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quarta-feira, 7 de abril de 2021

Av. PRESIDENTE VARGAS - Canal do Mangue

  

1. 1860. Canal do Aterrado, depois Canal do Mangue. Foto obtida da altura da atual Rua Marquês de Sapucaí, com a câmera voltada no sentido da atual Praça da Bandeira.

 
2. O canal foi inaugurado em 1860 após três anos de trabalhos e substituiu uma antiga vala existente. O objetivo era drenar a enorme região pantanosa do Mangue de São Diogo, foco de mosquitos e doenças, exalando odores desagradáveis. A ponte vista em primeiro plano é a Ponte dos Marinheiros em sua versão original.

 
3. A Ponte dos Marinheiros em gravura de Thomas Enders datada de 1818.

 
4. Cerca de 1860. As pistas laterais do canal chamavam-se Avenida do Mangue. Renomeada depois para Rua Senador Eusébio e Rua Visconde de Itaúna, cada qual numa das margens do canal, estendendo-se até o Campo de Santana. Na década de 40, quando foi inaugurada a Av. Presidente Vargas, as duas ruas foram extintas e a nova avenida avançou até a Cidade Nova.

4a. 1904. A demolição das pontes velhas. À esquerda é provável que seja o prédio do Hospital São Francisco de Assis, ou seja, a ponte é da Rua Carmo Neto. Ao fundo vemos o Morro do Corcovado.
 
4b. Sem data e localização exata.

 
5. Cerca de 1905.

 
5a. 1904.

 
6. Na gestão do prefeito Pereira Passos (1902-06) foi feito o aterramento do Saco de São Cristovão para a criação do Porto do Rio de Janeiro em 1904. Esta obra alongou o canal a fim de levar suas águas até o mar pela atual Av. Francisco Bicalho, evitando as constantes enchentes em suas margens.
 
7. Aspecto das obras de expansão do canal.

8. Após o término das obras em 1906 o curso do canal fez uma "curva" em direção à atual Av. Francisco Bicalho.

 
9. Sem data. Mesmo trecho das duas fotos anteriores.

 
9a. 1907. Um local muito fotografado: a curva do canal.

  

 10. 1913. Cortejo fúnebre do ex prefeito Francisco Pereira Passos.

 
11. Foto colorizada extraída de cartão postal.

 12. Imagem extraída de cartão postal circulado em 1914.
 
 
13. Foto clássica datada de 1911.
 
13a. 1911. Esta foto é o complemento à direita da anterior, embora em tamanho maior.
 
14. A curva do canal parece ter sido durante muito tempo o ângulo preferido de muitos fotógrafos.
 
15. 1914.
 
16. Anos 20. 

16a. Provável década dos anos 20.

17. 1925.
 
18. 1919. O belo conjunto de palmeiras, um marco da região, não resistiu à poluição do pesado trânsito da futura Av. Presidente Vargas nos anos 60-70. Hoje poucos exemplares existem em meio aos oitis plantados em substituição.
 
19. Curiosa fotografia revela propaganda do Café Paulista posicionada sobre uma construção.

20. 1907. A curva do canal é vista aqui em sentido oposto. Observar, ao fundo, a ponte ferroviária sobre o canal e as pistas.
 
20a. A antiga Ponte dos Marinheiros (antiga Ponte São Diogo) e a curva do canal em foto de 1924. No fundo fica a Praça da Bandeira.

20b. Sem data conhecida. No fundo, à direita, está o Hospital São Francisco de Assis, portanto esta ponte é da Rua Carmo Neto.

20c. 1907.

   
21. 1910. Ao fundo está a Escola Benjamim Constant, na Praça XI, vista por trás, no exato ponto onde o canal deixa de ser a céu aberto.

21a. Foto extraída de cartão postal sem data conhecida. Mesmo trecho da foto anterior, embora mais afastado.

22. 1911. Trecho não identificado

 
23. Visão da ponte da Rua Machado Coelho em 1928.

 
24. Carnaval de 1910. Não foi possível identificar qual das ponte é esta.

24a. 1910. Populares aguardam o desfile das sociedades carnavalescas nas pistas da Av. do Mangue em trecho incerto.

 
25. Foto obtida no sentido Praça da Bandeira, decerto no limite da Praça XI.

 
25a. 1908.

 
26. Mesmo sentido e local da imagem anterior. Em profundidade a Rua Visconde de Itaúna.

 
26a. Foto ao redor de 1925 na altura do Hospital Escola São Francisco de Assis, visto na lateral direita. A passarela para pedestres observada ainda existe.

 
27. Novamente o mesmo sentido e local. Rua Senador Eusébio.

 
28. 1925.

28a. Temporal de 1928 fez o canal transbordar e inundar as pistas da avenida. Não foi possível identificar o sentido.

 
29. Anos 30.

 
30. Foto feita da altura da Ponte da Rua Marquês de Sapucaí, vendo-se à direita, atrás das palmeiras, o prédio da fábrica de gás.

 
31. Foto colorizada de cartão postal sem data conhecida.

 
32. 1941. Não foi possível identificar o trecho.

 
33. Obras em curso no canal da Av. Presidente Vargas em foto de 1952 próximo à Praça XI. Ao fundo o sentido Praça da Bandeira.

 
34. Talvez no mesmo dia da foto anterior. Observar o prédio alto à esquerda e comparar.

 
34a. 1953.
 
34b. Temporal com transbordamento do canal em 1954.

  
35. Pista molhada em 1958.

 
36. Final dos anos 60. Nesta ocasião os viadutos dos Marinheiros e dos Pracinhas já haviam sido entregues ao tráfego. Na lateral direita está o local onde foram erguidos os atuais prédios do Teleporto e dos Correios. Observar que quase não há mais as famosas palmeiras.

 
36a. Foto de 1967, pouco mais antiga que a anterior. Notar à direita o Viaduto dos Pracinhas em final de construção. Ele liga a Av. Francisco Bicalho à Av. Presidente Vargas. Outros viadutos seriam construídos depois tornando o local um emaranhado de vias suspensas uma sobre as outras exatamente no trecho da "curva" do canal.
 
36b. 1965. A curva do canal em direção à Av. Francisco Bicalho, ao fundo. É provável que o fotógrafo estivesse sobre o Viaduto dos Pracinhas visto na foto acima.

 37. Imagem aérea dos anos 50. Clique para ampliar e observar os pontos de referência assinalados:

1) Edifício "Balança";

2) Edifício da Central do Brasil;

3) Prédio da antiga CTB (depois Telerj, atual Faculdade Estácio de Sá);

4) Antiga fábrica de gás da CEG;

5) Ponte da Rua Carmo Neto;

6) Ponte da Rua Marquês de Sapucaí;

7) Praça XI;

8) Igreja da N. Sra. da Candelária;

9) Edifício "A Noite" (Praça Mauá);

10) Praça da República (Campo de Santana); e

11) Hospital Escola São Francisco de Assis.

Todas as áreas delimitadas entre linhas amarelas irão desaparecer pelas obras do Metrô, Viaduto São Sebastião ou revitalização do bairro da Cidade Nova.

37a. 1952. O fotógrafo está na Cidade Nova apontando sua câmera em direção ao "Ed. Balança", visto ao fundo. Notar o letreiro, provavelmente luminoso, da Chevrolet no alto do prédio. O Canal do Mangue está fora da foto à esquerda.

 
38. Fotografia aérea dos anos 30. Observar, ao fundo, que ainda não havia sido aberta a Av. Presidente Vargas. No pé da imagem vemos a "curva" do canal passando sob a ponte ferroviária em direção à Av. Francisco Bicalho. As elevações geográficas vistas à esquerda são a Pedreira de São Diogo e o Morro do Pinto. Por fim destacamos, à direita, a antiga caixa d'água no local onde hoje situa-se o Hospital da Polícia Militar, no Estácio.

 
39. Esta imagem do final dos anos 40 revela o término do Canal do Mangue à céu aberto, localizado antes da Praça XI. Podemos vê-lo também na foto 37 abaixo do algarismo 7.

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