1. Fotografia de 1902 da esquina com a Rua dos Andradas (à esquerda), lado par, ou seja, no sentido do trânsito em direção à Central pela esquerda.
1a. Esta é a Rua Estreita de São Joaquim no trecho entre a atual Av. Passos e Rua Uruguaiana (antiga Rua da Vala), antes de ser alargada e trocar de nome para Av. Marechal Floriano. No canto superior esquerdo vemos o Morro da Conceição, mais à direita o Morro de São Bento e no canto superior direito a parte elevada da Igreja da Candelária.
2. Foto de 1904. Vemos a estreita Rua dos Andradas em profundidade em direção à futura Av. Presidente Vargas, no lado oposto à foto 1.
3. Foto de 1908 em direção à Central do Brasil. A via à esquerda é a atual Av. Tomé de Sousa em seu trecho final e, à direita, identifica-se o Palácio do Itamaraty próximo às palmeiras altas. Ampliando a imagem é possível identificar a silhueta do Quartel General do Exército, no fundo à direita.
4. Imagem de 1908 mostrando a Casa Clark, situada na esquina da Rua Camerino, lado par da Av. Marechal Floriano, ou seja, à esquerda da foto estamos indo em direção à Central do Brasil. A construção foi preservada até hoje, onde funciona uma sapataria.
4a. A mesma esquina mostrada na foto anterior. Devido aos detalhes observados é possível ser da mesma data.
5. Fotografia de 1908 mostrando obras para colocação de trilhos de bonde na avenida. A esquina, à esquerda, é a Av. Passos (antiga Rua do Sacramento) e um pouco mais adiante, à direita a Rua Camerino (antiga Rua da Imperatriz). Neste exato trecho situava-se a Igreja de São Joaquim demolida em 1903 para o alargamento da via. Observar, à direita, o primitivo anexo à igreja ainda de pé, local onde depois seria construído o atual Colégio Pedro II. O próximo prédio, na esquina da Rua Camerino, pode ser visto nas fotos 4 e 4a acima.
5a. O mesmo período da foto anterior sem possibilidade de identificar com precisão o trecho da avenida.
5c. Trecho compreendido entre o Largo de Santa Rita (ao fundo) e Rua Uruguaiana (à direita, fora da foto). Apesar da baixa qualidade da imagem é possível distinguir a igreja ao fundo.
6. Foto panorâmica de 1907 após as obras de alargamento em direção à Central. O prédio maior observado no alto, à esquerda, é a antiga Prefeitura Municipal, demolida nos anos 40 para a abertura da Av. Presidente Vargas. Situava-se ao lado da Escola Rivadávia Correa, diante da antiga área da Praça da República.
7. Imagem de 1907 novamente em direção à Central. Ao que parece a esquina à esquerda é a atual Rua Regente Feijó.
8. Fotografia de 1908 clicada da esquina da atual Rua Visconde da Gávea (antiga Rua de São Lourenço) em direção ao Largo de Santa Rita. O prédio, na extrema direita, atrás da árvore, é a Escola Rivadávia Correa pelos fundos. O fotógrafo, portanto, está de costas para a calçada do Ministério da Guerra.
9. 1915. Alfaiataria Mundial, nº 58 da via, esquina com Rua da Conceição.
10. Foto de 1942 mostra o Cinema Primor em suas novas instalações a partir de 1938. Situava-se na Av. Passos, esquina com Av. Marechal Floriano. Na foto 5 podemos observar o mesmo local onde se encontra o prédio com toldos. Inaugurado em 1916, fechou as portas em 1958.
11. Em 1908 inaugurou-se a nova sede do Supremo Tribunal Federal. Não foi possível identificar o trecho nem o número da via.
Nenhum comentário:
Postar um comentário