1. Imagem de 1921 mostrando o marco principal do Largo da Misericórdia: a Igreja de N. Sra. do Bonsucesso, situada no sopé da Ladeira da Misericórdia, um dos antigos acessos ao Morro do Castelo.
2. Cerca de 1922. A história da igreja remonta à 1567 (dois anos após a fundação da cidade) quando foi construída a Capela de N. Sra. da Misericórdia. Em 1780, quando já havia sido renomeada, foi reconstruída em estilo barroco passando a integrar o complexo da Santa Casa de Misericórdia. Em 1818 foi acrescentada uma cúpula à capela principal.
2a. A foto anterior em seu tamanho original. Observar à direita o começo da Ladeira da Misericórdia.
3. Sem data. Uma das igrejas mais antigas da cidade. Foi tombada pelo IPHAN em 1938.
4. Foto de 1921. A Ladeira da Misericórdia, vista à direita, tem início no largo.
5. 1922. Outro ângulo revela a Ladeira da Misericórdia.
5a. A mesma foto acima vista em seu tamanho original. É interessante notar a construção na esquina da Rua da Misericórdia. Ela aparece em diversas fotos desta postagem, mas especialmente aqui está apenas com uma porta pequena abaixo das duas janelas, sob o letreiro "Fábrica de Flores".
6. 1916. O Largo, a Ladeira e a Rua da Misericórdia.
6a. O mesmo trecho acima em foto de 1921.
6b. 1921. A construção à direita é o Pavilhão dos Estados da Exposição Internacional do Centenário da Independência de 1922, depois Ministério da Agricultura. Demolido nos anos 70.
6c. Sem data conhecida. Observar o antigo poste de iluminação presente nas três fotos anteriores e nas duas seguintes.
6d. 1921. Um raro ângulo do Largo, Ladeira e Rua da Misericórdia. A construção à esquerda, antes da Igreja de N. Sra. de Bonsucesso, é a Escola de Medicina, localizada nos fundos da Santa Casa de Misericórdia.
7. 1957. A construção daqui se foi, porém o poste permaneceu.
8. Data desconhecida.
9. Imagem de 1967. As três últimas fotos mostram lateralmente o que restou da Ladeira da Misericórdia após o desmonte do Morro do Castelo.
10. Anos 60. No centro do Rio toda área livre virava estacionamento.
11. A Rua da Misericórdia começava exatamente neste trecho onde vemos à esquerda parte da Igreja de São José. A via contornava o Morro do Castelo terminando no Largo da Misericórdia. Vide foto 6.
11a. A sinuosa Rua da Misericórdia é vista nesta foto dos anos 20 diante da Igreja de São José. No canto inferior esquerdo identifica-se a parte alta da Cadeia Velha e a estreita Rua São José. No alto do Morro do Castelo vemos a Igreja dos Jesuítas e o Hospital São Zacharias.
11b. 1911. Estamos na Rua da Misericórdia esquina com Rua da Assembleia. O prédio em destaque provavelmente é o mesmo visto na parte baixa da foto anterior. O fotógrafo está, portanto, de costas para a Cadeia Velha.
12. Rara fotografia, ao redor de 1880, em sentido oposto a tomada anterior. Identificamos a torre da Igreja de São José ao fundo. É o ângulo oposto da foto 11a.
12a. Imagem contemporânea a anterior. Quase na mesma posição.
12b. Foto de 1928 mostra o traçado da Rua da Misericórdia e alguns pontos assinalados de seu entorno.
1) Igreja de N. Sra. do Carmo (Rua Primeiro de Março, esquina com Rua Sete de Setembro);
2) Igreja de São José (final do Rua da Misericórdia);
3) Convento das Carmelitas (Rua Primeiro de Março);
4) Guinle & Cia. (Av. Rio Branco, esquina com Rua do Rosário);
5) Jornal do Comércio (Av. Rio Branco, esquina com Rua do Ouvidor));
6) Jornal do Brasil (Av. Rio Branco);
7) Clube de Engenharia (Av. Rio Branco);
8) Jornal o Paiz (Av. Rio Branco, esquina com Rua Sete de Setembro);
9) Igreja N. Sra. do Rosário (na Rua Uruguaiana);
10) Traçado da Rua da Misericórdia (trecho em curva, vide foto 11a); e
11) Rua Primeiro de Março (diante da Praça XV).
12c. Fotografia de 1914 obtida do alto do Morro do Castelo. Vemos no pé da imagem a curva que a Rua da Misericórdia fazia no sentido Praça XV até unir-se com a Rua Primeiro de Março (antiga Rua Direita). É possível identificar vários pontos de referência da região: Igreja de São José, Igreja do Carmo e sua vizinha Igreja da Ordem Terceira do Monte do Carmo, a cúpula da Igreja da Candelária e o Morro de São Bento, ao fundo.
13. Nesta imagem vemos o morro já demolido descortinando ao fundo, conforme indicado, diversos pontos de referência na Praça Floriano (Cinelândia) e adjacências. Observar à direita a Rua da Misericórdia em curva onde encontrará a atual Rua Primeiro de Março (antiga Rua Direita). A via, em breve, também sumirá do mapa. No canto inferior esquerdo vemos ainda uma grande parte da Ladeira da Misericórdia em direção aos escombros do conjunto arquitetônico dos Jesuítas. Clique na imagem para ampliar.
13a. Anos 10. Não foi possível identificar corretamente o trecho.
13b. 1928. Nº 98 da via em trecho indeterminado.
13c. 1928. Rua da Misericórdia, nº 142. Trecho identificado como a esquina do Beco do Cotovelo tendo em vista sua acentuada curva vista ao fundo.
13d. 1928. Demolição dos nºs 58 e 56.
13e. 1928. Nºs 68, 66 e 64. Mesma sequência da foto anterior.
13f. Sem data conhecida. Um bairro a espera de seu fim.
13g. 1923. A Rua da Misericórdia, embora uma das mais antigas da cidade, antes de sumir do mapa, concentrava uma classe de moradores de fama nada agradável. Desordeiros, vagabundos, ladrões e prostitutas misturavam-se a outras pessoas de baixa renda que habitavam casas rudimentares coladas umas às outras, com pouca luminosidade e de aspecto sinistro. Havia comerciantes em lojas caindo aos pedaços, botequins imundos, animais vagando entre pedestres de lá para cá. Os numerosos becos tinham suas casas com janelas constantemente fechadas como parecendo esconder alguma ilegalidade. Indivíduos com olhar estranho, assustados e desconfiados na porta das hospedarias baratas ou na entrada de prédios baixos em ruínas. Todas as fotos desta numeração 13 parecem dizer isso.
13h. 1913. Aqui se vê o velho casario da rua. Construções coladas umas às outras. Trecho indeterminado.
13i. 1907. Foto de baixa nitidez.
13j. Sem registro de data. Identificar o trecho da rua é tarefa quae impossível, pois os sobrados parecem todos iguais e de um aspecto pobre de conservação.
17k. Cerca de 1917. Trecho não identificado.
17l. 1928. Sem identificação do trecho.
14. Foto de Augusto Malta em 1925. Outra tomada em profundidade da Rua da Misericórdia. À direita vemos o Pavilhão da Agricultura e Viação que integrou a Exposição Internacional de 1922 em homenagem ao Centenário da Independência do Brasil.
14a. 1920. Um trecho da via próximo ao Largo da Misericórdia. No canto superior esquerdo vemos o Pavilhão dos Estados sendo erguido para a Expo 1922. Em breve toda esta área vista à direita, parte do Morro do Castelo, será demolida. Vide foto 18.
15a. Sem data. Uma fábrica localizada na Rua da Misericórdia bem próxima a Ladeira da Misericórdia. Ela é vista na foto 8 da postagem Morro do Castelo, ladeiras e acessos. Aqui.
16. Fotografia de 1921 vendo-se no alto o Hospital São Zacharias no topo do Morro do Castelo. As obras em primeiro plano são para a construção de algum pavilhão da exposição citada na foto 14. Segundo nos revela Malta, no canto da foto, trata-se do entroncamento da Rua da Misericórdia, Largo do Batalha, Rua do Trem e Rua Dom Manuel.
16a. Aqui vemos a mesma área anterior sendo devastada em 1920 para a construção do citado pavilhão. O casario alinhado visto fica na Rua da Misericórdia, ao pé do Morro do Castelo.
17. Quando a Praça do Expedicionário foi criada, na década de 40, os últimos vestígios da Rua da Misericórdia desapareceram, como este visto acima. Observar ao fundo o prédio do antigo Ministério da Fazenda localizado na Av. Presidente Antônio Carlos.
18. Curiosa fotografia, da década de 60, obtida da Rua da Misericórdia com a câmera voltada para o Largo da Misericórdia visto ao fundo. Observar à direita a Igreja N. Sra. de Bonsucesso. O belo prédio visto, de fundos, no centro da imagem é o antigo Ministério da Agricultura, que se originou do Pavilhão dos Estados Brasileiros na Exposição Internacional de 1922. Em primeiro plano, à esquerda, está o antigo Museu da Imagem e do Som, antigo Pavilhão da Administração do Distrito Federal, na mesma exposição e entre os dois prédios vemos o trecho final da Rua Dom Manuel.
19. Foto de 1957. A rua é vista já bastante desfigurada no trecho próximo ao Mercado Municipal, cujo torreão é visto ao fundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário