Translate

terça-feira, 13 de julho de 2021

URCA - Outros locais

Fortaleza de São João

 
1. 1925. Píer da fortaleza. O conjunto de fortes foi construído ao redor do Morro Cara de Cão, entre os séculos XVI e XVII, situado onde a cidade do Rio de Janeiro foi fundada, por Estácio de Sá, em 1565. Com o tempo a guarnição foi acrescida e as peças de artilharia foram reforçadas no intuito de cruzar fogo sobre possíveis invasores marítimos pela barra da Baia de Guanabara, juntamente com a Fortaleza de Santa Cruz e o Forte da Ilha da Laje. No século XIX o armamento e a tropa foram reduzidos, mantendo-se apenas poucas peças. Em 1855 foi criada a Escola de Aplicação do Exército, precursora da Escola Militar, depois instalada na Praia Vermelha. De 1920 até 1991 diversos grupos de artilharia de costa se revezaram em suas instalações, quando foi extinto este tipo de contingente militar, criando-se no local o Centro de Capacitação Física e a Escola de Educação Física do Exército-EsEFEx. Atualmente é local de visitação pública (Sítio Histórico da Fortaleza de São João) através do Centro Cultural do Exército, assim como outros extintos fortes espalhados pela orla da cidade. 

1a. 1935. O mesmo ângulo da foto anterior. No canto inferior esquerdo nota-se uma pequena faixa de areia da Praia do Forte. Um pouco mais pra cima vemos o casarão ainda existente localizado no final da inclinada Av. São Sebastião. A pista à direita, contornando a orla, é a Av. João Luiz Alves que começa no portão de entrada da Fortaleza de São João.  Ao fundo, o sempre presente Morro do Corcovado com a estátua do Cristo Redentor no topo.

2. Imagem oposta da Praia do Forte em 1893. Ao fundo vemos o Morro Cara de Cão e as muralhas da antiga fortaleza. O complexo era formado por quatro fortins (ou baterias) independentes: São José (1578), São Teodósio (1572), São Martinho (1565) e São Diogo (1618).
 
3. Visão afastada das águas da Praia do Forte em foto ao redor de 1894. À esquerda o Morro Cara de Cão e a fortaleza e, à direita, a base do Morro do Pão de Açúcar. Ampliando a imagem é possível ver o píer.

3a. A Praia do Forte, ou como alguns preferem chamar Praia de Dentro, em foto provável dos anos 50. Vide foto 1.
 
4. Praia do Forte na provável década de 50.
 
5. Foto de baixa qualidade sem data conhecida. Local não identificado.

6. A Revolta da Armada em 1894.

7. Anos 40. Uma sentinela faz guarda em seu posto de observação avançado. A guarita vista também pode ser identificada na foto 11.
 
8. Fotografia do Morro Cara de Cão
e todo seu entorno, a partir do alto do Morro do Pão de Açúcar. Observar a localização dos fortes que compunham a Fortaleza de São João. O extinto Forte São Teodósio ficava no outro lado do morro alguns metros à esquerda do Forte São José, fora da foto.
 
9. Forte São José. Visto também na extrema direita do Morro Cara de Cão na foto anterior. Sua criação data de 1578. Não foram encontradas fotos antigas deste trecho.

9a. Imagem de cartão postal datado de 1910. 
 
9b. Imagem extraida de cartão postal ao redor de 1910. A estradinha sinuosa vista à esquerda é a atual Av. São Sebastião.
 
10. 1920. Praia do Forte e Praia de Fora vistas a partir do alto do Morro do Pão de Açúcar.

10a. Fotografia aérea de 1938. Vemos o campo e a pista de atletismo da EsEFEx. No alto da imagem está a Praia de Fora e no canto inferior esquerdo o ginásio desportivo indicado na foto a seguir.
 
10b. 1936. Militares prticam ginástica em aparelhos.
 
11. Foto aérea recente da fortaleza com indicações. O portão da fortaleza, acima do ginásio, foi tombado pelo patrimônio histórico da cidade.
 
11a. O marco da fundação da cidade no dia de São Sebastião de 1936. O marco original encontra-se na Igreja dos Capuchinhos, na Tijuca, para onde foi levado após a demolição do Morro do Castelo e da Igreja de São Sebastião.

11b. Praia e Fora e o marco da funndação da cidade em data desconhecida.

Igreja N. Sra. do Brasil

 
12. Igreja N. Sra. do Brasil situada na Av. Portugal, nº 772.
 
13. Tela de Felizberto Ranzini, 1940.

14. Inauguração do templo em 1933.

Nenhum comentário:

Postar um comentário