Translate

quinta-feira, 12 de março de 2020

CINELÂNDIA - Biblioteca Nacional

1. O enorme e crescente acervo da centenária instituição localizada na Rua do Passeio, nº 60 exigia um prédio maior e mais moderno. A construção da nova Biblioteca Nacional começou em 1905, ano em que a Av. Central (atual Av. Rio Branco) foi inaugurada. A foto acima, de 1906, nos mostra o terreno nº 219 daquela avenida, pelos fundos, no começo dos trabalhos de fixação das vigas de sustentação. Destacamos ainda o Convento de N. Sra. da Ajuda e a montagem do Palácio Monroe, ambos na lateral esquerda. No outro lado, à direita, localiza-se o Conselho Municipal, que mais tarde daria lugar ao Palácio Pedro Ernesto.

  2. O terreno delimitado e cercado mostra o começo das obras em 1905.

3. Esta imagem mostra o início dos trabalhos de construção. Ao fundo vemos parte do Morro do Castelo "aparado". Ali, mais tarde, será construída a Rua México.

3a. O canteiro de obras em 1905.

4. Aqui uma imagem muito interessante da obra em perfil revelando à direita a ponta triangular da Praça Floriano (futura Cinelândia), o Convento N. Sra. da Ajuda ainda de pé e, atrás, o lindo Palácio Monroe. Vemos também as pistas vazias da recém inaugurada Av. Central diante da construção.

5. Nesta fase da construção é possível observar os contornos finais do belo prédio. O movimento de operários parece frenético, embora a Av. Central, neste trecho, somente seja utilizada por transeuntes e carroças. 

6. Mesmo ângulo da imagem anterior mostrando agora a parte superior da construção e da cúpula quase prontas. Os bancos em primeiro plano pertencem à Praça Floriano.

7. Após cinco anos a imponente obra foi concluída. Nesta rara foto vemos o prédio ainda com tapumes. A tração animal na época ainda era muito utilizada.
 
7a. 1905.
 
7b. 1908.
 
8. 1911. Uma construção sólida que dura há mais de um século.
 
9. Imagem frontal de 1910. Em primeiro plano os jardins da futura Cinelândia ainda deserta.

10. Outra foto de 1910 revela alguns detalhes curiosos. Na extrema esquerda o prédio do Museu de Belas Artes concluído no ano anterior, localizado após a esquina da atual Rua Araújo de Porto Alegre e à direita a pequena Rua Pedro Lessa, onde atualmente há uma entrada/saída da Estação Cinelândia do Metrô.  
 
11. Uma tomada dos fundos da biblioteca em 1911 no cruzamento da futura Rua México (à direita) com Rua Pedro Lessa (à esquerda).

12. Excelente imagem de perfil do prédio da biblioteca permite observar um grande trecho da Av. Central em profundidade na direção à Praça Mauá. Vide fotos 7a e 7b.

13. 1912. Av.Rio Branco, nº 219.

13a. 1912. Imagem de  cartão postal.

14. Esta foto, da década de 10, mostra a Praça Floriano dividida em duas partes exatamente na continuação da Rua Pedro Lessa. Decerto havia um retorno ali para os veículos vindos da Av. Central. Hoje esta ruela não existe mais.

15. Nos anos 20 a calmaria havia ficado no passado. Podemos observar, à direita da Biblioteca Nacional, o prédio do Supremo Tribunal Federal e os prédios do Clube Militar e do Ed. Lafont, ambos situados na esquina da Rua Santa Luzia. Na praça destaca-se o grande Monumento ao Marechal Floriano Peixoto, até hoje no mesmo local. O fotógrafo deveria estar na escadaria de acesso ao Teatro Municipal.
 
16. Foto datada de 1922 mostra o evento de posse do novo Presidente da República Artur Bernardes. O lampadário visto à esquerda localiza-se na calçada do Teatro Municipal.

16a. Foto extraída de cartão postal, contemporânea a anterior, em ângulo semelhante.
  
17. Nesta foto, provavelmente dos anos 30, o entorno arquitetônico da Praça Floriano estava pronto. Chamamos atenção para o prédio mais à esquerda. Trata-se do Palace Hotel na esquina da Av. Rio Branco com a atual Av. Almirante Barroso (antiga Rua Barão de São Gonçalo). Entre esta via e o Museu de Belas Artes há o prédio do Derby Club. Veremos em outras postagens estes prédios em maiores detalhes.

 18. Uma linda imagem sem data.

19. Tomada não muito comum da Biblioteca Nacional ao nível da Av. Central em direção à Av. Beira-mar. Destacamos o monumento ao Marechal Floriano Peixoto na praça de mesmo nome e, ao fundo, o Palácio Monroe. A avenida era de mão dupla com lindos postes de três luminárias dividindo as pistas.

20. Desfile militar em frente à Biblioteca Nacional em 1917. Ao fundo, na mesma calçada, o antigo STF, seguido dos prédios do Clube Militar e do Ed. Lafont na Rua Santa Luzia. Muitos populares acompanham o evento.
 
20a. 1921. Multidão em frente à biblioteca. Na extrema direita vemos parte do monumento ao Marechal Floriano e ao fundo o Morro do Pão de Açúcar e até o obelisco.

21. Imagem indicando as principais construções na lateral esquerda da Biblioteca Nacional. É interessante observar, ao fundo, que grande parte do Morro do Castelo já foi demolida e aterrada, portanto o ano da foto é ao redor de 1923.

22. Aqui a indicação dos principais prédios pelo lado oposto, observando-se também grande parte da Praça Floriano. De modo semelhante à foto anterior, ao fundo, o Morro dos Castelo já esta arrasado.
 
23. Imagem colorizada obtida do Morro do Castelo com indicação.
 
24. Imagem dos anos 40 revela o movimento cotidiano da área no entorno da Biblioteca Nacional. Chamamos atenção para os carros típicos da época. A calçada em primeiro plano fica em frente à escadaria de acesso ao Teatro Municipal.

25. Uma foto de 1947 mostrando os grandes prédios já erguidos atrás da biblioteca, na Rua México. Após a derrubada do Morro do Castelo, em 1922, uma área enorme foi totalmente urbanizada para a construção de prédios públicos e comerciais dando origem ao novo bairro da Esplanada do Castelo.

26. Uma tomada colorizada do mesmo ângulo da foto 16 do final dos anos 50. À esquerda um dos belos lampadários que ladeam a calçada frontal do Teatro Municipal. Acima deste, ao fundo, o prédio da Academia Brasileira de Imprensa - ABI, localizado na esquina da Rua Araújo de Porto Alegre com Rua México.

27. Outra imagem contemporânea a anterior.

28. 1951. Há mais fotos da biblioteca em outros posts da Cinelândia.
 
29. Anos 10. Encerramos a postagem com esta magnífica foto aérea da Praça Floriano (atual Cinelândia) e arredores com destaque para o grande prédio da Biblioteca Nacional. Atrás dela está o Morro do Castelo já parcialmente aparado e, atrás deste, estão, pouco visíveis, as torres sineiras da Igreja de Santa Luzia. No meio das águas da baia vemos a Ilha de Villegagnon isolada do continente já que o aterro para a construção do aeroporto ainda não havia sido realizado. Na extrema direita estão o Clube Militar e o Ed. Lafont, ambos ladeando a esquina da Rua Santa Luzia. Na frente da biblioteca, de fundos, vemos o Conselho Municipal. Finalmente, no centro da imagem, na Av. Central, está o lindo prédio do Supremo Tribunal Federal, hoje Centro Cultural da Justiça Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário