1. Fotografia ao redor de 1903. Clique na imagem para ampliar e visualizar os pontos assinalados:
1) Convento N. Sra. da Ajuda (demolido em 1911);
2) Terreno delimitado para a construção do Teatro Municipal;
3) Av. Central delimitada, mas não urbanizada;
4) Terreno sendo preparado para a construção da Escola Nacional de Belas Artes;
5) Local da futura Praça Floriano;
6) Terreno sendo preparado para a construção da Biblioteca Nacional;
7) Rua Santa Luzia.
2. Esta imagem de 1905 nos mostra o terreno cercado onde será construída a Escola Nacional de Belas Artes. Observem que parte do Morro do Castelo foi cortado atrás do terreno. A Av. Central (depois Av. Rio Branco) fora recém inaugurada.
3. 1906. O início das obras de construção do museu, em primeiro plano, ocorreram simultaneamente às do Teatro Municipal, seu vizinho.
4. Ângulo semelhante em data posterior.
5. Aqui outra fotografia dos fundos da edificação em fase final, mostrando a cúpula com andaimes e o terreno ainda cercado por tapumes. É interessante observar, ao fundo, o Teatro Municipal também em término de obras, contudo já ostentando sua águia característica no topo da cúpula. Imagem fotografada de algum ponto do Morro do Castelo.
6. 1910. O prédio foi aberto ao público em 1908, mas somente tornou-se museu 30 anos depois. Esta imagem mostra a beleza arquitetônica do prédio cuja entrada fica na Av. Rio Branco, nº 199, voltada para a lateral do Teatro Municipal. Esta obra veio contribuir em muito para o embelezamento de toda da região da Praça Floriano (Cinelândia) em conjunto com os prédios do Teatro Municipal (à esquerda na foto), da Biblioteca Nacional, do Supremo Tribunal Federal, do Palácio Monroe e, posteriormente, do Palácio Pedro Ernesto. Há postagens isoladas de cada uma dessas construções neste blog.
6a. Ampliação da foto acima revela riqueza dos detalhes da construção.
6b. Ângulo pouco comum em foto sem data.
7b. 1915.
7c. Cerca de 1911.
7d. Cerca de 1910.
7e. Cerca de 1915.
8. Interessante imagem colorizada sem data.
9. Ângulo preferido por muitos fotógrafos: na calçada da praça, em frente ao Teatro Municipal. O lampadário lateral sempre presente. E lá continua até hoje.
10. Uma rara tomada da Av. Central, decerto diante da Biblioteca Nacional, com a câmera voltada em direção à Praça Mauá. À direita a esquina da atual Rua Araújo de Porto Alegre e, logo após, o Museu de Belas Artes. As construções assinaladas servem para melhor entendimento dos visitantes, contudo existem postagens isoladas de cada uma delas no blog.
11. Excelente foto oposta, de 1910, confirma o comentado na foto 6. Da esquerda para à direita: Museu Nacional de Belas Artes, Biblioteca Nacional, STF, os dois prédios da Rua Santa Luzia (Clube Militar e Ed. Lafont) e, ao fundo, a beleza do Pão de Açúcar na baía. Parece dia de evento na Av. Central devido a grande quantidade de pessoas circulando.
12. Esta aproximação revela detalhes lindos dos adornos da construção.
13. Imagem clicada do piso da Praça Floriano. Observar que o prédio do Derby Club, após o museu, já foi levantado.
14. Linda foto, provavelmente dos anos 20/30, apresenta toda a movimentação de veículos e pessoas na região próxima ao museu. A seguir do prédio do Derby Club, mencionado na foto anterior, observamos, com clareza, o Palace Hotel na esquina da Av. Almirante Barroso.
15. 1934. Tombado pelo IPHAN em 1973.
16. Curiosa fotografia sem data, mas podemos identificar à esquerda do Museu de Belas Artes, o Jóquei Clube e o Palace Hotel. Os tapumes após o museu estão cercando o terreno para construção do Derby Clube (vide foto 14). A coluna vista à esquerda pertence ao Teatro Municipal.
17. Uma foto colorida do começo dos anos 70 em sentido oposto à imagem anterior. À esquerda observamos o belo prédio do Derby Clube e o Museu Nacional de Belas Artes. Entre elas a estreita Rua Heitor de Melo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário