1. Foto aérea do trecho a ser demolido (entre as linhas amarelas) da área da Praça XI até a Praça da República (Campo de Santana) com indicações dos principais pontos de referência. Observar que parte desta praça diante do antigo Quartel General do Exército também foi destruída.
1a. O mesmo trecho anterior visto de outro ângulo:
1) Estação de Trens D. Pedro II (atual Central do Brasil);
2) Quartel General do Exército (atual Palácio Duque de Caxias, Q.G. do Cmdo. Militar do Leste);
3) Praça da República (trecho arrasado);
4) Praça XI;
5) Igreja de Santana;
5a) Canal do Mangue;
6) Rua Marcílio Dias;
7) Rua Senador Pompeu;
8) Rua Barão de São Félix;
9) Cia. Estadual do Gás;
10) Rua Senador Euzébio (extinta);
11) Rua Visconde de Itaúna (extinta);
12) Morro da Providência; e
13) Rua Bento Ribeiro.
2. Imagem de 1941 de onde vai passar a futura via entre o Campo de Santana e o atual Palácio Duque de Caxias.
3. Aqui o trecho demolido entre o Campo de Santana até a Igreja da Candelária:
1) Praça da República (Campo de Santana);
2) Rua São Pedro (extinta);
3) Rua General Câmara (extinta);
4) Escola Rivadávia Correia;
5) Prefeitura (demolida);
6) Av. Marechal Floriano;
7) Ministério da Guerra (atual Palácio Duque de Caxias);
8) Igreja da Candelária;
9) Igreja do Santíssimo Sacramento (na Av. Passos);
10) Igreja de São Jorge (na esquina com a Rua da Alfândega).
4. Anos 30. Aqui uma aproximação da região do entorno da Igreja da Candelária que foi arrasado para a construção da Av. Presidente Vargas. Clique na imagem para ampliar e visualizar melhor as indicações descritas.
4a. Foto aérea de 1941, pouco antes do começo das demolições. Com esta imagem, apresentamos uma sequência de seis em tamanho extra grande para que o caro visitante tenha a percepção correta da enorme devastação causada pela abertura da Av. Presidente Vargas.
4b. Cerca de 1921.
1) Central do Brasil;
2) Quartel General do Exército; e
3) Casa da Moeda.
4c. Fotografia de 1941 mostra o trecho próximo à Estação de Trens da Central do Brasil vista nas fotos 1 e 1a. Na lateral esquerda encontra-se a Praça da República. Entre as duas vias assinaladas tudo será demolido, inclusive na praça. Clique na imagem para ampliar.
5. As demolições em andamento.
6. Esta imagem mostra o aspecto geral da derrubada das edificações. Observar que o prédio da Prefeitura ainda está de pé bem como várias construções ao que parece após a Av. Passos. Comparar com a foto 2. As obras duraram de 1941 à 1944, considerado um tempo recorde para um trabalho de tamanha envergadura naquela época.
7. O mesmo ângulo da foto anterior mostra agora a nova avenida totalmente livre de empecilhos para o início da urbanização.
8. Nesta imagem das obras vemos ainda de pé o prédio da antiga Prefeitura no centro da via ao fundo. Vide foto 6.
8a. O mesmo trecho visto frontalmente.
8b. As obras avançam. Ao todo foram derrubadas 520 construções entre elas 4 igrejas com mais de 100 anos e a extinção de quatro ruas, uma praça e um largo.
8d. 1943. A Igreja do Saníssimo Sacramento é vista no alto central da imagem, portanto este trecho é no sentido candelária para à esquerda. Se o Campo de Santana estivesse à mostra estaria na lateral direita.
8e. O último prédio sendo demolido: Paço Municipal (Prefeitura do Distrito Federal).
9. Sem edificações em 1942 neste trecho.
10. Região próxima à Praça XI em 1942. Ao fundo o Campo de Santana na lateral direita da nova avenida.
10a. Trecho sendo demolido próximo à Praça da República.
10b. Nesta foto vemos nitidamente a mutilação que a Praça da República sofreu.
10c. Fotografia de 1942 mostra um trecho das obras não identificado.
11. 1944 no mesmo trecho da foto anterior. O bonde trafega pela atual Rua Visconde da Gávea em direção à lateral do Ministério da Guerra (Palácio Duque de Caxias - PDC).
12. Outra imagem aérea de 1944 invertida. São 4 Km de extensão e 80 m de largura ligando a região da Leopoldina à Candelária em quatro pistas de rolamento em linha reta.
13. Foto de 1943 mostra em primeiro plano a Av. Rio Branco. No fundo à direita o prédio da Central do Brasil e o PDC.
14. 1944. As pistas sendo pavimentadas.
15. Pavimentação em ângulo inverso ao anterior. Ao fundo as palmeiras que ladeiam o Canal do Mangue.
16. Parte das pistas de rolamento já haviam sido liberadas ao trânsito mesmo antes da inauguração.
17. Dia da inauguração com desfile militar: 07/09/1944. Fotografia obtida do alto do prédio da Central do Brasil.
19. Aqui vemos soldados da Força Expedicionária Brasileira que lutaram na Segunda Guerra Mundial desfilando na Av. Presidente Vargas em jul./1945 após o retorno da Itália. Podemos constatar que, embora a inauguração da nova via tenha sido realizada dez meses antes, há claros vestígios de obras de urbanização inacabadas.