Rua Pinheiro Machado
(antiga Rua Guanabara)
1. 1914. Iniciamos esta postagem falando sobre o corte feito na pedreira, entre os morros Novo Mundo (à esquerda) e Azul (à direita), ao final da Rua Farani. Esta obra foi necessária para ligar esta rua à Rua Guanabara (Rua Pinheiro Machado a partir de 1915). O projeto de engenharia original de 1912, que incluía a construção de um túnel, continha erros técnicos que causaram paralisação e atraso na conclusão do trabalho.
2. Esta fotografia de 1914 mostra a fase a final do corte. Ao fundo vemos as palmeiras do Palácio Guanabara (à esquerda) e da Rua Paissandu (à direita).
2a. Esta foto também do ano de 1914 é interessante porque foi tirada do campo do Fluminense em dia de jogo. Observamos à direita o Palácio Guanabara, vizinho do clube e ao fundo, atrás das palmeiras, o corte já feito na rocha do Morro Azul.
3. Cerca de 1914. Foto em sentido oposto às fotos 1 e 2. Mão dupla na pista.
3a. Cerca de 1930. Apenas uma pista ainda no sentido Praia de Botafogo. O prédio em destaque foi demolido para a construção do atual Condomínio Buena Vista.
4. Mesmo sentido da foto 1 antes da duplicação do corte feito entre o Morro Mundo Novo e o Morro Azul.
5. No final dos anos 50 a Prefeitura decidiu duplicar as pistas da Rua Pinheiro Machado devido a previsão de grande fluxo de trânsito no local após a abertura do Túnel Santa Bárbara (Catumbi-Laranjeiras) em 1964. Novo corte na rocha foi planejado.
6. Os trabalhos de duplicação da via não foram fáceis, pois erros na medição da carga explosiva causaram desmoronamento, além do mais houve briga judicial nas desapropriações no lado de Botafogo que causaram mais morosidade.
7. Imagem oposta a anterior.
8. 1959. Os trabalhos somente foram concluídos em 1963. Mesmo ângulo da foto 3 relativa ao primeiro corte. Hoje à direita desta imagem existe a Escola Anne Frank.
9. Esta imagem de 1972 mostra o encontro do trânsito da Rua Farani (à direita) com a descida do Viaduto San Thiago Dantas (à esquerda), em direção à Rua Pinheiro Machado, sentido Túnel Santa Bárbara. Apesar da duplicação, o fluxo de veículos sempre foi acima da capacidade de escoamento, o que continua até os dias atuais. Na foto 3a é possível identificar o portão de entrada visto ao fundo, na esquina da Rua Marechal Bento Manuel.
10. Fotografia da mesma série da foto anterior. Para o visitante se localizar basta verificar a "joaninha" da PM estacionada no mesmo local nas duas fotos. O sinal de pedestre foi ali colocado principalmente para atender aos estudantes do Colégio (depois universidade) Santa Úrsula (à direita, fora da imagem). Posteriormente foi construída uma passarela no local, ainda existente. Na lateral esquerda vemos a Praça Chaim Weizmann, situada nos fundos do atual Ed. Argentina (antiga Embaixada da Argentina).
11. Esta é a terceira fotografia da mesma sequência. O caminhão visto por trás está parado no pequenino trecho da Rua Barão de Itambi ao lado da praça (à esquerda, fora da foto) antes citada. Notamos ainda um casarão existente, à época, no local atual dos fundos do Ed. Argentina, onde funcionava uma biblioteca pública.
Túnel Santa Bárbara
(Catumbi-Laranjeiras)
12. O túnel liga o Bairro de Laranjeiras (Rua Pinheiro Machado) ao Bairro do Catumbi (Viaduto 31 e Março), caminho direto para se chegar à Zonal Norte, sem passar pelo Centro da cidade.
13. 1960. O túnel possui 1.357 metros de comprimento e 17,5 metros de largura com quatro pistas de rolamento, duas em cada sentido. Atravessa o Morro da Coroa.
14. Foto obtida do interior da galeria voltada para Laranjeiras, vendo-se ao fundo o Viaduto Engenheiro Noronha. Este viaduto era necessário a fim de evitar o cruzamento com a Rua das Laranjeiras, caindo direto na Rua Pinheiro Machado. Foi construido ao mesmo tempo que a galeria do túnel.
15. 1963. O projeto para a abertura do túnel começou no final dos anos 40, contudo devido a problemas relativos a desapropriação judicial de dezenas de imóveis dos dois lados atrasaram o cronograma por quase uma década.
15a. Aspecto dos trabalhos da construção do viaduto.
16. 1964. O Viaduto Engenheiro Noronha, de 356 metros de extensão, está prestes a ser aberto ao trânsito. Houve necessidade também de se duplicar a Rua Pinheiro Machado e a Rua Farani a fim de facilitar o trânsito nos dois sentidos. Vale mencionar que, nos anos 80, foi construído o Viaduto Jardel Filho ligando a Rua Soares Cabral à Rua Conde de Baependi (próximo à Rua Ipiranga), passando por cima deste viaduto exatamente onde vemos um poste na foto.
17. Na ocasião da inauguração foi considerado o maior túnel da cidade e o mais moderno do mundo.
18. 1964. A obra foi realizada durante a gestão do Governador Carlos Lacerda, conforme vemos na placa à direita.
19. 1964. Na boca do túnel à esquerda foi construído, mais tarde, o centro de operações e controle.
20. Iluminação moderna e ventiladores potentes fizeram parte das inovações.
21. Final dos anos 60. No canto inferior esquerdo vemos a ladeira do Morro da Graça que na época conduzia ao Externato do Colégio Sacré-Coeur de Jesus. Nos anos 70 instalou-se no local a empresa Internacional de Engenharia e, anos depois, foi construído o Condomínio Residencial Parque Rossi, nº 22 da Rua Pinheiro Machado. Vide foto 15a.
22. 1964.
23. Foto do mesmo ano da anterior.
24. Foto dos anos 70. Durante muito tempo os usuários reclamaram da qualidade do ar dentro da galeria, pois o trânsito nos dois sentidos impossibilitava a renovação do ar mesmo com ventiladores. A solução veio nos anos 90 quando ergueram uma parede divisória no meio da galeria renovando o ar naturalmente no sentido do trânsito em cada lado.
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