1. Cerca de 1866. Sua construção teve início em 1759 e concluída em 1801, contudo somente foi inaugurada oficialmente em 1865 pelo Imperador D. Pedro II. A construção vista em seu lado esquerdo é o extinto Hospital da Ordem Terceira de São Francisco de Paula (não confundir com o Hospital da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência do Largo da Carioca).
1a. Cerca de 1845. Litografia de autoria de Buvelot e Moreau.
2. 1889. A igreja é considerada a segunda em tamanho da cidade do Rio e exibe uma beleza arquitetônica extraordinária, só perdendo para a Igreja da Candelária.
3. Sem data. Construída em estilo neoclássico possui seu interior totalmente revestido em madeira talhada.
4. Cerca de 1885. O primeiro nome do largo foi Praça Real da Sé Nova, já que a igreja seria a sede da nova catedral da cidade, o que não aconteceu.
4a. 1888. Festejos da Abolição da Escravidão.
4b. 1888. Outro aspecto dos festejos. À esquerda a igreja e ao fundo, atrás das árvores, a Real Academia Militar (futura Escola Politécnica).
5. Cerca de 1905. O altar-mor da igreja é autoria de Mestre Valentim. Ao que parece o hospital à sua esquerda está sendo demolido e em breve dará lugar a um grande magazine, o Parc Royal.
6. Sem data. Não é à toa que, há tempos, se tornou um dos endereços mais concorridos para cerimônia de casamentos.
7. 1909. Dia de evento. Observar o prédio vizinho, à direita: "Grandes Armazéns de Paris".
7a. Belo ângulo sem data.
8. No centro do Largo de São Francisco de Paula encontra-se o monumento ao Patriarca da Independência, José Bonifácio de Andrada e Silva, inaugurado em 1872. Até hoje permanece no local.
9. Cerca de 1910. Belíssima fotografia colorizada sem data definida.
9a. 1909. Vemos uma manifestação popular no largo. Na extrema direita vemos uma pequena parte da frente da igreja e ao fundo a entrada da Rua do Ouvidor. O fotógrafo provavelmente estava nas escadas da Escola Politécnica.
10. Linda aproximação.
11. Cerca de 1870. Um ângulo incomum pela Rua do Teatro (liga o Largo de São Francisco à Praça Tiradentes, em diagonal com a Rua Sete de Setembro).
12. Anos 20. Agitação de pedestres.
12b. Sem data. Esta é a esquina da Rua da Carioca com Rua Ramalho Ortigão (antiga Travessa de São Francisco de Paula, em profundidade). A igreja é vista aqui em ângulo pouco comum, pelos fundos. O movimento nas barracas visto é o começo do primitivo Mercado das Flores.
12c. Cerca de 1912. O mesmo trecho visto acima já com o Mercado das Flores na lateral. Observar a cúpula do Magazine Parc Royal, ao lado da torre sineira da igreja. O prédio aqui à direita existe ainda hoje.
12d. 1927. À esquerda da igreja aparece uma pequena parte do Magazine Parc Royal.
12e. Uma excelente fotografia de Augusto Malta abrangendo a igreja e o Magazine Parc Royal, seu vizinho. À esquerda, em profundidade, está a Rua Sete de Setembro se estendendo até a Praça Tiradentes.
13. Anos 30.
14. Fotografia contemporânea a anterior.
16. 1961. Estacionamento atrapalhando.
17. Contemporânea a foto anterior.
18. 1958. Finalizamos esta postagem com esta curiosa mostrando uma aproximação da parte frontal da igreja e a estátua de José Bonifácio, à direita. Uma mulher tenta proteger-se do sol forte com um leque aberto.





























Nenhum comentário:
Postar um comentário