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quarta-feira, 23 de junho de 2021

AV. PRESIDENTE VARGAS - Outros trechos

   

1. Começamos esta postagem com algumas fotos do casario existente diante do prédio da Central do Brasil. A foto, dos anos 50, foi obtida de alguma janela do alto do prédio do antigo Ministério da Guerra. No canto superior esquerdo vemos a Av. Presidente Vargas e no pé da imagem o terminal de ônibus que fazia conexão com os trens vindos do subúrbio. Todas estas construções antigas foram demolidas durante as obras do metrô na década de 70.

2. Sem data.
 
2a. 1941.
 
2b. 1946. As edificações antigas vista aqui são as mesma das duas fotos anteriores. Nada mais existe. Ao fundo estão os andares mais baixos do prédio da Central do Brasil. 
 
3. Desfile militar em 1947 durante a comemoração do dia da independência. As construções baixas do casario proporcionavam local ideal para publicidade. Ao fundo, no sentido Zona Norte, notamos o "Ed. Balança" na esquina da Rua de Santana.
 
4. 1949. Translado dos restos mortais do Duque de Caxias para seu derradeiro local, em frente ao PDC. As propagandas continuam no local.

5. Outro desfile militar em ângulo oposto.
 
6. Bonde lotado durante o Carnaval de ano desconhecido. Anúncios bem visíveis: Vermute Cinzano, Vinhos Único, Café Cruzeiro, Açúcar Pérola e Cigarrilhas Talvis.

7. 1941. À direita está o prédio da Central do Brasil. No pé da imagem o citado casario.

8. 1956.
 
8a. Um senhor lê jornal calmamente na calçada da Praça da República em 1956. Na lateral direita podemos notar as antigas construções já mostradas aqui que ficavam perto da Estação da Central do Brasil.

9. A propaganda do "Vermute Cinzano" sempre presente em fotos desta perspectiva. Marcou a década.
 
9a. 1957. Foto de baixa qualidade, contudo de grande amplitude.

10. 1952. À esquerda vemos as árvores da Praça da República e na direita o "Ed. Balança", com apenas um bloco.
 
11. O velho casario já foi demolido. No seu local foi construído o Terminal Rodoviário Procópio Ferreira. Ao fundo em direção à Igreja da Candelária.
 
11a. Década de 50.

12. Dia de sol forte em frente à Central do Brasil em 1951. Vemos a parada de bondes em direção à Zona Norte.
 
12a. 1945. Pela quantidade de papel picado, deve ser último dia útil do ano ou período eleitoral. O prédio antigo, na direita, fica na esquina da Rua Uruguaiana, portanto este trecho é perto da Av. Passos.

12b. Encontramos esta foto que, pelos detalhes, trata-se do mesmo dia da foto anterior.

13. Mesmo ângulo da foto anterior, agora em 1958. Notar que a pista central, embora sem calçada, dispunha de local "refúgio" para pedestres. Ao fundo aquele trecho da avenida já começa a se cercar de enormes prédios comerciais.
 
13a. Esta foto dos anos 50 mostra perfeitamente a calçada virtual existente no meio da pista central usada pelos pedestres como refúgio no momento da travessia. Uma ideia que, embora tenha durado muito tempo, não oferecia segurança aos pedestres.
 
14. 1953. Provavelmente a mesma parada de bondes vista na foto 12. Ao centro da imagem, no fundo, está a Escola Rivadávia Correia e, um pouco mas à esquerda, a estátua equestre do Duque de Caxias sobre seu panteon.

15. Esta foto de 1957, em sentido semelhante ao anterior, mostra o que foi mencionado na foto 13 e 13a sobre a imaginária calçada que dividia a pista central da avenida. Ao que tudo indica nem todos os motoristas a respeitavam conforme o ônibus visto ao fundo. Atravessar a rua era uma aventura arriscada. Neste trecho da avenida havia muito movimento de pedestres devido a proximidade da estação de trens da Central do Brasil, isso dura ainda hoje.
 
15a. Foto tirada de alguma janela alta do atual Palácio Duque de Caxias em 1949. Observamos a cerimônia de inauguração do Pantheon ao marechal, patrono do Exército Brasileiro, em frente ao palácio. Ao fundo vemos a Praça da República ainda sem suas grades e, no alto, mais adiante, o Morro de Santa Teresa.
 
15b. 1958. Ao fundo o Campo de Santana.

16. Imagem extraída de cartão postal da década de 50 na altura do cruzamento da Av. Passos. Durante muitos anos parte da pista lateral era utilizada como estacionamento. Notar a quantidade de construções antigas ainda existente. Ao longe vemos a Igreja da Candelária.
 
17. Esta foto em duas metades, ao redor de 1950, nos dá uma ideia exata da área utilizada como estacionamento.

17a. Foto extraída de cartão postal dos anos 50.
 
18. Início dos anos 50 na altura da Rua de Santana com a Igreja da Candelária ao fundo. Notar as propagandas por trás sobre o casario próximo à Central do Brasil.
 
19. Foto de período contemporâneo ao anterior. Notar no canto inferior esquerdo a mesma construção vista na foto acima.

20. Não temos a data da foto, contudo por algum motivo ela apresenta a avenida sem trânsito de veículos.
 
21. Foto de 1953 na altura da Av. Passos sentido Zona Norte.
 
21a. 1953. Próximo à Rua Uruguaiana.
 
22. Imagem colorizada de 1949 mostra um "lotação" trafegando em frente ao antigo Ministério da Guerra, fora da foto à direita.
 
23. 1953. A Av. Presidente Vargas está cercada por prédios antigos já demolidos. É interessante observar na lateral direita o Cinema Primor situado na esquina da Av. Passos com Av. Marechal Floriano, citado em postagem própria desta primeira avenida neste blog.

24. 1957.
 
24a. 1963.
 
24b. Uma panorâmica da avenida em 1965. Observar, à direita, o velho casario ainda existente que se estendia desde a Cidade Nova até a Rua Uruguaiana.
 
24c. Anos 60. Nova frota de ônibus passa diante da Central do Brasil com o "Ed. Balança" no alto e as palmeiras que margeiam o Canal do Mangue após a Praça XI ao fundo.
 
24d. Anos 60. O prédio acima do ônibus 341 é o "Ed. Balança" na esquina da Rua de Santana.
 
25. O cruzamento mais movimentado do centro da cidade em 1965: Av. Presidente Vargas com Av. Rio Branco. A foto provavelmente foi tirada do alto da Igreja da Candelária.
 
25a. 1950.

26. A esquina com a Av. Passos em 1965.
 
27. Observar que a pista central aqui aparece somente como estacionamento, tal como na foto anterior desta mesma sequência. Na época este fato somente ocorria aos sábados quando o trânsito na avenida reduzia bastante e ficava restrito às pistas laterais.

28. Bela foto de 1961 ao nível da calçada. Notar a moda feminina típica da época.
 
29. 1968. Altura do outro lado da Central do Brasil, vendo-se na extrema direita a Praça da República e no canto superior esquerdo a Escola Rivadávia Correia.
 
30. Arquibancadas montadas para o público assistir os desfiles das escolas de samba no Carnaval de 1970 na altura da Av. Passos.
 
30a. Carnaval na avenida em data desconhecida. No centro da imagem notamos a torre sineira da Igreja de São Jorge e ao fundo o "Ed. Balança" com seu terceiro bloco em construção.

30b. Desfile de alguma escola de samba na avenida durante o Carnaval de 1964. Devido às obras do Metrô o desfile foi transferido provisoriamente para a Av. Presidente Antônio Carlos entre 1973 e 1975. No ano seguinte retornou à Av. Presidente Vargas, na altura do Canal do Mangue e em 1984 transferiu-se definitivamente para o novo Sambódromo.
 
30c. Baianas exaustas após o desfile de suas agremiações em 1970.

30d. Carnaval de 1971.

30e. Carnaval de 1972.
 
30f. Começo dos anos 60. O prédio mias baixo visto na lateral direita indica a esquina da Av. Passos. Vide foto 26.
 
 
31. Frota de caminhões do Circo Orlando Orfei parada próxima à Praça XI onde se realizavam os espetáculos. No local hoje existe o Terreirão do Samba.

31a. Anos 50. 
 
31b. Anos 50.

31c. 1948.

32. Linda fotografia de um anoitecer nos anos 60.

 
33. 1964. No centro direito da imagem, onde vemos uma fileira de árvores, fica a Rua Uruguaiana. O casario visto no canto inferior direito não mais existe.

33a. Cerca de 1958. Trata-se do mesmo trecho da foto anterior. O casario na extrema direita, após as obras do metrô, deu lugar ao atual camelódromo. O prédio em construção será o Ed. Centro do Rio, nº 583 da avenida. Vide fotos 39, 39a e 39b. O mais baixo, ao lado, foi demolido (vide foto 39a) para da lugar ao Ed. Metropolitan Center, com entrada pela Rua Uruguaiana, nº 174.
 
34. 1961. Estas calçadas tipo "ilha" dividiam a pista principal da pista lateral. O motorista ao passar de uma pra outra deveria ter muita atenção. Observar atrás do carro estacionado um ônibus realizando esta manobra.

34a. 1959. Trecho na altura da Praça XI. Sede do Jornal Última Hora na lateral esquerda. Vide foto 42.

 
35. Trânsito caótico na altura da Cidade Nova em direção ao centro da cidade durante os anos 60. Ampliando a imagem é possível identificar o Viaduto São Sebastião ao fundo, sobre a avenida, na altura da Rua Marquês de Sapucaí.
 
36. Anos 70. Não foi possível identificar o trecho, todavia vemos o Canal do Mangue à direita.

 
37. Ano de 1972 próximo à Praça XI.
 
38. Fotografia de arquivo pessoal provavelmente dos anos 70.
 
38a. Foto de 1974, próxima à Av. Passos. Os postes de iluminação continuam aqui os mesmos da década de 40. Somente seriam substituídos em 1978.
 
39. Imagem de 1971 próximo ao cruzamento da Rua Uruguaiana.

39a. A mesma sequência da foto acima. Na lateral direita vemos um outdoor onde hoje há um dos acessos à Estação do Metrô Uruguaiana.
 
39b. 1965. O prédio tipo "tabuleiro de xadrez" (Ed. Centro do Rio, nº 583 da avenida) é visto também nas duas fotos anteriores.
 
  
40. Antigo prédio da Biblioteca Municipal em foto dos anos 40. Na década de 80 o prédio foi atingido por grave incêndio de consequências sérias e demolido algum tempo depois. Em seu lugar foi construído outro prédio de arquitetura duvidosa, confeccionado em concreto pré-moldado e ampliado lateralmente e nos fundos até a Rua da Alfândega. Av. Presidente Vargas, nº 1.261, próximo à Praça da República e da Igreja de São Jorge. Atual Biblioteca Parque Estadual. 
 
40a. O povo se aglomera como pode diante da biblioteca para assistir ao desfile de 7 de setembro de 1944. O primeiro realizado na nova avenida.
 
41. Sede do Jornal Última Hora, localizado na Av. Presidente Vargas, próximo ao nº 2.000, antigo prédio da sede do Jornal Diário Carioca. Nos anos 70 foi demolido e hoje faz parte de uma enorme área ocupada pelas instalações e sede do MetrôRio, nº 1944-2056, ao lado do Terminal Rodoviário Procópio Ferreira, em frente a Rua de Santana.

42. Outro ângulo do prédio, vendo-se ao fundo a Central do Brasil. O jornal foi fundado em 1951 e tornou-se um dos estopins da crise política que assolou o país encerrada com o suicídio do Presidente Getúlio Vargas em 1954.  No ano seguinte deixou o endereço da avenida mudando-se para um velho depósito na Zona Norte. Uma década depois era o único jornal a apoiar o governo do Presidente João Goulart e, quando estourou a Revolução de 1964, foi perseguido pelo novo regime até ser vendido em 1971 para outro grupo de meio de comunicação. O periódico ainda sobreviveria com dificuldades por mais 20 anos nas mãos de outros proprietários quando, atolado em dívidas, teve sua falência decretada.

43. Carnaval de 1953.

44. 1955. Ao fundo está o Morro da Providência.
 
45. Cerca de 1950. Aqui vemos o trecho da avenida próximo ao Ed. "Balança", este ainda com apenas dois blocos. O que restou da Praça XI está no centro da imagem, entre as pistas cheias de carros. O prédio mais claro no canto inferior direito é a sede do Jornal Última Hora, antes comentado.
 
46. 1977. Aqui temos uma panorâmica da região da Central do Brasil. As obras da estação do Metrô aqui devastaram a Av. Presidente Vargas e o trecho em frente ao prédio, tornando-o um grande canteiro de obras. No canto inferior direito está uma parte do Palácio Duque de Caxias (Ministério do Exército à época, atual Comando Militar do Leste), mais acima o citado prédio da Central e, no centro, a sede da Rede Ferroviária Federal (depois SuperVia). Na extrema esquerda vemos parte do "Ed. Balança" e mais acima o Viaduto São Pedro/São Paulo que liga a Av. 31 de Março (começa na saída do Túnel Santa Bárbara, passando ao lado do Sambódromo) ao bairro do Santo Cristo.

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