Imagens com o Largo da Carioca em primeiro plano
1a. 1905. Foto obtida do centro da praça do largo.
2. 1907. Aproximadamente o mesmo ângulo da imagem anterior.
3. Esta foto sem data, mas provavelmente contemporânea das duas anteriores, nos mostra o Largo da Carioca visto de ângulo elevado. No canto inferior esquerdo vemos o jardim diante do chafariz. Pouco mais acima identifica-se o Hospital e a Igreja da Ordem Terceira da Penitência. No fundo, ao lado do hospital, observamos as torres da Igreja de São Francisco de Paula. Por fim, no canto inferior direito vemos parte do Hotel Avenida.
4. Ângulo semelhante a foto 2, contudo vemos no centro do largo uma luminária maior. Observa-se ainda ao fundo da Rua Uruguaiana a torre da Igreja do Rosário no alinhamento esquerdo da via.
5. Foto de 1929.
Imagens com a Rua da Carioca ao fundo
6. Fotografia de 1905.
7. Outra de 1906.
8. Observar as setas indicativas para melhor se posicionar.
9. 1897. O prédio na extrema direita abriga a loja Alfaiataria do Povo. Ela aparece em várias imagens desta postagem. Na esquerda vemos a construção do novo prédio no local do antigo hospital, onde funcionaria a sede do Jornal Correio da Manhã e a Seguradora Cruzeiro do Sul.
9a. 1908.
9b. Cerca de 1908. Observar o comércio no térreo do prédio em destaque: "O Tombo do Rio - Chapeos e Roupas Feitas" e, na sobreloja, "Dentista Silvino Mattos".
9c. Cerca de 1922.
10. Sem data. Sempre movimentada.
10a. Nesta imagem, igualmente sem data, vemos a Rua da Carioca em profundidade. Destaque também para as torres da Igreja de São Francisco de Paula no alto à direita.
11. Anos 30/40. À esquerda Rua da Carioca e à direita Rua Uruguaiana. O prédio em destaque é sempre visto também nas fotos anteriores.
12. Imagem recente do mesmo local extraída do Street View. O prédio comentado na foto anterior continua no mesmo local, embora tenha sofrido modificações.
Imagens com a Rua da Assembleia ao fundo
13. Fotografia de 1910. Ampliando a imagem é possível reconhecer o prédio da esquina da Av. Rio Branco.
14. 1925. Observar a "Alfaiataria do Povo" (Largo da Carioca, nº 24) vista aqui à esquerda. A loja seguinte, na mesma construção da quadra, é a loja Torre de Belém, de igual ramo de atividade.
15. Imagem colorizada de cartão postal com data indefinida. A loja da direita chama-se Bazar Francês, famoso comércio de brinquedos. No térreo funcionava o Café Paris (Largo da Carioca, nº 20).
16. Sem data. A Rua da Assembleia, neste trecho, se caracterizava pelo comércio de vestuário masculino, feminino e infantil.
17. Data desconhecida. Os trilhos de bonde indicam à esquerda o sentido Rua Uruguaiana e em frente para a Rua da Carioca, ao pé da imagem. O casario visto no centro foi todo demolido para o prolongamento da Av. Nilo Peçanha até o largo nos anos 70. Por último, o Hotel Avenida no alto à direita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário