Igreja de São Joaquim
1. Tomada em profundidade da Rua Larga de São Joaquim (atual Av. Marechal Floriano) em direção à esquina da Av. Passos (antiga Rua do Sacramento). Ao fundo observamos a silhueta da Igreja de São Joaquim bem no meio da via. Em 1903 ela foi demolida para o alargamento da via e sua junção com a Rua Estreita de São Joaquim. Sem data.
2. Ao redor de 1907. Esta outra fotografia do mesmo local anterior, traz uma referência reveladora. À direita vemos os fundos da Escola Rivadávia Correa, na esquina da atual Rua Visconde da Gávea (antiga Rua de São Lourenço), portanto ambas imagens foram tomadas em direção à Av. Passos. É possível também identificar o prédio do Palácio Itamaraty, à esquerda da via, onde há duas palmeiras altas. Um grupamento militar em marcha se dirige, provavelmente, para o Ministério da Guerra, a pouco metros dali.
3. Esta pintura nos dá uma ideia exata do seminário (futuro Colégio Pedro II) anexo à Igreja de São Joaquim. O conjunto foi erguido em 1758.
4. Fotografia ao redor de 1885 mostrando o pequeno largo existente diante da igreja e, à direita, a Av. Marechal Floriano "espremida" (antiga Rua Estreita de São Joaquim).
3a. Outro desenho do seminário colado à igreja.
5. Sem data.
6. Imagem de 1903 pouco antes da demolição.
7. O início da derrubada das torres em 1903.
8. A demolição prossegue.
8a. Encontramos este mapa antigo da região ao redor da igreja e assinalamos:
1) Rua Larga de São Joaquim (mais conhecida apenas como Rua "Larga");
2) Rua da Imperatriz (atual Rua Camerino);
3) Rua Estreita de São Joaquim;
4) Rua Leandro Martins; e
5) Rua da Conceição.
Fizemos a marcação de uma linha amarela indicando o alargamento da Rua Estreita de São Joaquim, a qual depois de concluído somou-se a Rua Larga alterando sua denominação para Av. Marechal Floriano. Na foto 4 notamos claramente a curta largura da antiga via, ao lado da igreja. Como dissemos foi necessária a sua demolição para o perfeito alinhamento da nova avenida, além, é claro, de muitas outras construções até o largo de Santa Rita.
9. Esta foto, de 1904, mostra o alargamento da via em andamento após a derrubada total da Igreja de São Joaquim, no exato ponto onde ela se erguia. A edificação baixa à esquerda, ao que tudo indica, será depois derrubada para a construção do atual prédio do Colégio Pedro II. Observar ao fundo a Igreja de Santa Rita.
Colégio Pedro II
9a. Esta foto de 1889 mostra a fachada do seminário que deu origem ao colégio. Observar na extrema direita parte da Igreja de São Joaquim. Vide foto 7.
10. Anos 20. Prédio do Colégio Pedro II.
11. Sem data. O colégio foi fundado em 1837 com o nome de Imperial Colégio Pedro II. Entre os anos de 1871-75 foram realizadas obras de ampliação na antiga edificação (foto 9a) e em 1904 foi modificada para a arquitetura eclética que o transformou na configuração atual.
12. Anos 20. Em 1983 o prédio foi tombado pelo IPHAN. Este ano (2020) a instituição de ensino completa 183 anos de existência.
13. Rua Camerino em profundidade e o Colégio Pedro II à direita.
14. Década de 30. Na lateral esquerda vemos parte do Colégio Pedro II e à direita a entrada da Av. Passos.
18. A fachada lateral em 1964.
Nenhum comentário:
Postar um comentário