A Av. Atlântica, antes conhecida informalmente como "Rua da Praia", foi construída a partir de 1905 durante a gestão do Prefeito Francisco Pereira Passos, sendo no início apenas uma rua de serviço, visto que à época, na cidade, havia pouquíssimos automóveis circulando. Do Leme à "praia da igrejinha" (atual Posto VI), em uma extensão de quatro quilômetros, estabeleceu-se que o alinhamento das construções ficaria situado a cinquenta metros da orla oceânica. A pista teria apenas quatro metros de largura e as obras se prolongaram até 1908.
Em 1910 a avenida sofreu melhorias e ampliação para dezoito metros de largura durante o governo do Prefeito Bento Ribeiro, contudo os trabalhos foram muito lentos e somente foram concluídos em 1918 na administração de Paulo de Frontin. A avenida passou a dispor de duas pistas de rolamento e um canteiro central com novos postes de iluminação.
No início dos anos 20, após algumas fortes ressacas que seguidamente destruíam o calçamento, decidiu-se construir um quebra-mar de concreto que foi concluído em 1924. Na mesma ocasião foram implantadas cadeirinhas de observação para salva-vidas no alto de postes de concreto dotados de degraus fixos de ferro. Em 1934 parte da Pedra do Inhangá que se estendia até à Av. Atlântica foi "aparada" para a construção da piscina do Copacabana Palace Hotel e, em 1951, o restante da pedra foi arrasado para a construção de três famosos edifícios vizinhos ao hotel e ainda de pé nos dias atuais.
No final dos anos 30 um novo conceito de postos de vigilância e salvamento foi implantado em toda orla de Copacabana. O projeto previa a construção de seis postos equidistantes entre si do Leme ao Posto VI. A pequena construção de três andares possuía equipamentos para salvamento de banhistas, alto-falante, rádio interligado ao serviço de assistência médica, relógio externo e um bar no andar térreo. Na década de 50 a Prefeitura alugou o espaço no alto dos postos para publicidade comercial. A ideia deu tão certo que outros postos iguais foram estendidos ao Arpoador, Ipanema, Leblon e Urca. Em 1975 modelos mais modernos de postos de salvamento foram implantados em toda Zona Sul carioca e na Praia da Barra da Tijuca.
De 1969 à 1971 uma obra gigantesca foi executada na orla da praia, uma das maiores da cidade. Tratou-se da duplicação da Av. Atlântica, com um calçadão central sob o qual foi construído um novo interceptor oceânico, um outro calçadão próximo aos prédios, nova iluminação, estacionamento e postos de abastecimento de gasolina ao longo. Para realizar tamanha empreitada foi necessário despejar milhões de metros cúbicos de areia oriundos do fundo da Enseada de Botafogo, puxados por dragas e trazidos por imensas tubulações que atravessavam o Túnel Novo. A distância da linha dos prédios até o começo da areia foi aumentado para 93 metros! As pistas em dois sentidos teriam três faixas de rolamento cada e o eterno pesadelo dos estragos na calçada pelas ressacas terminou por definitivo. O resultado foi fantástico e permanece ainda hoje como um dos mais belos cartões postais do Rio de Janeiro.
1. Foto de 1892.
3. 1890.
4. 1897 sem identificação do trecho.
4a. 1907. Inimaginável.
4b. Outra foto de 1907 em ângulo oposto ao anterior. O fotógrafo está no alto da extinta Pedreira do Inhangá apontando sua câmera para o Morro do Cantagalo ao fundo (vide foto 2). Notar à direita a primitiva Av. N. Sra. de Copacabana impossibilitada de atravessar a pedreira. Vide foto 19.
5. 1908. Ao que sugere trata-se da primeira obra de urbanização da orla de Copacabana.
6. 1912. Uma pista em meio ao nada.
6a. 1912. Pouquíssimas casas são vistas nesta foto de local não identificado, embora pela distância da "igrejinha", vista no fundo da lateral esquerda, podemos supor que aqui seja no Leme.
7. Imagem de 1915 obtida do alto da Pedra do Leme. Algumas construções já podem ser observadas.
7a. A foto anterior em seu tamanho original.
8.
Fotografia contemporânea a anterior em ângulo semelhante. No canto
inferior direito identifica-se a atual Praça Almirante Júlio de Noronha, o Bar
da Brahma e a estação de bondes ao lado.
8a. 1919. Aspecto das obras do primeiro alargamento da Av. Atlântica e seus novos postes de iluminação em trecho não identificado, embora pela curvatura, pareça ser o Leme.
9. Anos 10, vendo-se em primeiro plano a região do Lido.
10. Anos 10 com o Leme na parte baixa da imagem.
11. Bela imagem noturna extraída de cartão postal da década dos anos 20. Vemos em primeiro plano a Praça Demétrio Ribeiro na saída do Túnel Novo, ao lado do começo da Rua Barata Ribeiro.
12. 1913. No alto das pedras do Posto 6 vemos a Igreja de N. Sra. de Copacabana, mais conhecida como "igrejinha".
13. Data desconhecida após o primeiro alargamento da Av. Atlântica. Notar o sentido das "ondas" do famoso calçamento da orla, diferente de como é hoje.
13a. Foto de 1923 em trecho definido como próximo à Rua Constante Ramos.
13b. Imagem de cartão postal datado dos anos 20.
13c. Provável anos 20 a partir do Leme.
13d. Sem data.
13e. Provável final dos anos 10. Vemos a Pedra do Inhangá indo bem próxima da areia, ainda sem o Copacabana Palace Hotel.
14. Bela imagem de 1914 focando a região do Posto 6.
15. Imagem extraída de cartão postal de 1916. Na parte baixa da foto vemos a região entre as atuais Rua Bolívar e Rua Xavier da Silveira.
16. Foto tirada do alto do Morro do Cantagalo em ângulo semelhante ao anterior, mas decerto em data posterior.
16a. Anos 20. Foto extraída de cartão postal possivelmente tirada do alto do Morro do Cantagalo.
17. 1923. O Hotel Copacabana Palace já foi construído. Observá-lo na orla ao lado da Pedra do Inhangá, um pouco acima da cabeça do homem focado. A Av. N. Sra. de Copacabana também pode ser identificada em profundidade.
18. 1916. Vemos a Av. N. Sra. de Copacabana na altura da Rua Xavier da Silveira. A "igrejinha" pode ser vista no alto das pedras do Posto 6 e, ao que parece, as obras de construção do forte estão em andamento.
19. Anos 10. A orla ainda apresenta diversos terrenos vazios. Atrás dos morrotes do Inhangá vemos na lateral esquerda a área da Praça Cardeal Arcoverde e a Ladeira do Leme. A Av. N. Sra. de Copacabana, vista no pé da foto, ainda está bloqueada em sua extensão mais adiante pelo morrote.
20. Começo dos anos 20 próximo à Rua Santa Clara e Figueiredo Magalhães na parte baixa da imagem.
20a. Anos 20. Cartão postal.
20b. Idem.
21. A via observada na parte baixa da imagem é a atual Rua Francisco Otaviano.
22. Imagem aérea com data ao redor de 1925. A parte baixa da imagem é a região próxima ao Copacabana Palace Hotel. Observar, no alto da foto, a Praia de Ipanema e parte da Lagoa Rodrigo de Freitas.
23. Linda fotografia contemporânea a anterior, captando uma amplitude maior. No fundo vemos o Morro Dois Irmãos e a Pedra da Gávea mais adiante.
23a. 1926. Um pedacinho de Copacabana, Morro do Cantagalo, Morro dos Cabritos, Ipanema, Leblon, Lagoa Rodrigo de Freitas, Morro Dois Irmãos e Pedra da Gávea.
23b. Imagem aérea de 1930 com indicações.
24. Anos 30. Imagem aérea do Copacabana Palace (no pé da foto) até o Leme com indicação das ruas. Clique na imagem para ampliar.
25. Uma bela imagem colorizada de meados dos anos 20 extraída de cartão postal da região atrás do Copacabana Palace. A via observada no canto inferior esquerdo é a atual Rua Barata Ribeiro e a primeira perpendicular é a Rua Duvivier. Notar que a Av. N. Sra. de Copacabana, nos fundos do hotel, ainda está bloqueada por um dos morrotes do Inhangá.
27. Estamos ao redor de 1928. O casarão de três andares visto na extrema direita fica na esquina da Rua Figueiredo Magalhães.
28. 1939. Tomada do mesmo trecho anterior, vendo-se à direita o mesmo casarão citado ali. O bairro está sendo verticalizado rapidamente.
29. Foto clássica colorizada ao redor de 1930 da região do Lido. No canto inferior direito fica a esquina da Rua Barata Ribeiro (havia canteiro central) com Rua Belfort Roxo.
29a. Imagem extraída de cartão postal datado de 1933. Destacamos ao fundo o Copacabana Palace com a Pedreira do Inhangá ao lado.
29b. 1936. Ao fundo vemos o trecho da praia compreendido entre o Hotel Copacabana (à esquerda) até o começo do Leme.
29c. 1939. Foto tirada de algum ponto do Posto 6.
29d. Imagem do Posto 6 nos anos 30 extraída de cartão postal.
29e. 1930. Fotografia aérea tirada do dirigível Zeppelin em direção a área do Posto 6 com indicação das principais ruas.
29f. Década de 40. Consta ser a cobertura de um prédio no Posto 2.
29g. 1937. Foto obtida da altura da Rua Souza Lima.
29h. Foto colorizada de 1943.
29i. 1945.
30. 1948. Sem os postes no meio da pista.
30a. 1946.
30b. Década de 50. Ampliando a foto é possível ver o prédio da TV Rio no centro ao fundo.
30c. Década dos anos 50. Pela curvatura da orla, esta foto foi tirada de algum ponto do Leme.
30d. Praia vazia na provável década de 50.
31. Anos 50. O Posto de Salvamento 2, em frente a Praça do Lido pode ser visto na parte central esquerda da foto. A esquina vista no canto inferior é a Rua Duvivier e o toldo na calçada adiante pertence o Hotel Ouro Verde.
31a. Provável anos 50.
31b. Foto colorizada, cerca de 1945.
32. Retirada da areia das pistas após ressaca ocorrida nos anos 40. É curioso observar um píer montado ao fundo diante de um posto de salvamento.
32a. Cartão postal da provável década de 50. Observar uma "língua negra" (esgoto) sendo lançado no mar.
33. Ao que tudo indica, esta foto dos anos 50, foi tirada do alto do Posto 1 no Leme.
33a. Foto colorizada de 1947 em algum local do Leme.
33b. Foto de 1958 tirada a partir do Leme. Observar o "paredão" de prédios.
33c. Cerca de 1950.
33d. 1955. Foto tirada a partir das pedras do Leme.
33e. Provável anos 50. Em primeiro plano a Praça do Lido.
34. Década de 50. Notar no centro da imagem a Praça Cardeal Arcoverde e a Ladeira do Leme. Vide foto 19.
34a. Provável anos 30. Foto obtida a partir do Morro da Babilônia abrangendo em primeiro plano a região da Av. Princesa Isabel (não visível) e da Praça do Lido. A via em profundidade à direita é a Rua Ministro Viveiros de Castro.
34b. Foto colorizada de 1952.
35. Foto dos anos 50 obtida do alto do Morro Chapéu Mangueira, no Leme. Em primeiro plano vemos a região entre a Av. Princesa Isabel e a Praça do Lido.
35a. Anos 50. Um barco de pesca à motor é puxado para a areia próximo à Colônia dos Pescadores após mais uma manhã de trabalho. Ao fundo vemos o perfeito alinhamento da altura dos prédios da Av. Atlântica. Alguns anos depois a Prefeitura concederia autorização para alguns novos empreendimentos hoteleiros ultrapassar este limite.
35b. Provável anos 60. Posto 6.
35c. Década dos anos 50 na altura do Posto 3. Os "papagaios" à venda, fincados na areia, marcaram uma época.
35d. Foto de 1956 na esquina da Rua Souza Lima. Notar as indicações.
35e. Provável anos 30, ainda com os postes de iluminação na pista.
35f. Cerca de 1950. Em destaque um Constellation da Panair do Brasil com a orla de Copacabana à esquerda e os morros da Zona Sul.
35g. 1954. Pela distância do Posto 6, trata-se de uma tomada a partir do Leme. A Av. Atlântica está interditada. Seria carnaval ?
35h. Provável anos 50. Na parte baixa da foto está a região ao redor do Copacabana Palace.
35i. Foto colorizada da década de 50.
35j. 1955. Posto 6.
35k. Colorizada de 1957.
35l. 1957.
35m. 1957. No canto superior esquerdo está a Praça do Lido. Praia cheia.
35n. Data desconhecida. Praia quase deserta.
35o. 1968.
36. Década de 60.
37. Praia lotada na altura do Posto 4 em foto dos anos 60.
37a. Os coqueiros visto nesta foto e na anterior eram exclusivos deste trecho da praia.
37b. Propaganda do sorvete Kibon ao redor de 1960. A moça sentada está com um Eski-bon na mão, um dos mais apreciados produtos da fábrica. Ainda hoje existe. O trecho é o mesmo das fotos anteriores.
37c. Anos 50. Aproveitando a sombra das palmeiras.
37d. Anos 60 em dia de sol forte.
37e. Anos 60 a partir do Leme. Imagem oposta a anterior,
37f. Sem data.
37g. 1965.
37h. Anos 60.
37i. 1968.
38. Nesta foto de 1964 vemos um ângulo aéreo pouco comum. Na parte baixa da foto vemos a Pedra do Arpoador e a Praia do Diabo. Mais acima está o Forte de Copacabana e a curvatura da Praia de Copacabana em toda sua extensão.
38a. Anos 60. Outra foto semelhante a de cima.
39. A Av. Atlântica já duplicada no início dos anos 70. Foto obtida a partir do alto da Pedra do Leme.
40. 1971. A "febre" de levar cadeira para a praia ainda não estava disseminada.
41. Anos 70. Em primeiro plano vemos a região da Praça do Lido.
42. Provável final dos anos 70. As ciclovias somente seriam implantadas na orla da Zonal Sul em 1991.
43. Cerca de 1980. Praia do Leme.
44. Cerca de 1980. Na extrema esquerda vemos a sombra do Othon Palace Hotel projetada na areia, portanto trata-se da esquina da Rua Xavier da Silveira.
45. Data desconhecida pós 1980. Comparar com foto 3. No canto inferior direito está o prédio comercial do Rio Sul com seu heliporto no terraço.
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