1. Rua Grajaú em 1922. Só casarões.
2. Cruzamento da Rua Grajaú (em profundidade) com Rua Gurupi em fotografia de 1925. Pico do Papagaio ao fundo.
3. 1930. O mesmo cruzamento da foto anterior.
4. Anos 30. Parece ser o mesmo cruzamento agora visto pelo lado oposto, ou seja, a Rua Grajaú no sentido da Rua Barão de Bom Retiro. O muro à direita, ainda existente e está bem visível nas fotos 2 e 3.
5. Novamente o mesmo cruzamento citado antes, agora em imagem dos anos 70.
6. Foto sem data de um extinto casarão existente na Rua Grajaú, nº 11. Residência do arquiteto Francisco Antonio Tricário.
7. 1923. Mansão existente na mesma via em número incerto. O bairro do Grajaú, considerado ainda muito tranquilo e com boa qualidade de vida por conta da intensa arborização existente, concentrava uma grande quantidade de casarões com jardim frontal e quintal nos fundos. No começo dos anos 70, devido à especulação imobiliária que atingiu esta região da Zona Norte, muitas residências deste tipo, que ocupavam largos terrenos, foram demolidas para a construção de prédios residenciais. Todavia ainda é possível ver no bairro muitos casarões familiares deste tipo.
8. Rua Grajaú, nº 155 em foto de 1933. À direita vemos uma ladeira, portanto o trecho deve ser no final da rua.
8a. 1923. Residência localizada no nº 216 da rua. A construção foi posta abaixo para, no local, ser construído um prédio residencial.
9. Capela N. Sra. da Imaculada Conceição em foto de 1918. Foi a primeira igreja do bairro erguida na Rua Grajaú, nº 27. Após a inauguração da Igreja N. Sra. do Perpétuo Socorro, na Praça Edmundo Rego, em 1931, esta capela passou a segundo plano, sendo apenas aberta no dia da santa padroeira de seu nome, 08 de dezembro. Nos anos 2000 o pequeno templo passou por uma reforma estrutural após anos de abandono, sendo tombado em 2014.
10. Grande residência com muro de pedras localizada na Rua Caruaru, nº 21, em foto de 1924. Foi demolida.
11. Casa ainda existente na Rua Araxá, nº 436.
12. 1934. Rua Juiz de Fora, no limite entre os bairros do Grajaú e Andaraí. No alto, ao fundo, o Morro do Sumaré.
12a. Rua Juiz de Fora na altura do nº 81, esquina com Rua Campinas.
13. Consta ser a Rua Uberaba, antiga Rua Vila América, em 1958 cujo trecho não foi identificado. Observar que a vala antes existente foi extinta. Pela formação das montanhas ao fundo, o sentido da via parece o mesmo.
14. Anos 70. Rua Uberaba esquina com Rua Castro Barbosa. Destaque para o Ed. Murta, erguido em 1959, existente ainda hoje. Rua Uberaba, nº 60.
14a. Cerca de 1910. Escola Afrânio Peixoto, localizada na Rua Ferreira Pontes, nº 328, próxima ao Hospital Federal do Andaraí. Esta rua também faz o limite dos bairros do Grajaú e Andaraí. A via à esquerda é a pequena Rua Guamerim sentido Grajaú. A escola existe ainda hoje no mesmo local, em outro prédio mais moderno.
14b. Foto sem data da esquina da Rua Juiz de Fora (no fundo, à esquerda) com Rua Campinas (no pé da imagem, da lateral esquerda para a direita). Vide foto 12a.
15. Aqui vemos a Praça Nobel em final de urbanização nos anos 40. O logradouro fica entre as Ruas Sá Viana (no canto inferior direito), Rua Campinas (na lateral esquerda da imagem) e Rua Rosa e Silva (no meio da imagem). A quarta rua, em diagonal, no pé da foto tem como endereço o nome da praça.
16. 1966. Praça Nobel, típica da Zona Norte carioca.
16a. Foto de 1959 mostrando a Rua Bambuí. Ela liga a Rua Rosa e Silva (ao fundo, na esquerda) com a Rua Borda do Mato (atrás e à direita do fotógrafo, fora da foto).
16b. Rua Borda do Mato, esquina com Rua Bambuí, à esquerda.
16c. 1924. Rua Barão de Mesquita, próximo à Praça Verdun, esquina com Rua Castro Barbosa. Ao fundo está o Pico do Papagaio.
17. 1962. Praça Malvino Reis, outra praça do bairro, localizada na junção do começo da Rua Gurupi com Rua Professor Valadares. Atualmente é conhecida por ser o local do Restaurante Planalto do Chopp, ao fundo.
18. Nesta rara fotografia, de 1931, vemos a parte final da Rua Visconde de Santa Isabel na esquina da Rua Mearim (a ladeira em descida). Notar o Pico do Papagaio, no alto, à direita.
19. Foto aérea de 1950 de um famoso trecho do bairro. Indicações:
1) Av. Engenheiro Richard;
2) Rua Gurupi;
3) Rua Araxá;
4) Rua Mearim; e
5) Grajaú Tênis Clube.
20. Foto contemporânea a anterior. Distante da praia, os moradores do bairro aproveitavam o tempo livre para frequentar o Grajaú Tênis Clube, o melhor da região. A piscina do clube pode ser vista na foto anterior abaixo do algarismo 3. Além deste, os moradores ainda dispunham do Grajaú Country Clube, localizado no final da Rua Itabaiana, todavia não encontramos fotos antigas dele.
20a. Av Engenheiro Richard em provável foto dos anos 50. O canteiro central com pés de tamarindo são típicos da via.
20b. Sem data. Casarão localizado na Av. Engenheiro Richard, nº 84, em frente ao Grajáu Tênis Clube. Ainda existe, embora totalmente desfigurado e atrás de muros altos.
21. Esta é a Rua Marechal Jofre, em foto de 1964. Citroën e Renault Dauphini.
22. Década de 20. Antigo casarão existente na Rua Marechal Jofre com numeração indeterminada. Não existe mais.
23. Anos 70 sem identificação da rua.
24. Fotografia contemporânea a anterior e também sem identificação. Seria a Rua Canavieiras? O itinerário da linha 422, ao fundo, passa por ela.
24a. Cerca de 1955. Ao fundo vemos o cruzamento da Rua Canavieiras com Rua Grajaú.
25. 1955. Trecho limite do bairro com a subida da Autoestrada Grajaú - Jacarepaguá. Observar as indicações assinaladas.
25a. 1972. Este local é muito próximo ao visto na foto acima, contudo não conseguimos identificar com precisão as ruas. Consta ser a esquina das ruas Visconde de Santa Isabel com Barão de Bom Retiro. Na época, esta região passava por uma reformulação de trânsito para se adequar ao crescente fluxo de veículos. Ao fundo é possível observar o Posto Atlantic na confluência, existente ainda hoje. Vemos ainda que o meio fio está sendo modificado e consta também que as casas e comércio em destaque foram extintos em função destas modificações.
26. Uma das diversas curvas da autoestrada em foto ao redor de 1960.
26a. 1959.
26b. 1959. A estrada foi aberta ao tráfego ainda com muitos pontos de falta de contenção de encostas.
26c. 1956. Em períodos de chuva forte havia muitos problemas de deslizamento de terras e pedras. Trânsito interrompido e carros atolados.
26d. 1960. Era comum a interdição da estrada devido ao deslisamento de suas encostas causado pelas chuvas de verão.
26e. Consta ser o trecho mais alto da estrada, onde anos depois instalou-se o Restaurante Cabana da Serra (fechado em 2002).
27. Foto aérea revela o pouco tráfego em pista única e urbanismo precário.
28. 1963.
29. 1965. Segue pela estrada um ônibus da extinta linha 241 (Taquara - Praça Mauá) após queda de barreira.
30. 1967. Descida em direção ao Grajaú.
31. Foto de 1972 obtida do interior de um "fusca" em subida na autoestrada. A via foi inaugurada em 1957 ainda em terra batida. Três anos depois foi feito o asfaltamento e em 1962 sua denominação foi alterada para Av. Menezes Cortes. Nos anos 80 a pista foi duplicada e o tráfego aumentou como consequência, tornando a estrada uma ligação importante entre a Zona Norte da cidade e a baixada de Jacarepaguá, alongando-se até a Barra da Tijuca.
32. Fechamos esta postagem com esta foto, dos anos 20, da chamada Garganta do Matheus
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