1. Esta linda tela de Eduard Hildebrandt, de 1850, mostra de perfil o chafariz situado no Largo da Carioca (antigo Campo de Santo Antônio). Erguido em mármore entre 1834-1848 e demolido em 1926. Antes deste, outros dois chafarizes (1723 e 1820) foram feitos no local que traziam as águas do Rio Carioca para serem transportadas por escravos para as residências da região.
1a. Iconografia de Carlos Linde datada de 1860 em perspectiva semelhante a anterior.
1b. Fotografia ao redor de 1870 obtida ao nível do solo.
2. Imagem de 1893. O portão visto de frente leva às escadas de acesso ao Convento de Santo Antônio e a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência.
3. Imagem sem data conhecida.
4. O Largo da Carioca é considerado por muitos o "coração" da cidade, muito embora o desenvolvimento urbano tenha sido ao redor do Morro do Castelo. À direita vemos parte do Hospital da Ordem Terceira da Penitência, inaugurado em 1763 pelos irmãos da Ordem Terceira e o mais importante dos hospitais até então.
4a. Cerca de 1900. Eram 35 bicas, dispostas lado a lado, acessíveis a população.
5. Linda tomada dos anos 10 nos dá uma boa ideia das bicas do chafariz. À esquerda, na então Rua Treze de Maio, vemos o belíssimo prédio da Imprensa Nacional e no alto o Morro de Santo Antônio. Clique na imagem para ampliar os detalhes do chafariz.
6. As águas do Rio Carioca nascem na Floresta da Tijuca percorrendo várias regiões da cidade. Um de seus braços foi encanado desde o Morro de Santa Tereza (antigo Morro do Desterro) descendo até o Aqueduto da Carioca (depois Arcos da Lapa) chegando até a chamada Fonte da Carioca, que deu origem ao nome do logradouro. No local havia 35 bicas para abastecer a população, tanques para lavar roupas, bebedouro para animais e uma casa de banhos anexa para os mais abastados.
7. Era normal, portanto, numa cidade sem água canalizada, que o chafariz fosse bastante frequentado e onde o comércio variado ao redor tomasse propulsão. Nesta imagem de 1925 vemos diversos veículos parados próximos ao chafariz. A via à esquerda é a antiga Rua da Guarda Velha, atual Av. Treze de Maio.
8. Nesta outra imagem também de 1925 vemos o chafariz já desativado.
8a. 1913. A antiga estação de bondes localizada entre o prédio da Imprensa Nacional e os fundos do chafariz, ao lado da escadaria de acesso ao Convento de Santo Antônio. Vide as duas fotos anteriores.
8b. 1913. Visão dos fundos, por onde entravam os bondes.
9. Esta foto de 1897 nos dá uma ideia do movimento de pessoas se dirigindo ao chafariz.
10. Por este ângulo é possível observar a casa de banhos existente ao lado do chafariz.
11. Esta imagem do final do século XIX revela fatos interessantes: a via ao lado do chafariz é a atual Av. Treze de Maio (antiga Rua da Guarda Velha) que na época terminava aqui. À esquerda, onde vemos um quiosque, está a Rua Bittencourt da Silva (antiga Rua Santo Antônio) e o casario visto na sequência foi todo demolido para a construção do Hotel Avenida, pouco depois da abertura da Av. Central. Por fim concluímos, pelo formato circular feito pelos trilhos de bonde, que no largo fazia-se o retorno do itinerário.
12. Outra foto do mesmo local descrito acima, vendo-se na lateral direita parte do chafariz.
12a. Cerca de 1890. Ao que parece, pelos detalhes observados, trata-se de uma imagem do mesmo dia da foto anterior.
12b. A foto anterior em seu tamanho original. A riqueza de detalhes impressiona.
13. Nesta outra imagem do largo, em 1904, vemos a direita o Hospital da Ordem Terceira da Penitência e um bonde duplo fazendo o retorno no largo.
14. Foto de 1885 mostra bondes por tração animal e elétricos dividindo os percursos.
15. Esta de 1895, assim como outras imagens anteriores, apresenta um movimento intenso e constante de pessoas e veículos.
16. Fotografia de 1906 mostrando no canto inferior direito a esquina da Rua da Carioca (antiga Rua do Piolho). Observar ainda que as demolições do casario na lateral do chafariz já estão em curso. O fotógrafo está de costas para a Rua Uruguaiana (antiga Rua da Vala).
17. Imagem ao redor de 1906 vendo-se que o Largo da Carioca ganhou uma praça circular dotada de uma fonte além de observamos o prédio do Hotel Avenida sendo construído à esquerda do chafariz.
18. Nesta captação o Hotel Avenida já foi concluído, portanto estamos pouco depois de 1910. O velho casario visto à esquerda situa-se entre a Rua São José e a Rua da Assembleia.
18a. 1914.
19. Outra foto em ângulo aproximado a pós anterior. Acima do Hotel Avenida vemos a parte superior do Palace Hotel em obras. Observar no centro do largo um lampadário, o qual anos depois seria substituído pelo relógio atual.
19a. Muito embora esta foto não apareça o chafariz, é interessante observá-la pois trata-se da entrada da Galeria Cruzeiro situada no Hotel Avenida voltada para o Largo da Carioca e, também vista nas fotos 18 e 19.
19a. Muito embora esta foto não apareça o chafariz, é interessante observá-la pois trata-se da entrada da Galeria Cruzeiro situada no Hotel Avenida voltada para o Largo da Carioca e, também vista nas fotos 18 e 19.
20. Esta fotografia colorizada do começo dos anos 20 revela a nova edificação erguida no local onde havia o hospital. Acima e à esquerda do chafariz identificamos a parte alta do Teatro Municipal visto de fundos.
21. Por este ângulo, ao nível do solo, é possível observar a torre de fundos do Liceu de Artes e Ofícios que ocupava todo a quadra e hoje abriga a antiga sede da Caixa Econômica Federal. À esquerda o Hotel Avenida e à direita parte da lateral do chafariz.
21. Por este ângulo, ao nível do solo, é possível observar a torre de fundos do Liceu de Artes e Ofícios que ocupava todo a quadra e hoje abriga a antiga sede da Caixa Econômica Federal. À esquerda o Hotel Avenida e à direita parte da lateral do chafariz.
22. Fotografia de 1926 mostrando o chafariz sendo demolido para facilitar o trânsito entre a Av. Treze de Maio (antiga Rua da Guarda Velha) e a Rua Uruguaiana (antiga Rua da Vala).
23. 1926. Aos poucos apenas vestígios sobraram do concorrido chafariz de 35 bicas. Um novo projeto paisagístico estava reservado para o Largo da Carioca.
24. Fiéis sobem as escadas improvisadas em direção à igreja, em meio aos destroços.
25. Encerramos esta postagem com esta tela de Gustavo Dall'Ara.
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