolições em andamento.

6. Esta imagem mostra o aspecto geral da derrubada das edificações. Observar que o prédio da Prefeitura ainda está de pé bem como várias construções ao que parece após a Av. Passos. Comparar com a foto 2. As obras duraram de 1941 à 1944, considerado um tempo recorde para um trabalho de tamanha envergadura naquela época.

7. O mesmo ângulo da foto anterior mostra agora a nova avenida totalmente livre de empecilhos para o início da urbanização.

8. Nesta imagem das obras vemos ainda de pé o prédio da antiga Prefeitura no centro da via ao fundo. Vide foto 6. 
 
8a. O mesmo trecho visto frontalmente.

8b. As obras avançam. Ao todo foram derrubadas 520 construções entre elas 4 igrejas com mais de 100 anos e a extinção de quatro ruas, uma praça e um largo.

8c. Uma obra necessária que ainda hoje traz benefícios para a mobilidade urbana.

8d. 1943. A Igreja do Saníssimo Sacramento é vista no alto central da imagem, portanto este trecho é no sentido candelária para à esquerda. Se o Campo de Santana estivesse à mostra estaria na lateral direita.
 
8e. O último prédio sendo demolido: Paço Municipal (Prefeitura do Distrito Federal).
 
9. Sem edificações em 1942 neste trecho.

10. Região próxima à Praça XI em 1942. Ao fundo o Campo de Santana na lateral direita da nova avenida.
 
10a. Trecho sendo demolido próximo à Praça da República.
 
10b. Nesta foto vemos nitidamente a mutilação que a Praça da República sofreu.

10c. Fotografia de 1942 mostra um trecho das obras não identificado.
 
11. 1944 no mesmo trecho da foto anterior. O bonde trafega pela atual Rua Visconde da Gávea em direção à lateral do Ministério da Guerra (Palácio Duque de Caxias - PDC).

12. Outra imagem aérea de 1944 invertida. São 4 Km de extensão e 80 m de largura ligando a região da Leopoldina à Candelária em quatro pistas de rolamento em linha reta.

13. Foto de 1943 mostra em primeiro plano a Av. Rio Branco. No fundo à direita o prédio da Central do Brasil e o PDC.

14. 1944. As pistas sendo pavimentadas.
 
15. Pavimentação em ângulo inverso ao anterior. Ao fundo as palmeiras que ladeiam o Canal do Mangue.

16. Parte das pistas de rolamento já haviam sido liberadas ao trânsito mesmo antes da inauguração.
 
17. Dia da inauguração com desfile militar: 07/09/1944. Fotografia obtida do alto do prédio da Central do Brasil.
 
18. Imagem extraída de cartão postal sem data conhecida mostra a nova avenida.

19. Aqui vemos soldados da Força Expedicionária Brasileira que lutaram na Segunda Guerra Mundial desfilando na Av. Presidente Vargas em jul./1945 após o retorno da Itália. Podemos constatar que, embora a inauguração da nova via tenha sido realizada dez meses antes, há claros vestígios de obras de urbanização inacabadas.