1. 1922. Ao que aparenta este trecho é próximo ao final da Rua General Canabarro (à esquerda) com o antigo traçado da Av. Maracanã antes da abertura da Av. Radial Oeste à direita.
2. Imagem recente do mesmo local extraída do Street View. As balaustradas permanecem lá.
2a. 1922. Local não identificado, embora o muro visto parace ser mesmo da foto 1.
3. 1922. Não foi possível precisar o trecho.
3a. 1923. Idem.
4. Idem.
5. Consta ser o cruzamento da Av. Maracanã com Rua Uruguai em foto de 1923. Ao que tudo indica a foto foi obtida no sentido da Praça Xavier de Brito. Notar a beleza da balaustrada ornada com postes de iluminação em suas extremidades.
6. 1923. Trecho indeterminado, mas podemos identificar o Pico do Papagaio no alto à direita.
7. 1930. Não foi possível identificar o trecho da avenida.
7a. 1931. Outro trecho não identificado, embora bastante semelhante ao anterior.
8. Estamos agora em 1958 ao lado da Estação de Trens de São Cristovão, fora da foto à direita. É a sequência da foto 1 em direção à Praça da Bandeira. Algumas das casas vista à esquerda, próximas ao ônibus, ainda existem.
9. Cerca de 1964. A parte mais baixa da imagem é o cruzamento da Rua Pinto de Figueiredo com Av. Maracanã e seu canal no sentido Centro. Mais adiante um ônibus sai da Rua Pereira Nunes e cruza a avenida em direção à Rua Barão de Mesquita. Na lateral esquerda, onde vemos algumas árvores, é a Praça Lamartine Babo em frente ao Quartel do 1º Batalhão da Polícia do Exército (fora da imagem). O prédio grande na reta do canal é a extinta Fábrica de Tecidos Botafogo, local hoje do Tijuca Off Shopping.
10. Esta foto, ao redor de 1957, traz o mesmo local da foto anterior obtida de outro ângulo. O prédio antigo e baixo visto no centro da imagem ainda existe e fica localizado na esquina da Rua Pinto de Figueiredo e Av. Maracanã. Ele não aparece na foto de antes porque, provavelmente, ela foi tirada de alguma janela do prédio alto atrás, nesta foto.
10a. Foto ao redor de 1963 mostra a Rua Pinto de Figueiredo vista da esquina da Av. Maracanã. Na lateral direita, ao fundo, é possível notar que a Rua Santo Afonso ainda não se ligava a Rua Antônio Basílio. O veículo "rabo de peixe" parece que vai contornar a Av. Maracanã no mesmo trecho visto na foto 9, onde há um carro preto na lateral direita.
11. Esta foto, ao redor da mesma época da imagem acima, mostra a continuação da Av. Maracanã naquele trecho em direção à Rua José Higino. Ao fundo vemos a fábrica da Cervejaria Brahma na esquina das duas vias citadas, hoje uma mega loja da rede atacadista Assaí (antigo Extra). O muro branco à direita pertence ao Quartel do 1º Batalhão da Polícia do Exército. Vide foto a seguir.
12. Esta foto aérea de 1963 mostra a inauguração da Praça Lamartine Babo citada na foto 9. A via à direita da imagem é a Rua Barão de Mesquita sentido Grajaú e a do canto inferior esquerdo é a Av. Maracanã, um pouco antes do trecho visto na foto anterior. As árvores altas no centro escondem a entrada do Quartel do 1º Batalhão de Polícia do Exército na Rua Pinto de Figueiredo, mas é possível observar seu belo prédio um pouco mais acima.
12a. 1964. A praça nasceu após a conclusão das obras da Av. Maracanã. Este trecho é da Rua Barão de Mesquita, também observado na foto anterior. Estas velhas construções ainda estão no local.
12b. Provável anos 60. Entreposto Militar de Abastecimento localizado no nº 1030 da avenida. É atualmente onde se encontra o Batalhão da Polícia do Exército. Vide foto 12.
13. Nesta foto, dos anos 70, observamos à esquerda as obras do Shopping Tijuca e as torres triplas do edifício comercial. À direita os prédios sobre as três galerias do Tijuca Off Shopping, inaugurado em 1983. A Av. Maracanã está no canto inferior esquerdo e entre os dois conjuntos passa a Rua Engenheiro Enaldo Cravo Peixoto. A construção do empreendimento ficou paralisada por mais de vinte anos devido à falência da Construtora New York. O Shopping Tijuca foi inaugurado finalmente em 1996 tornando-se o maior complexo comercial do bairro nas cercanias da Praça Saens Peña. Possui em torno de 300 lojas e 200 salas comerciais oferecendo aos seus clientes uma grande multiplicidade de serviços, produtos e lazer, além de um enorme estacionamento e uma praça de alimentação com várias alternativas em termos gastronômicos. Av. Maracanã, nº 987.
13a. Abandonado em 1983. A obra teve início em 1972.
14. Esta é a Fábrica da Cia. Hanseática em foto datada de 1905. É pena que a imagem não mostra um ângulo mais amplo à direita, pois nessa época o Rio Maracanã era um valão que corria a céu aberto. A via à esquerda é a Rua José Higino. A fábrica funcionou até 1941 quando foi adquirida pela Brahma que permaneceu neste local até 1992. Vide foto seguinte.
15. 1970. Cruzamento da Av. Maracanã com Rua José Higino. Destaque para a Cervejaria Brahma situada naquela esquina. Hoje no local está o Supermercado Extra, já em processo de transferência para a Rede Assaí.
16. Desfile escolar no Dia da Independência de algum ano da década de 80. A placa indicativa de trânsito vista é a entrada de veículos na Rua José Higino sentido Rua Barão de Mesquita. O prédio atrás tem hoje uma pizzaria por delivery no térreo. É o mesmo cruzamento das duas fotos anteriores visto por outro ângulo.
17. 1962. Depto. de Limpeza Urbana (DLU), atual Comlurb, faz a limpeza das margens do Rio Maracanã entre a Rua Major Ávila e Rua Deputado Soares Filho. Em profundidade é o sentido Praça Varhagen, vendo-se o Ed. Jamaica (Rua Major Ávila, nº 455) em construção.
18. Foto de 1956 em frente a entrada do Estádio do Maracanã (lateral direita).
19. Foto do final da década de 50. Este ônibus está passando num
trecho horrível da Av. Maracanã que não existe mais depois que a Av.
Radial Oeste foi criada, ou seja próximo à Estação de Trem de São
Cristovão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário