Translate

sexta-feira, 29 de maio de 2020

RUA SANTA LUZIA

1. Cerca de 1900. Vemos ao fundo, ampliando a foto, as árvores do Passeio Público e, no alto, o Morro de Santa Tereza.

1a. 1903. Rara fotografia da Rua Santa Luzia, em profundidade, antes da abertura da Av. Central (atual Av. Rio Branco). A via à esquerda é o velho traçado da Rua da Ajuda, próxima de onde hoje fica a Cinelândia. A rua foi aberta em 1817 por ordem de D. João VI a fim de facilitar o acesso à Igreja de Santa Luzia. Seria a construção em destaque o local onde será erguido o prédio original do Clube Militar?

1b. 1906. Imagem obtida a partir do Morro do Castelo. Vemos parte do trecho inicial da Rua Santa Luzia com a fábrica de gelo e suas chaminés que tanto aparecem em fotos da época.

2. 1907. Foto provavelmente captada do alto da Igreja de Santa Luzia nos mostra a Rua Santa Luzia (antiga Caminho da Prainha) em profundidade na direção da Praça Floriano (Cinelândia). Observar ao fundo o Palácio Monroe e no canto inferior esquerdo a Casa de Banhos da Praia de Santa Luzia.
 
2a. 1907. Certamente o mesmo dia da foto anterior.

3. Cerca de 1907. Uma aproximação da entrada da casa de banhos (por vezes chamada de balneário) da Praia de Santa Luzia, também identificada acima. Aqui os banhistas trocavam de roupa e tomavam banho em cabines apropriadas, após o lazer nas águas tranquilas da praia. Havia lanchonete com garçons, boias, trampolim e até salva-vidas.

4. 1915. A Rua Santa Luzia próximo à esquina da futura Rua México, vista na extrema esquerda. Observar no fundo a cúpula do prédio do antigo STF cuja entrada principal está voltada para a Av. Rio Branco. O nome "Panorama" era uma série de salas de exposição de pinturas à óleo, contudo a que apresentamos aqui, inaugurado em 1900, encontra-se em demolição.

5. Cerca de 1920 durante o aterro da praia de Santa Luzia. Observar as indicações dos pontos de referência.

6. Mesmo ângulo da foto anterior. A Igreja de São Sebastião no alto do Morro do Castelo ainda está de pé, mas certamente com os dias contados. À direita vemos as obras de afastamento da Av. Beira-mar objetivando dar espaço às construções do Exposição Internacional de 1922. Ali foi aberta uma via que durante a exposição foi chamada de Av. das Nações e após o desmonte do evento, no ano seguinte, foi renomeada Av. Presidente Wilson.

6a. Ao redor de 1922. É uma foto provável da mesma sequência anterior.
 
6b. Mesmo ângulo da foto anterior, porém em período mais antigo. Observar o Morro do Castelo em processo de desmonte. À direita vemos a Rua Santa Luzia e a igreja de mesmo nome.
 
7. 1865. Santa Casa de Misericórdia. Observamos com curiosidade na lateral esquerda os dizeres acima de uma entrada: "Depósito de Cadáveres".

8. Cerca de 188. O hospital geral em ângulo oposto. Fundado em meados do século XVI.
 
 
8a.  Aproximação da imagem anterior para apreciar detalhes da construção.
 
8b. Foto contemporânea a anterior, provavelmente no mesmo dia.

 
8c. Sem registro de data.

8d. Sem data.

8e. A Santa Casa vista de um ângulo pouco comum: do alto do Morro do Castelo.
 
8f. 1856. Litografia da antiga fachada do hospital, bem próximo ao mar. Observar pela foto anterior que a nova versão foi feita na frente da outra.
 
 
9. Cerca de 1905. A Rua Santa Luzia onde trafega um bonde puxado por burros.

10. 1908. As frondosas árvores diante da Santa Casa.

11. Sem data. Além dos objetivos assistencialistas a Santa Casa, firmou-se ao longo dos anos como espaço de exercício e ensino de medicina. Por mais de um século abrigou a Academia Médico-Cirúrgica do RJ, futura Faculdade de Medicina.
 
 
11a. 1921. Pintura da capa da Revista Fon-Fon.

12. Sem data. Estas árvores ainda hoje "fecham" a rua. Vide foto seguinte.

13. Imagem recente extraída do Street View.

14. Provavelmente anos 10. Os fundos da instituição ficavam muito próximos ao Morro do Castelo. Endereço: Rua Santa Luzia, nº 206.

15. Anos 20.
 
15a. Sem registro de data.

16. Anos 50.

17. Decerto anos 70.

18. Anos 40. Em primeiro plano vemos a Rua Santa Luzia em sua esquina com a Av. Graça Aranha. Identificamos à direita a Igreja de Santa Luzia, à esquerda o Palácio Gustavo Capanema (Ministério da Educação e Cultura) e os fundos do Ministério do Trabalho. Em primeiro plano percebemos o início das obras de construção do prédio que pertencerá a Cia. Vale do Rio Doce.

19. 1938. Aqui vemos toda região próxima à Rua Santa Luzia. Vejam a numeração conforme indicado abaixo:
1) Rua Santa Luzia;
2) Clube Militar;
3) Ed. Lafont;
4) Ed. Brasília (em construção);
5) Ed. Standard Oil (depois Esso), atual Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais - IBMEC;
6) Embaixada dos EUA (antigo Pavilhão dos EUA na Expo 1922), atual Consulado dos EUA;
7) Rua México;
8) Av. Presidente Wilson (antiga Av. das Nações na Expo 1922);
9) Praça Quatro de Julho;
10) Av. Calógeras (ainda sem ligação com a Av. Graça Aranha);
11) Igreja de Santa Luzia;
12) Academia Brasileira de Letras - ABL (antigo Pavilhão da França na Expo 1922);
13) Av. Presidente Antônio Carlos (antiga Av. Santos Dumont);
14) Santa Casa de Misericórdia;
15) Ministério do Trabalho;
16) Av. Churchill;
17) Av. Beira-mar;
18) Av. Marechal Câmara.
É interessante observar o Monumento em Homenagem à Amizade Brasil - EUA (nº 13), inicialmente localizado no cruzamento da Av. Presidente Antônio Carlos com Av. Presidente Wilson, sendo transportado em 1942 para a Praça Quatro de Julho (nº 9).

Nenhum comentário:

Postar um comentário