Túnel Velho
(Túnel Alaor Prata)
1. O túnel foi inaugurado em 1892 ligando os bairros de Copacabana (pela atual Rua Siqueira Campos) a Botafogo (pela Rua Real Grandeza). Sua abertura permitiu o acesso à Copacabana (foto) com mais facilidade através de linhas regulares de bondes e, como consequência, o desenvolvimento daquela região litorânea tão afastada na época.
2. Boca de Copacabana em foto de 1892. O túnel atravessa a garganta existente entre o Morro de São João e o Morro da Saudade e seu nome primitivo foi Túnel Real Grandeza. Anteriormente o único caminho existente para se chegar em Copacabana era através da Ladeira do Leme, uma estreita e íngreme estradinha de terra que atingia a região onde hoje fica a Praça Cardeal Arcoverde. Esta ladeira ainda hoje existe, embora esteja alargada e pavimentada.
3. Boca voltada para Botafogo em foto de 1911.
4. O mesmo ângulo anterior em imagem sem data.
5. Visão do interior da galeria em direção à Botafogo. Vemos que a remodelação executada entre 1924-25 já foi concluída, pois o tráfego está permitido a veículos e pedestres.
6. Ângulo semelhante ao anterior em 1928.
7. 1928. Detalhe dos adornos e escadas externos da Boca Botafogo.
8. 1928. Aqui o fotógrafo está sobre a passarela vista nas fotos 5 e 6 com sua câmera voltada em direção à Rua Real Grandeza. No fundo à direita está o Cemitério São João Batista.
9. 1927. Boca Copacabana recém alargada e remodelada com escadas laterais e adornos. A bifurcação das pistas era para melhor fluir o trânsito à esquerda em direção à Rua Henrique Oswald e depois Rua Santa Clara e à direita em direção à Rua Siqueira Campos.
10. 1928. Mesmo ângulo da foto anterior.
12. Boca de Botafogo vista em foto dos anos 40. O muro de pedras visto à esquerda é o mesmo observado nas fotos 3 e 4. A pista da extrema esquerda dá acesso ao cemitério.
13. Boca Botafogo sem data conhecida. A diferença existente entre as duas bocas é que apenas na de Botafogo havia uma passarela para pedestres após a galeria. Esse detalhe dura até hoje, embora no final dos anos 60 foi construida uma segunda galeria.
14. Boca Botafogo em 1963. O trânsito em mão dupla já estava sobrecarregando a passagem.
15. O mesmo ângulo acima em imagem sem data.
16. Boca Copacabana nos anos 60. Os ônibus elétricos já haviam substituído os bondes como transporte público.
17. Boca Botafogo em 1969.
17a. Sequência da foto anterior.
17b. 1968. Trânsito lento na saída da galeria voltada para Botafogo.
18. Vista aérea da Boca Botafogo já com duas galerias. A obra de duplicação foi realizada entre 1967-70. A galeria nova, com acesso pela Rua Figueiredo Magalhães, passa por baixo da antiga e o trânsito segue a direção de Botafogo, enquanto a galeria anterior é o inverso e, na saída, segue a mesma bifurcação para a Rua Siqueira Campos ou Rua Henrique Oswald em direção a Rua Santa Clara.
19. Esta foto aérea mostra a Boca Copacabana já duplicada. No centro da imagem vemos a pista que vem da Rua Figueiredo Magalhães (à direita) mergulhando sob a galeria antiga. A boca antiga é vista no alto da foto cuja pista faz a bifurcação já descrita na foto 9 (a via na extrema esquerda é a Rua Henrique Oswald). O nome popular "Túnel Velho" foi adotado pelos cariocas para diferenciar do outro túnel de acesso a Copacabana (pela Rua Lauro Sodré), aberto em 1904, que passou a ser chamado de "Túnel Novo" (cujo nome oficial é Túnel Engenheiro Coelho Cintra).
Túnel Major Rubens Vaz
20. Este túnel, entregue em 1963, atravessa o Morro dos Cabritos em Copacabana ligando, em sentido único, a Rua Tonelero à Rua Pompeu Loureiro. Esta foto mostra os preparativos finais da abertura da galeria pela boca da Rua Tonelero captada da altura da Rua Santa Clara.
21. Agora estamos na Boca da Rua Pompeu Loureiro em imagem de baixa qualidade dos anos 60. Curiosamente o sentido do trânsito é o inverso do que existe nos dias atuais. O túnel foi aberto em apenas 6 meses durante o Governo de Carlos Lacerda e possui 220 metros de extensão por 18 de largura em 4 faixas de rolamento.
22. Esta foto foi obtida de dentro da galeria do túnel com o fotógrafo na passagem exclusiva para pedestres com sua câmera voltada para a Rua Pompeu Loureiro. O primeiro cruzamento é da Rua Constante Ramos. Ao fundo vemos o Morro do Cantagalo. Com a abertura deste último túnel de Copacabana, o bairro passou a contar com quatro vias de trânsito principais e paralelas que se estendem da Av. Princesa Isabel ao Posto VI: Av. Atlântica (com dois sentidos a partir da década de 70), Av. N. Sra. de Copacabana (sentido Av. Princesa Isabel), Rua Barata Ribeiro e Rua Tonelero, essas duas no sentido Posto VI.
Túnel Sá Freire Alvim
23. Este túnel, inaugurado em 1960, também de galeria única, atravessa o maciço do Morro do Cantagalo, ligando a Rua Barata Ribeiro à Rua Raul Pompeia. Nesta foto dos anos 60, obtida da altura do cruzamento da Rua Miguel Lemos, vemos, antes de entrar no túnel, à direita o final da Rua Gastão Baiana e à esquerda o final da Rua Djalma Ulrich. É difícil imaginar este trecho sem o túnel, pois o trânsito antes de sua abertura, seguia pela Rua Djalma Ulrich e entrava na Av. N. Sra. de Copacabana em mão dupla, com bondes nos dois sentidos, para seguir rumo ao Posto VI, Ipanema e Leblon acessando a Rua Sá Ferreira.
24. Esta curiosa fotografia colorizada, tirada poucos meses depois da abertura do túnel, mostra um "lotação" acabando de contornar a Rua Sá Ferreira. O automóvel atrás faz o mesmo trajeto. O arco do túnel pode ser visto acima do coletivo.
25. Esta outra imagem de 1959 mostra o alargamento da Rua Raul Pompeia após a saída do túnel. Esta obra foi necessária a fim de atender a maior demanda de trânsito de veículos oriundo do túnel em direção à Ipanema/Leblon. O fotógrafo está após a Rua Souza Lima de costas para a boca do túnel. A segunda construção à direita, depois de reformada, é hoje o Colégio Estadual Eça de Queiroz antes do Parque Infantil Peter Pan, já na esquina da Rua Francisco Sá. O autor do blog morou no nº 190 (Ed. Rosal) desta rua até 1958 e lembra-se, embora criança, das explosões que ouvia bem próximas para a abertura da galeria.
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