1. Fotografia aérea da região onde se situavam as quatro igrejas demolidas durante as obras de construção da Av. Presidente Vargas durante o início dos aos 40. Clique na imagem para ampliar ainda mais e orientar-se pelas indicações das vias assinaladas em branco. As duas linhas paralelas em vermelho delimitam o trecho totalmente colocado abaixo. Observem as quatro igrejas assinaladas em vermelho e sublinhadas em amarelo: Igreja N. Sra. da Conceição, Igreja de São Domingos, Igreja do Bom Jesus Senhor do Calvário e Igreja de São Pedro dos Clérigos. A Igreja da Candelária, em primeiro plano, como sabemos, não foi demolida e está assinalada apenas para orientar a localização do visitante.
2. Esta fotografia nos mostra o trecho da nova avenida quase que totalmente demolido restando apenas duas das citadas igrejas: no alto a Igreja Bom Jesus Senhor do Calvário e no canto inferior direito a Igreja de São Pedro dos Clérigos.
2a. Imagem em sentido oposto a anterior obtida provavelmente do alto do prédio da Central do Brasil.
3. As mesmas duas igrejas mencionadas antes em foto de ângulo mais baixo.
3a. Esta foto é oposta a anterior. À direita esta a Rua General Câmara e, à esquerda, a Rua São Pedro, ambas extintas após a abertura da nova avenida. No fundo, ao alto, vemos a cúpula e as torres da Igreja de N. Sra. da Candelária. A larga construção em sua frente é a Hasenclever & Cia. que logo irá abaixo.
4. Excelente imagem nos mostra as demolições ao lado da Igreja da Candelária, vista aqui na extrema esquerda. Ao fundo a Igreja de Bom Jesus Senhor do Calvário (esquerda) e Igreja de São Pedro dos Clérigos, na frente.
5. Igreja de N. Sra. da Conceição. Localização: Rua da Conceição esquina com Rua General Câmara (antiga Rua do Sabão). Anos 20.
6. Imagem de 1942 mostra operários em trabalho de demolição no alto da Igreja N. Sra. da Conceição. À esquerda e ao fundo a Igreja de São Francisco de Paula no largo do mesmo nome.
7. Igreja do Bom Senhor Jesus do Calvário. Outra joia rara colocada abaixo. Localização: Rua General Câmara (no canto esquerdo) com Rua Uruguaiana (no canto direito). No prédio colado à direita funcionava o Hospital da Ordem Terceira do Bom Jesus e Via Sacra, também demolido para a passagem da nova avenida.
7a. Triste fim...
8. 1898. Igreja de São Pedro dos Clérigos. Localização: Rua Miguel Couto esquina com Rua São Pedro.
9. Imagem ao redor de 1920. Construída entre 1732 e 1740 a Igreja de São Pedro, em estilo barroco, foi uma das últimas construções a ser demolida. Vide fotos 2 e 3.
10. Excelente foto do mesmo templo religioso contemporânea da anterior. Rua São Pedro à esquerda e Rua Miguel Couto à direita.
11. A mesma igreja em fase de demolição. Ao fundo a cúpula da Igreja da Candelária. Trata-se de imagem oposta da foto 4.
11a. À esquerda fica a extinta Rua São Pedro.
11b. Observar as indicações consideando que o prédio da Cia. Theodor Wille localizava-se na Rua General Câmara (extinta) esquina com Av. Rio Branco. Já a Igreja de São Pedro ficava na rua de mesmo nome, também extinta, esquina com Rua dos Ourives (atual Rua Miguel Couto).
12. Observar o eufemismo na placa da Prefeitura à época da demolição: "remoção da Igreja de São Pedro".
13. Rua Miguel Couto.
13a. Mesmo ângulo da foto 12.
13b. O local demarcado de onde ficava a igreja. No pé da foto passa a Av. Rio Branco e onde está um grupo de pessoas, à direita, fica a Rua Miguel Couto. Comparar com foto 1.
14. Fotografia de 1928 revelando o péssimo estado de conservação da Igreja de São Domingos de Gusmão. Localização: Rua São Pedro esquina com Av. Passos, no extinto Largo de São Domingos.
15. Outra foto da Igreja de São Domingos em 1942. Convido o visitante e ver outras imagens desta igreja em postagem própria relativa à Av. Passos aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário