Translate

sábado, 22 de maio de 2021

COPACABANA - Trecho XII - Obelisco

1. Quando em 1919 a Av. Atlântica foi alargada de 6 para 12 metros houve a inauguração de um obelisco em granito para marcar o fato. Foi instalado no canteiro central que dividia as pistas de rolamento bem próximo à Rua Almirante Gonçalves, no Posto V.
 
2. Além do alargamento da avenida foram instalados novos postes de iluminação em toda sua extensão. Contudo esta foto não mostra isso, provavelmente os postes vieram após a inauguração.
 
3. Esta foto ao redor de 1920 mostra os novos postes de iluminação.
 
3a. Foto contemporânea a anterior.
 
4. Foto obtida provavelmente da varanda do Palacete Antônio de Paula Simões, localizado na esquina da Rua Djalma Ulrich (existe postagem sobre este casarão neste blog). Para melhor localização, identificamos o obelisco com uma seta amarela.
 
5. Anos 20. A praia durante a noite, com a nova iluminação, ganhou nova aparência. Notar também noalto do Morro do Pão de Açúcar a iluminação da estação do bondinho.
 
6. Sem data. Calçamento da orla ainda sem os característicos bancos de pedra.

7. Anos 20.
 
8. Excelente fotografia ao redor de 1920 em sentido oposto à foto anterior. Observar que a esquina da Rua Almirante Gonçalves ficava a poucos metros depois do obelisco. Os dizeres em letras de bronze revelam dados sobre a obra de alargamento. O castelinho visto à direita pertence à família Gebara (existe postagem sobre esta construção no blog).
 
9. Década de 30. Observar que ao fundo da orla identifica-se o Copacabana Palace Hotel ao lado de Pedra do Inhangá.
 
10. 1935.

11. 1939. O fotógrafo está antes da esquina da Rua Djalma Ulrich. Assinalamos o obelisco com uma seta preta na pista ao fundo. À direita vemos o Palacete Antônio de Paula Simões citado na foto 4.

12. Foto recente. Por volta de 1936 o obelisco foi retirado do seu local original e instalado na Praça Almirante Júlio de Noronha no final da Praia do Leme, onde permanece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário