1. Foto de 1910 mostrando o prédio colonial da "Cadeia Velha" ao lado da Igreja de São José, na Rua Primeiro de Março (antiga Rua Direita), esquina com Rua da Assembleia (antiga Rua da Cadeia). Ao longo da história a construção serviu a diversos fins inclusive sede do poder legislativo (Câmara dos Deputados). Após a independência, abrigou a Assembleia Constituinte e depois o Congresso Legislativo até 1914, quando foi transferido para o Palácio Monroe, na atual Cinelândia. Conta a história que em 1789 foi preso o alferes, inconfidente, vulgarmente conhecido como "Tiradentes", ficando ali encarcerado até 1792. Em abril daquele ano foi conduzido à pé até o Largo da Lampadosa, próximo à atual Praça Tiradentes, onde foi enforcado em praça pública.
2. Outra imagem bem semelhante sem data.
3. Imagem de 1919 pelo lado dos fundos do prédio. Observar as torres da Igreja São José atrás da construção à esquerda.
4. Cerca de 1922. Novamente os fundos. Rua da Assembleia (antiga Rua da Cadeia) à direita.
5. Uma visão completa dos fundos da edificação em 1919. Observar que havia um grande terreno vazio deste lado.
5a. Cerca de 1919. Outra imagem dos fundos. À esquerda a Rua São José e à direita a Rua da Assembleia com a lateral do Paço Imperial ao lado.
6. Fotografia aérea revelando de forma indicativa todo o entorno da Cadeia Velha.
6a. Esta foto, de 1911, embora tenha uma falha, é bastante rara, pois mostra este quiosque ao lado da "Cadeia Velha" (parede lateral à direita), vendo-se ainda a espremida Rua São José, ao fundo, no lado esquerdo. Para se ter uma ideia aproximada de onde estava o fotógrafo, basta olhar a foto anterior e observar a ponta da seta indicativa da Rua São José.
6b. Imagem de 1921/22 revela diversos pontos conhecidos: Em primeiro plano a lateral do Paço Imperial voltado para a Praça XV de Novembro. No canto direito vemos parte da Rua Primeiro de Março com a Cadeia Velha e a Igreja de São José. Atrás da "Cadeia Velha" o terreno vazio que seria utilizado depois na construção do Palácio Tiradentes. Na sequência a Rua Dom Manuel e os três prédios famosos lado a lado (Ministério da Agricultura, Clube Naval e o atual EMERJ, estes dois últimos preservados ainda hoje). Na extrema esquerda a Estação das Barcas e mais acima o Mercado Municipal. Por fim destacamos o Morro do Castelo ainda de pé no canto superior direito.
7. Esta boa imagem, embora não se possa precisar, seria de 1911. Ao que parece estas são as portas principais de entrada do prédio. Duas pela Rua Primeiro de Março (antiga Rua Direita) e uma lateral, pela Rua da Assembleia (antiga Rua da Cadeia).
8. A mesmo ângulo em 1922, pouco antes da demolição.
9. Cerca de 1870. Imagem obtida da calçada do Convento dos Carmelitas (vide mais detalhes aqui) mostrando o intenso vai e vem de pessoas e transportes por tração animal.
9a. Sem data.
10. Após a demolição do antigo prédio da Cadeia Velha, foi erguido no mesmo local o monumental Palácio Tiradentes em estilo eclético com tendência neo-grega. Esta imagem revela o estágio final da obra, inaugurada em 1926. O terreno vazio nos fundos, mencionado nas fotos 5 e 6, foi todo ocupado pela nova edificação.
11. Toda a beleza do novo prédio no ano de sua inauguração, 1926. À direita a Rua São José e à esquerda parte lateral do Paço Imperial.
12. Imagem do final dos anos 20 obtida da Rua da Assembleia. Congresso Legislativo do Brasil.
13. Por este ângulo observamos a estátua de Tiradentes antes da escadaria principal. Isto permanece até os dias atuais.
13a. Cerca de 1926.
13b. Cortejo fúnebre desce as escadas do palácio em foto de 1930. Ao fundo vemos a lateral do Paço Imperial na Rua da Assembleia e, no canto superior esquerdo, o Convento do Carmo.
14. 1938.
15. Uma excelente imagem frontal, sem data.
15a. Foto de 1942.
16. Anos 50.
16a. Década de 60.
17. Uma panorâmica de 1946 em dia de evento no palácio.
18. Curiosa fotografia sem data. Vemos o que parece ser um canteiro ajardinado dividindo a pista da rua.
19. Com a transferência da capital para Brasília, em 1960, o palácio passou a ser a sede da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro - ALERJ.
20. Uma bela imagem colorida da década de 60 abrangendo a Igreja de São José, vizinha ao Palácio Tiradentes.
21. Criação do Estado da Guanabara pelo Governador Carlos Lacerda (1914-1977) nas escadas do Palácio em 1962.
Nenhum comentário:
Postar um comentário