Translate

sexta-feira, 13 de março de 2020

CINELÂNDIA - Câmara Municipal e Palácio Pedro Ernesto

1. Curiosa foto da construção da Av. Central em 1904, exatamente no trecho da Praça Floriano (Cinelândia). Pelo ângulo da imagem o fotógrafo devia estar em uma parte baixa do Morro do Castelo na altura da futura Rua México apontando sua câmera para a Rua Evaristo da Veiga (antiga Rua dos Barbonos), aqui vista no alto e à direita, em meio às sombras. O prédio no centro da foto é o Conselho de Intendência Municipal. Continuando à esquerda observamos o terreno nos fundos do Convento de N. Sra. da Ajuda. Ao que tudo indica estas construções improvisadas em primeiro plano devem ser os alojamentos dos operários que trabalhavam na construção do Teatro Municipal, não visualizado nesta imagem.

2. Outra imagem rara e curiosa. Vemos no canto inferior direito o belo prédio do Conselho Municipal, os fundos do Convento da Ajuda e no alto a enseada da Glória. Como o convento foi demolido em 1911 e o Teatro Municipal inaugurado em 1909, o fotógrafo devia estar na parte alta deste último.

3. Uma deslumbrante foto de 1903 nos mostra o Conselho de perfil no alinhamento do Convento da Ajuda.

3a. Foto sem data.

4. Aqui está uma belíssima imagem frontal do prédio do Conselho Municipal. Foi construído a partir de 1871, embora no início houvesse sido ocupado por uma escola pública. Em 1896, já na República, abrigou o Conselho Municipal. Em 1918 o prédio foi demolido e no seu lugar foi construido um novo prédio, em 1923, denominado Palácio Pedro Ernesto ou Câmara dos Vereadores.

5. Imagem colorizada de 1907. As palmeiras do terreno nos fundos do Convento da Ajuda, aqui visto à esquerda, estão sempre presentes.

 6. Ampliação da foto 1.

 7. 1910. Consta ser dia da eleição presidencial.

 
8. Linda foto lateral. Há um quiosque instalado na esquina da Rua Evaristo da Veiga. Havia muitos espalhados por todos os cantos bem movimentados da cidade nesta época. Vendia-se de tudo nestes pequenos comércios: cigarros, charutos, bebidas, doces, salgados, jornais, livros e loterias. Visavam as camadas mais pobres da população que ali faziam ponto para um lanche rápido e conversa descontraída. Segundo consta não primavam pela higiene.

9. Evento militar diante do Conselho com a tropa em formação. Decerto alguma data festiva ou a presença de alguma autoridade.

10. Outro evento comemorativo em 1907 está ocorrendo. Observar o mesmo quiosque citado na foto 8.
 
10a. Provável ano de 1900. Observar, no alto à direita, o Mosteiro e a Igreja de Santa Teresa.

11. Bela imagem abrangendo, em primeiro plano, os jardins da Praça Floriano (futura Cinelândia) e a entrada da Rua Evaristo da Veiga, à direita do Conselho. Trata-se, portanto, do início dos anos 10, pois certamente o Teatro Municipal já foi inaugurado.
 
11a. Rara imagem ao redor de 1904. Na lateral direita vemos a extinta Igreja Anglicana, localizada na Rua Evaristo da Veiga (antiga Rua dos Barbonos) e o Morro de Santo Antônio mais acima.

12. Esta é uma rara e antiga foto, pois o chafariz aqui visto ficava no Largo da Mãe do Bispo, bem antes da abertura da Av. Central, da construção da Praça Floriano ou do Teatro Municipal.  Também não se vê o Brasão da República instalado acima do prédio observado nas outras fotos. Me arrisco a dizer por volta de 1880, quando ainda funcionava no local a antiga Escola Pública da Freguesia de São José.
 
12a. Foto ao redor de 1900 captada do alto do Morro do Castelo. Vemos no canto inferior direito o Conselho Municipal e do lado oposto parte do Convento da Ajuda e seu terreno dos fundos. Atrás dos troncos das árvores em primeiro plano está a área da futura Praça Floriano. Ao fundo identifica-se os Arcos da Lapa e mais à esquerda o Convento de Santa Teresa.

12b. Foto da região da atual Cinelândia com indicações. Observar que a Praça Floriano, a Av. Central (atual Av. Rio Branco) nem o Teatro Municipal haviam sido construídos.
 
13. Interessante fotografia ao redor de 1922 mostrando as obras de construção do Palácio Pedro Ernesto em andamento diante de uma Praça Floriano totalmente pronta.

14. Foto de 1923 logo após a conclusão das obras do novo prédio. Preservado originalmente até os dias atuais. Recebeu dos cariocas um apelido que gera dúvidas: "Gaiola de Ouro".

15. Anos 20. Bela imagem com algumas indicações. O Teatro Municipal já foi inaugurado, contudo não está visível. Detalhes: o lampadário na calçada frontal do teatro e a torre da Igreja Anglicana na Rua Evaristo da Veiga.

16. Esta tomada do famoso fotógrafo Augusto Malta é reveladora. São raras as imagens da Rua Alcindo Guanabara vista deste ângulo, em direção à Rua Senador Dantas, com o Monumento ao Marechal Floriano Peixoto, na praça, bem na frente. O prédio desta esquina, apelidado Amarelinho, ainda não foi erguido, portanto a foto é do final dos anos 20. À direita da Câmara dos Vereadores vemos a Rua Evaristo da Veiga com a Igreja Anglicana. 

17. Foto de 1925.
 
17a. 1925. Um registro fantástico.
 
18. Fotografia contemporânea a anterior em ângulo pouco comum.

19. Esta foto, de meados dos anos 20, nos mostra com clareza o transporte público da época em frente ao Palácio Pedro Ernesto. Os prédios da lateral da praça já foram erguidos. 
 
19a. 1928.

20. Foto de 1930 onde se vê o ainda tímido trânsito na região. Observar o lampadário na extrema direita, localizado na calçada em frente ao Teatro Municipal e o gigante Ed. Rex, atrás da Câmara, já construído, localizado ainda hoje na Rua Alvaro Alvim, nº 37, na esquina da Rua Alcindo Guanabara.
 
20a. Década dos anos 30.
 
21. Algum evento se desenrola nesta foto dos anos 30.

21a. 1931.

22. Em 1935, o espaço diante do prédio da Câmara de Vereadores, já se tornara centro de agitação política e protestos. Isto dura até os dias da atualidade.

23. Outra bela foto, de 1936, mostrando o palácio visto da calçada do Teatro Municipal. Observar, ao fundo da Rua Evaristo da Veiga, o prédio baixo do Quartel General da Polícia Militar. Clique na foto para ampliar.
 
23a. A nova denominação Palácio Pedro Ernesto data de 1951.

24. Mais uma foto do mesmo ângulo, em 1947. Devia ser lugar predileto dos fotógrafos. O lampadário continua até hoje no mesmo local. Compare com as fotos 15, 20, 21 e 23.
 
24a. Cerca de 1950.

24b. Idem.
 
25. Década de 50.

25a. O bonde visto está em frente ao palácio preparando-se para contornar a esquina da Rua Evaristo da Veiga. Ao fundo vemos a Praça Floriano com alguma manifestação de protesto popular.

26. Curiosa foto da década de 50 clicada do alto do prédio Amarelinho com a câmera voltada para o estacionamento em frente à escadaria da Câmara dos Vereadores. Observar o início dos degraus à esquerda. O bonde duplo visto está na mesma posição ao da foto anterior. Não sou especialista em marcas de automóveis antigos, mas pude identificar um DKW, dois fuscas, uma Kombi e muitos carros importados. Divirtam-se.
 
26a. Foto belamente colorizada da mesma época anterior: anos 50.

26b. 1964.
 
26c. Final dos anos 70. Seria uma manifestação de taxistas em frente ao palácio?
 
27. Um exemplo da vida noturna na Cinelândia nos anos 50. Calçada diante da Câmara dos Vereadores vendo-se ao fundo o bar Amarelinho e à esquerda automóveis estacionados da forma habitual neste local. Destacamos o pedestal com luminárias, o mesmo da foto 26.
 
28. 1965. O palácio em destaque e uma nesga do Bar Amarelinho na extrema esquerda.
 
29. Anos 60. Tomada extremamente rara do último lance das escada de acesso ao Palácio. Segundo consta estes quatro lindos lustres da entrada "desapareceram" na última reforma. Em 2023 completou um centenário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário