1. Esta foto de 1894 mostra a locomotiva à carvão deixando a Estação do Cosme Velho no começo da longa subida em direção ao alto do Morro do Corcovado.
2. Foto de 1885, ano da inauguração, mostra um dos trechos do caminho tortuoso e íngreme de 3.824 metros. Durante a construção da ferrovia foi necessário abrir passagem entre as rochas.
2a. Cerca de 1884.
2b. Cerca de 1895.
2c. Ponte das Velhas em foto ao redor de 1885. Um vão de 20 metros em curva suave.
2d. Cerca de 1900. Viaduto do Silvestre. Vão de 130 metros com duas curvas opostas e uma inclinação de 25º.
2e. Outro aspecto do Viaduto do Silvestre em foto de 1895.
2f. 1929.
2g. Ponte das Caboclas. Um vão de 20 metros. Todas essas 3 pontes ainda existem.
2h. 1907. Cremalheira a vapor.
2i. Mapa ilustrativo do trajeto da estrada de ferro.
3. Sem data. No meio do trajeto havia uma parada obrigatória na Estação das Paineiras. O trem, como visto aqui, já é movido à eletricidade.
3b. Cerca de 1930.
3b. Consta a data de 1890.
3c. Foto colorizada de 1906.
4. A Estação das Paineiras em imagem mais ampla. Falaremos adiante da construção vista ao fundo.
5. Anos 70. Foto tirada do interior do trem ao chegar na Estação das Paineiras.
6. 1916. Nesta parada obrigatória havia o Hotel Corcovado (depois Hotel Paineiras) que foi construído durante a abertura da estrada ferroviária e inaugurado junto com ela em 1884. O hotel, em 1927, dispunha de 36 apartamentos com acomodações confortáveis, um bom restaurante e ótima vista panorâmica. A concessão pública de sua exploração terminou em 1970 quando foi devolvido à União. A partir de então vários grupos hoteleiros o arrendaram até o final dos anos 80. Após um grande período de inatividade e abandono, o prédio ficou totalmente desgastado por falta de manutenção. Finalmente em 2016 um novo grupo empresarial alugou o espaço e construiu um novo prédio moderno voltado para atender os frequentadores, assim nasceu o Centro de Visitantes das Paineiras com loja de souvenir, exposição sobre a história do local, lanchonete e restaurante.
7. Fotografia de 1907 mostra o hotel na base do Morro do Corcovado, incrustado no meio da grande Floresta da Tijuca.
7a. Esta foto ao redor de 1900 fornece visão aproximada de uma ala dos apartamentos do hotel.
7b. Imagem extraída de cartão postal sem data conhecida.
8. Outro ângulo do hotel em foto sem data conhecida. Notar ao lado das palmeiras a estação vista nas fotos 3 e 4.
8a. Junto ao hotel havia um pavilhão aberto, mas coberto, construído em 1915, voltado para o visitante desfrutar de uma bela vista da floresta e da Zona Sul da Cidade.
8b. 1885. Restaurante Silvestre. Foi famoso no passado, contudo hoje não existe mais.
8c. Data desconhecida.
9. Imagem de 1885 mostra o final da linha férrea. A construção redonda no alto do morro será mais adiante comentada em detalhes.
10. 1893.
10a. 1905. Bonde ainda à vapor chegando no final da linha.
11. Cerca de 1914. Atualmente o transporte é popularmente conhecido como "trenzinho" do Corcovado. A viagem leva aproximadamente 20 minutos.
11a. Anos 20.
12. Visitantes chegam ao final da estrada de ferro em foto de 1905. O caminho a partir daqui será feito a pé até o alto do Morro do Corcovado.
12a. Fotografia colorizada de 1906. É o mesmo ângulo da foto anterior.
13. 1928. Foto oposta a anterior.
13a. 1928.
14. 1913. Crianças e adultos posam para uma foto no início da caminhada até o alto do morro. Observar ao fundo o fim da linha férrea.
15. O mesmo local anterior agora visto em foto sem data. É curioso notar que, na ocasião, havia um posto de coleta de doações em dinheiro para a construção do monumento do Cristo Redentor. Isto prova que a estátua não foi doação do governo francês como alguns defendem e sim comprada com o dinheiro arrecadado dos brasileiros. A conclusão do monumento levou cinco anos.
16. Estamos na década dos anos 50 e agora vemos uma estação de passageiros no final da estrada de ferro.
16a. Imagem extraída de filme datado de 1968.
17. 1957. Outro ângulo do mesmo local da foto de antes. Observar, na lateral direita da imagem, o caminho de subida agora dispondo de corrimão e guarda-corpo.
18. Esta foto aérea esclarece como era o alto do Morro do Corcovado. Na parte baixa da imagem vemos a linha férrea até o ponto final. No canto inferior direito está a escadaria até o topo. No alto está o Mirante Chapéu do Sol, uma estrutura redonda e coberta para os visitantes vislumbrarem toda a paisagem da cidade abaixo. Mais adiante outra escada menor leva o visitante até a beira da elevação onde se tem uma vista privilegiada da Baia de Guanabara.
19. Aqui temos outra imagem aérea ao redor de 1921 do pico do morro. O mirante tinha 13,5 metros de diâmetro e protegia os visitantes do sol.
20. 1895. O Chapéu do Sol foi construído em 1885 em ferro e madeira.
21. 1906. O final da grande escadaria.
22. Mesmo ângulo anterior visto em foto contemporânea.
23. 1908. Para aqueles que iam visitar o local era preciso perpetuar a imagem em fotos.
24. 1909. Visitantes sobem as escadas de acesso ao Mirante Chapéu do Sol.
25. 1894. Uma das muitas vistas. Ao fundo identifica-se o Morro Dois Irmãos.
26. Linda pintura dos anos 20. Ao fundo a Pedra da Gávea.
27. Data não conhecida em foto parcialmente colorizada.
28. Sem data.
29. 1911.
30. Sem data conhecida.
30a. 1922. Instalação de antena de telefonia.
31. 1906. Nesta imagem o fotógrafo está do lado de fora do mirante com a câmera voltada para a beirada da Baia de Guanabara. Vide fotos 18 e 19.
32. Cerca de 1890. Local mais buscado pelos visitantes tirarem fotos.
33. Provável anos 10.
34. 1911.
34a. 1912.
35. 1915.
36. Anos 10. À direita está o bairro de Botafogo.
36a. 1925
36b. Provavel anos 40.
37. A Estátua do Cristo Redentor foi concebida na França e construída em pedaços no Brasil, onde foi montada no topo do Morro do Corcovado a 710 metros de altura do nível do mar. São 30 metros de altura em concreto armado e pedra sabão tendo seus braços uma envergadura de 28 metros, estando assentada num pedestal de 8 metros de altura.
38. Nesta outra fotografia da montagem do Cristo vemos que o Mirante Chapéu do Sol permaneceu no pico do Corcovado por mais algum tempo. Em 1942 foi removido.
39. 1930.
40. A inauguração ocorreu em 31/10/1931. O mais belo cartão postal da cidade, mundialmente conhecido fará 90 anos em breve.
41. 1935. Foto aérea do Cristo vendo-se ao fundo a Praia de Ipanema/Leblon e parte da Lagoa Rodrigo de Freitas. Atrás da estátua o Jóquei Clube e o Chapéu do Sol.
41a. 1931. Por algum tempo o Cristo e o Chapéu do Sol conviveram lado a lado.
42a. Imagem extraída de cartão postal da provável década de 60.
42b. Anos 70. Mesmo trecho da foto anterior.
43. 1971.
43a. 1965.
43b. Nos anos 40 foi construida uma área para estacionamento dos visitantes que optassem chegar ao local em seu próprio carro. Nos dias atuais não é mais possível subir de carro particular. Há um estacionamento na Estrada das Paineiras onde se embarca em vans autorizadas até o ponto mais alto antes de subir as escadas.
43c. No pé da foto vemos a posição do antes citado estacionamento. À sua esquerda, mais abaixo, corre o trecho final da linha férrea do trenzinho até a estação. Vemos também o restaurante alguns metros abaixo e atrás da estátua do Cristo Redentor.
44. 1948.
45. 1943. Vista privilegiada.
46. 1945.
47. 1954. A longa escada de acesso com 220 degraus ao pé da estátua do Cristo, vista nesta foto, foi substituída em 2001 por quatro escadas rolantes proporcionando mais conforto aos visitantes. Existe ainda acessibilidade por três elevadores panorâmicos.
48. 1958. Camelô aos pés do Cristo Redentor. Cena impossível nos dias de hoje.
49. Anos 60. O restaurante e sua magnífica vista.
50a. 1969.
51. 1991. Uma visita que jamais será esquecida pelos cariocas: Princesa Diana (1961-1997).
52. Imagem recente muito bonita. O Cristo está acima das nuvens atrás do fotógrafo.
53. Encerramos a postagem com este esquema gráfico interessante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário