1. Inaugurado em 1909 este belíssimo prédio em estilo eclético abrigou a sede do Supremo Tribunal Federal até 1960 quando foi transferido para a nova capital, em Brasília. Outros órgãos da justiça funcionaram ali até que, em 2001, após uma grande restauração, tornou-se o Centro Cultural da Justiça Federal - CCJF. Nesta foto, vemos o prédio lateralmente, pouco antes do término da obra.
2. Aqui vemos uma excelente imagem frontal datada de 1910. Localização: Av. Rio Branco, nº 241, ao lado da Biblioteca Nacional.
3. Anos 20. Av. Rio Branco, nº 241.
4. Provavelmente alguns meses antes da conclusão da obra, pois o adorno superior frontal está ausente. Comparar com as outras fotos.
5. Outra tomada frontal. Ao fundo o Morro do Castelo e, em primeiro plano, os jardins da Praça Floriano.
6. A exemplo da foto 4, a ausência do adorno superior frontal denota que trata-se de imagem pouco antes da conclusão da obra, portanto por volta de 1908.
7. Esta foto, de 1912, revela a posição exata do prédio do STF, pois na extrema esquerda aparece parte lateral da Biblioteca Nacional. Entre os dois prédios há a Rua Pedro Lessa, não visível aqui.
8. Fotografia incomum do STF visto pelos fundos a partir de algum ponto do Morro do Castelo. À direita a Biblioteca Nacional, no centro a Praça Floriano e o terreno vazio onde ficava o os fundos do Convento da Ajuda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário