Praça Afonso Pena
1. Fotografia de 1921. A via à direita é a Rua Campos Sales e a da esquerda é a Rua Dr. Satamini. Ao fundo vemos a Pedra da Babilônia nas cercanias do Colégio Militar. A praça teve dois nomes antes do atual: Praça do Hipódromo Nacional e mais tarde Praça Castilhos França (1931).
2. Excelente imagem do mesmo ano da foto anterior. Vemos o cruzamento das mesmas ruas ali citadas. O casarão visto na lateral direita é o mesmo visto em parte no canto inferior esquerdo da outra foto. Por volta de 1900 foi aberta a Rua do Hipódromo (atual Rua Campos Sales) onde funcionava a Sociedade Hípica Nacional. Anos depois instalou-se ali o campo e a sede do América Futebol Clube.
3. Foto provável da mesma sequência das duas anteriores. Esta foi obtida de alguma casa da Rua Martins Pena (paralela à Rua Dr. Satamini, do outro lado da praça). À esquerda passa a Rua Campos Sales.
4. 1955. Não foi possível identificar o trecho aqui visto.
5. Anos 50. Também não foi possível identificar o trecho.
6. Foto familiar durante o Carnaval de ano desconhecido. A estátua dos "dois cachorros" atrás destas crianças é uma marca registrada do logradouro e permanece ainda hoje por lá muito embora não esteja exatamente no mesmo local.
7. Foto recente dos "dois cachorros" na parte baixa da praça, em frente a escada de acesso ao Metrô. Há uma placa alusiva datada de 1957.
8. Provável anos 60. O fotógrafo está de costas para a Rua Campos Sales com a Rua Afonso Pena ao fundo. O paisagismo do logradouro aqui é ainda hoje o mesmo com a parte central em plano rebaixado.
9. 1961. Também aqui não conseguimos identificar o trecho. A praça hoje funciona como uma grande área de lazer para jovens, adultos e crianças. No local há brinquedos infantis, academia da terceira idade, quadra de futebol mirim, aparelhos de musculação, pista para caminhar, local para idosos jogarem cartas, área cercada para cães se divertirem e bicicletas de aluguel. Além disso, desde 1982, conta com uma estação do Metrô e nos fins de semana há feira de artesanato, roupas e bijuterias ao redor. Em junho/julho há festas juninas que atraem muitos moradores do bairro. Em 2015 foi inaugurada uma estátua em homenagem ao cantor Tim Maia, tijucano, que fica em uma espécie de palco onde se apresentam artistas desconhecidos para animar crianças e jovens.
9a. Fotografia dos anos 60 mostra o cruzamento da Rua Afonso Pena, em profundidade, com Rua Dr. Satamini. O bonde 62 tem como destino a Praça Malvino Reis, no Grajaú. Provavelmente ele vai dobrar à direita.
Praça Comandante Xavier de Brito
15. Foto de 1928. Nesta época o local da praça, à direita da imagem, era ainda totalmente sem urbanização, mas ao que tudo indica está sendo ajardinada, pois ali são vistos trabalhadores. A via em profundidade é a Rua Pinto Guedes e à esquerda, ao fado do prédio da Escola Soares Pereira, está a mureta protetora do Rio Maracanã, já canalizado, na avenida de mesmo nome, em direção à Usina.
16. 1932. Esta parece ser a esquina da Rua Pinto Guedes (no pé da imagem) com Rua Oliveira da Silva.
16a. 1935. Uma foto aérea com indicações:
1) Praça Comandante Xavier de Brito (ainda sem o chafariz);
2) Rua Pinto Guedes;
3) Rua Dr. Otávio Kelly;
4) Escola Soares Pereira;
5) Av. Maracanã;
6) Rua Uruguai;
7) Vila Vieira (Rua Uruguai, nº 324, ainda existente); e
8) Rua Oliveira da Silva.
17. Anos 30. A praça localiza-se no cruzamento da Av. Maracanã com Rua Doutor Otávio Kelly.
18. Foto contemporânea e de ângulo semelhante a anterior. Nesta época a praça ainda não tinha o chafariz. O conjunto de árvores flamboyants e subipirunas, que o circunda, torna o clima mais agradável aos frequentadores.
19. O lindo chafariz francês da praça é sua marca registrada.
20. Sem data, mas provavelmente em 1963 quando o chafariz foi instalado no centro da praça.
21. 1963. Local preferido para fotos. Atrás do chafariz identifica-se a Escola Soares Pereira, na "agulha" da Rua Pinto Guedes com Av. Maracanã.
22. Cadê o banco? Os prédios vistos na lateral esquerda ficam na Av. Maracanã (nº 1455 e 1461), ao lado do Colégio Soares Pereira. Vide foto 28.
23. Foto familiar de 1963 mostra ao fundo um dos bondes desativados como transporte público que ficavam expostos nas praças da cidade como brinquedos para a criançada. O prédio atrás do bonde fica na esquina da Av. Maracanã (nº 1445) com Rua Doutor Otávio Kelly (sentido Rua Conde de Bonfim).
24. 1966. Passear de cavalos e mini charretes era uma das atrações de lazer do logradouro. Ficou tão famosa que passou a ficar mais conhecido como "Praça dos Cavalinhos".
25. 1966. O prédio ao fundo parece ser o situado no nº 28 da Praça Xavier de Brito, esquina com Rua Oliveira da Silva.
26. 1962. Detalhe da balaustrada do Rio Maracanã em estado lastimável de conservação. Ao fundo está a praça.
27. Colégio Estadual Soares Pereira (Av. Maracanã, nº 1450) em foto do ano de sua inauguração - 1927, vista também na foto 15. À sua direita está o final da Rua Pinto Guedes, uma das laterais da praça. O prédio apresenta planta em "V" e tem como destaque o pequeno acesso avarandado com seis colunas de granito e frontão ondulado. Posteriormente a escola foi ampliada com a construção de um anexo no pátio do terreno original.
28. Foto recente extraída do Street View mostra o colégio atualmente encoberto em parte por frondosas árvores. Foi fundado em 1927 e seu prédio foi tombado pelo patrimônio municipal no ano de 2000.
Nenhum comentário:
Postar um comentário