1. Esta é a Rua Dom Manuel em profundidade, no exato ponto onde começa, na continuação da Rua da Assembleia (antiga Rua da Cadeia), conhecido como Largo do Paço. O fotógrafo deve estar, pelo ângulo exibido, diante do Paço Imperial com a câmera voltada para o Morro do Castelo, observado ao fundo. À direita vemos a parte de trás do Palácio Tiradentes e à esquerda o belo prédio do Ministério da Agricultura, Viação e Obras Públicas. A via, portanto, é paralela à Rua Primeiro de Março (antiga Rua Direita).
1a. Esta imagem de baixa qualidade, sem data, revela a Rua Dom Manuel (antiga Rua do Porto dos Padres da Companhia) na esquina da Rua São José no mesmo sentido da foto anterior. As três edificações em sequência na lateral esquerda da via são: Clube Naval (hoje Museu Naval), EMERJ (atual) e o velho Tribunal de Justiça (hoje Centro Cultural e Museu da Justiça - CCMJ). Mais abaixo elas estão mais detalhadas.
1b. Óleo sobre tela de Gustavo Dall'Ara datada de 1920 em trecho indefinido da rua.
Ministério da Agricultura, Comércio, Viação e Obras Públicas
2. Julgamos importante apresentar uma postagem isolada desta rua porque nela foram construídos alguns prédios preservados até hoje. Esta é a primeira edificação, em estilo neoclássico, à esquerda da via, o Ministério citado na foto 1. Visto do alto esta construção tinha o formato de um grande "H", ou seja, dois prédios gêmeos interligados. Na extrema esquerda vemos o trecho próximo à Estação das Barcas para Niterói. Observar ainda, no alto da edificação, as estátuas em cada uma de suas extremidades, portanto é datada de cerca de 1887.
2a. Nesta foto sem data presenciamos uma cerimônia sendo realizada nos arredores do Paço Imperial (à direita, fora da foto). O Prédio do Ministério é visto parcialmente na lateral esquerda no exato ponto da foto anterior. No canto superior direito vemos claramente o Morro do Castelo com a Igreja dos Jesuítas e o Hospital São Zacharias ao lado. O velho casario visto na lateral da Rua Dom Manoel fazia parte do extinto bairro da Misericórdia. O evento que está ocorrendo pode ser do dia da abolição dos escravos em 13/05/1888, a assinatura da famosa Lei Áurea.
3. Outra foto sem data, contudo muito interessante. Estamos ao lado do Paço Imperial, com a câmera dirigida para a baia. O terreno à direita, visto aqui em parte, fica exatamente nos fundos do prédio da Cadeia Velha (atual Palácio Tiradentes), portanto a via entre este terreno e o Ministério é a Rua Dom Manuel. O prédio foi construído entre 1871-1874, tendo sido demolido em 1936 para dar lugar a outro prédio destinado ao Ministério dos Transportes. Quando a capital foi transferida para Brasília, nos anos 60, o prédio foi utilizado como anexo auxiliar à ALERJ. No final dos anos 70 o prédio que o sucedeu também veio abaixo para dar lugar a uma moderna construção em vidro fumê com a mesma função.
4. Aqui uma imagem de 1914 do mesmo ângulo tomado na foto 2. Não há mais estátuas no alto e as palmeiras estão bem altas. Na extrema direita há o próximo prédio da Rua Dom Manuel, o Clube Naval, visto em parte pequena.
4a. Foto de cartão postal sem data.
4b. Imagem de baixa qualidade ao redor de 1906. O fotógrafo está na atual Rua da Assembleia, de costas para o Cais. No alto à esquerda vemos uma pequena parte do Morro do Castelo e, ao fundo, fica a Cadeia Velha. Vide foto 6a.
4c. Ângulo semelhante ao da foto anterior.
5. Novamente outra imagem do mesmo prédio do Ministério obtida de um ângulo incomum, muito embora não capte a Rua Dom Manuel. No lado esquerdo, ao fundo, vemos uma edificação menor onde funcionava o Hotel Pharoux, bem próximo à Estação das Barcas (não visível). Em primeiro plano há uma praça com um coreto ao centro. Esta praça se localizava exatamente diante do Paço Imperial (não visível também). Data: cerca de 1900.
5a. Posição semelhante à anterior em foto extraída de cartão postal sem registro de data. A via entre o prédio do ministério e o Hotel Pharoux (na lateral esquerda) chamava-se Rua Clapp, paralela à rua Dom Manuel. Atrás do fotógrafo fica o antigo Mercado do Peixe.
6. Linda imagem colorizada de 1914. Estamos na mesma lateral da foto anterior, contudo mais em direção à baía. A torre na extrema direita é da Igreja de São José.
6a. Imagem contemporânea a anterior. A via em obras à direita é a Rua da Assembleia no sentido Av. Rio Branco, vendo-se ao fundo a parte traseira da Cadeia Velha (atual Palácio Tiradentes).
6b. Vista parcial da Praça XV com o prédio do Ministério da Agricultura na esquerda e o Paço Imperial mais à direita. Observar os dois coretos localizados diante destas duas construções e comparar com a foto 5. Por fim destacamos na extrema direita parte da Igreja N. Sra. do Carmo.
Clube Naval
7. Cerca de 1900. Este é o próximo prédio à esquerda da Rua Dom Manuel. Trata-se do antigo Clube Naval, hoje Museu Naval, muito bem preservado. A via em profundidade é a Rua São José, vendo-se, ao fundo, a Estação das Barcas. Entre a Estação e o Clube há uma construção que, decerto, é o Hotel Pharoux, na esquina da Rua Clapp (antiga Rua Fresca), não mais existente. Na extremidade esquerda a lateral do prédio do Ministério da Agricultura, antes citado. Após a abertura da Av. Central (atual Av. Rio Branco), em 1905, o clube foi transferido para lá, na esquina da Av. Almirante Barroso (antiga Rua Barão de São Gonçalo) e lá permanece.
8. Fotografia de 1905, em ângulo bem próximo da imagem anterior. Observar os trilhos de bonde entrando em direção à Rua São José, provavelmente com destino à Estação das Barcas. A ruela à direita do clube é o Beco da Torre, ainda hoje existente.
9. Uma tomada rara da Rua Dom Manuel em direção à Praça XV. O prédio indicado como EMERJ (Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro) fica no nº 25 da citada via.
Escola de Magistratura (EMERJ)
10. O final da construção do prédio data de 1887 e abrigou diversas instituições ao longo do tempo: Caixa Econômica, Tribunal de Justiça do Estado da Guanabara (anos 40), Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro (1960) e, finalmente, a EMERJ (2012). Rua Dom Manuel, nº 30 e sua portaria principal está voltada para o atual término da Av. Erasmo Braga, ao lado do Fórum, onde há um estacionamento regular da prefeitura muito disputado.
11. O prédio sofreu modificações na sua fachada. Sem data.
12. Uma foto dos anos 70 mostra, da esquerda para a direita: o anexo da ALERJ (citado na foto 3), o Museu Naval (antigo Clube Naval) e a EMERJ.
Tribunal de Justiça
13. O último prédio antigo da Rua Dom Manuel é o Tribunal de Justiça original, construído em 1926 no nº 29. Hoje funciona o CCMJ - Centro Cultural e Museu da Justiça.
14. Uma visão frontal de 1958 obtida do terreno do estacionamento onde seria construído, posteriormente, o atual Fórum. A título de curiosidade esclarecemos que a ruela existente entre o EMERJ e o antigo Tribunal da Justiça é a atual Rua Jacó do Bandolim.
15. Esta foto de 1926 capta o antigo Tribunal da Justiça visto do trecho final da Rua Dom Manuel. O terreno à direita (atual Praça Rui Barbosa) foi usado durante anos como estacionamento e hoje abriga a enorme expansão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, bem atrás do Fórum e se liga a este por um passadiço alto. A Rua Dom Manuel termina após cruzar o Beco da Música e a Praça do Expedicionário em seu encontro com a lateral da Ladeira da Misericórdia. Há neste ponto os fundos do antigo prédio do Museu da Imagem e do Som (remanescente da EXPO 1922).
Nenhum comentário:
Postar um comentário