1. Imagem belíssima dos dois prédios em questão, o da esquerda é o Clube Militar (nº 251) e o da direita o Ed. Lafont (nº 253). Entre ambos o começo da Rua Santa Luzia. A foto deve ser do início dos anos 10, pois a Praça Floriano (futura Cinelândia) ainda possui seu formato triangular e, em primeiro plano, o terreno onde ficava o Convento N. Sra. da Ajuda, demolido em 1911. Não havia ainda o muro que o cercou nem o Parque Centenário.
2. Foto contemporânea da anterior.
3. Aqui uma tomada provavelmente do alto do Palácio Monroe em dia de desfile militar na Av. Central. É possível observar todos os prédios que formaram a lateral da Av. Central na Praça Floriano: da esquerda para a direita, Museu de Belas Artes, Biblioteca Nacional, Supremo Tribunal Federal e, à direita, os dois prédios objetos desta postagem.
4. Imagem aérea muito rara nos fornece todo o entorno dos citados prédios. Na extrema inferior direita vemos parte do Parque Centenário; a Av. Central estendendo-se até a Av. Beira-mar e o Obelisco; o Palácio Monroe e no lado direito deste, a futura Praça Mahatma Gandhi. Atrás do Ed. Lafont há um frigorífico. Algum evento acontece devido a aglomeração de populares no local. Observar que, no terraço do Clube Militar, algumas pessoas observam os acontecimentos abaixo.
5. Aqui está com detalhes o suntuoso prédio do Clube Militar. Localização: Rua Santa Luzia, nº 798, esquina com Av. Rio Branco. Ampliando a foto é possível visualizar, ao fundo da Rua Santa Luzia uma das torres da Igreja de Santa Luzia.
6. Aqui uma foto de 1915. O prédio do clube foi demolido em 1940 para a construção da nova sede que permanece até hoje no local, o Ed. Duque de Caxias, com nova entrada pelo nº 251 da Av. Rio Branco. Na extrema esquerda da imagem vemos parte da lateral do prédio do STF. As três construções menores entre os citados prédios foram demolidas para abrigar dois edifícios comerciais.
7. Imagem da época de sua inauguração.
7a. Dia de sua inauguração: 14/07/1910.
8. Outra foto do prédio do Clube Militar, provavelmente contemporânea as duas anteriores.
9. Foto bastante incomum, provavelmente de 1910. Observemos os detalhes: à esquerda parte do Convento da Ajuda; a seguir vemos um pequeno pedaço da parte triangular da Praça Floriano no lado esquerdo do veículo que trafega na Av. Central em direção à Av. Beira-mar; o Ed. Lafont ainda não foi erguido uma vez que no seu local há um terreno vazio cercado por tapumes; é possível identificar, ao alto, à partir do lado esquerdo, a parte superior do prédio do Museu de Belas Artes, a Biblioteca Nacional e o STF; curiosamente, notamos que, dos três pequenos prédios no lado esquerdo do Clube Militar, citados na foto 6, o do centro está sendo construído; por fim, destacamos ao fundo, o Morro do Castelo. Um dos bondes, a cruzar a Av. Central pela Rua Santa Luzia, decerto passará entre o convento e o Palácio Monroe (fora da foto) em direção à Rua do Passeio.
10. Excelente imagem colorizada, ao nível da rua, do Ed. Lafont. A riqueza de detalhes do prédio impressiona. Construido em 1911 e demolido na década de 50 para a construção de um enorme prédio comercial existente até os dias atuais. O Lafont foi o primeiro prédio residencial construído na nova avenida.
11. Uma imagem dos prédios nos anos 30. O frigorífico atrás do Ed. Lafont está visível.
12. Muito embora a árvore esteja impedindo a visão completa dos prédios motivos desta postagem, não podemos deixar de expor esta bela imagem colorizada revelando à esquerda as edificações de nºs 243, 245 e 247 existentes entre o STF (à esquerda fora da foto) e o Clube Militar.
13. À direita estão os citados prédios. No fundo, à esquerda, o Teatro Municipal e, em primeiro plano, os jardins entorno do Palácio Monroe que está fora da imagem.
14. Entre o prédio do STF e o edifício-sede do Clube Militar havia três terrenos. Em dois deles foram construídos inicialmente os prédios desta foto (nº 243 e 247). O central (nº 245) somente foi ocupado mais tarde. Nas fotos 7a e 8 vemos claramente este fato e nas fotos 6 e 9 os três prédios já erguidos, lado à lado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário